MBV EDITORES e SOMOS EDITORA LANÇAM NO CÉU NA TERRA E NO MAR – MEMÓRIAS DE UM PILOTO DE PROVAS

0 1

A MBV Editores e a Somos Editora acabam de lançar o livro No Céu, na Terra e no Mar – Memórias de um Piloto de Provas, do tenente coronel aviador reformado Luiz Fernando Cabral (Prova 02, Jaguar 50), o mais antigo piloto de ensaios em voo do Brasil.

No livro, o autor, que tem 8.937 horas de vôo acumuladas em mais de 70 tipos de aeronaves em 44 anos de carreira, conta ao leitor “um pouco de suas histórias em contato com os homens, o meio, as máquinas voadoras e a família.”

O texto é coloquial e de fácil compreensão mesmo para quem não está familiarizado com a Aviação. Ao longo da narrativa, quando algum assunto técnico é abordado, ele é explicado de forma simples no próprio corpo do texto.

O livro aborda a infância do autor em Nova Iguaçu (RJ), passa por seu ingresso na primeira turma da Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCar), em Barbacena (MG) e pela conclusão do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, no Campo dos Afonsos (RJ).

Seguem relatos de suas atividades e fatos pitorescos ocorridos nas seguintes Unidades: 2º/5º Grupo de Aviação, em Natal (RN), onde voa o lendário caça-bombardeiro Republic P-47 Thunderbolt; no 1º/14º Grupo de Aviação, em Porto Alegre (RS), onde é introduzido à aviação a jato no caça Gloster F8, e sua versão de treinamento TF7, primeiros aviões a reação operados pela FAB; no 1º Grupo de Aviação de Caça, em Santa Cruz (RJ), onde voa esse mesmo equipamento; e no 1º/4º Grupo de Aviação, em Fortaleza (CE), onde opera o caça a jato Lockheed F-80 Shooting Star e sua versão de treinamento, T-33.

Leia também  Estatísticas do Twitter em 2011 via MonkeyBusiness

A narrativa passa então a cobrir suas atividades no Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos (SP), onde faz os primeiros contatos com vôos de ensaios em aviões protótipos; sua formatura no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como Engenheiro Aeronáutico, na especialidade Aeronaves, e também seu envolvimento com ensaios em vôo de protótipos, dentre eles o Conal W-151, os Neiva C-42 Regente e T-25 Universal e o YC-95 Bandeirante.

Dois capítulos relatam suas atividades nos Estados Unidos, onde se gradua como Experimental Test Pilot Engineer na Aerospace Research Pilot School (ARPS), escola de pilotos de provas da United States Air Force (USAF), localizada na Base Aérea de Edwards, Califórnia. Nesta escola, voa algumas aeronaves icônicas como o interceptador bisônico Lockheed F-104 Starfighter e o bombardeiro estratégico Boeing B-52 Stratofortress.

O texto passa então a narrar a volta do autor ao Brasil e ao CTA, onde ocupa vários cargos de chefia simultaneamente às funções de Piloto de Provas em projetos de desenvolvimento e homologação de aeronaves, incluindo as da Embraer.

Os capítulos seguintes abordam sua passagem à reserva da FAB, como tenente-coronel, e seu ingresso na Embraer, onde inicialmente atua como Piloto de Provas Chefe e, posteriormente, como Piloto Chefe de Voos de Aceitação até sua saída da empresa.

Segue narrativa de sua vida como free lancer, inicialmente na ESCA e depois na Air-Brasil, na Aeromot e na Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).

Num dos derradeiros capítulos do livro, Cabral descreve seu último envolvimento com a atividade de Ensaios em Voo ao relatar sua participação como Piloto de Provas no programa de desenvolvimento do treinador turboélice KTX-1, para o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Leia também  Até onde avançamos em Mídias Sociais e Comunicação Digital?

Paralelamente às atividades aéreas, o autor foi praticante entusiasmado, durante vários anos, da caça submarina em apnéia. Suas aventuras nessa dimensão, e também sua aposentadoria e mudança para um sítio em Monteiro Lobato, onde passa a criar galinhas e outros bichos, fecham o relato de suas memórias.

–o0o–

Ficha técnica:

Formato: 17 cm x 24 cm

Número de páginas: 322

Ilustrações: 244 fotos P&B

Capa: cartão Supremo 300 gr/m2, laminada, com orelha
Miolo: couchê fosco branco 150 gr/m2

Tipologia: Caecilia LT Std 9,6 e Officina Sans 12,8

Preço: R$80,00 (+ R$15,00 para envio por Correio como Impresso Registrado para qualquer lugar do Brasil)

Para comprar envie cheque nominal à:

MBV Editores

Alameda dos Acarás, 52 – Aquarius II

12246-010 São José dos Campos, SP.

Tel.: (12) 3921-4669

E-mail: mariovinagre@uol.com.br

Ou adquira diretamente no site: www.somoseditora.com.br

você pode gostar também Mais do autor

Comenta aí

%d blogueiros gostam disto: