Dos eventos que tenho participado sobre comunicação digital, redes sociais e mídias digitais, tenho tido uma oportunidade incrível de ver muita gente boa falando sobre o tema, e outras nem tanto. Mas de tudo que já vi e ouvi consegui tirar 5 insights que eu quero dividir com vocês, mas também queria saber também quais são os seus, quais vocês concordam e quais discordam. Aí vai:

  1. De cara esqueça as ferramentas. Twitter, Orkut ou xyz. No final das contas interessa quem são as pessoas por trás de tudo isso.
  2. Públicos diferentes tem padrões diferentes de engajamento. Antes de dar o play numa campanha faça essa análise antes, ou você corre o risco de ninguém aderir.
  3. Invista no monitoramento. Trace um panorama claro e sincero da marca que você está cuidando e parta daí. “Escute o que todos estão dizendo” e use isso ao seu favor. Mesmo que não estejam falando bem.
  4. Novos tempos e novas tecnologias podem trazer novos ares para o jeito de pensar marketing, mas ainda sim é marketing. Não jogue pela janela conceitos clássicos. Eles ainda funcionam. Outro dia um amigo meu disse que por muito tempo a publicidade quis fazer marketing one-to-one e agora que as ferramentas começam a permitir isso, nós não sabemos como falar com o  consumidor individualmente. Pense nisso.
  5. Se tudo der errado não se desespere. Invista no seu relacionamento prévio e seja o mais franco e transparente possível. Você não tinha relacionamento prévio? Ops Houston we have problems 😀

Agora é com vocês ali nos comentários…