No começo do ano comprei um Xperia Acqua – teoricamente um celular a prova d´água – e com algumas funcionalidades bacanas. O que mais me seduziu foi a câmera e o seu software que carrega todas as funcionalidades das câmeras – um dos produtos de maior sucesso da empresa.
Nos primeiros 3 meses eu até era feliz, ia até escrever um review positivo do aparelho, mas ainda bem que não fiz. Quase 7 meses depois o que eu sinto é uma raiva sem fim da qualidade da carcaça do aparelho.

xperia acqua

imagem: divulgação Sony

E mesmo sendo a prova de água entrou líquido de um dia de chuva no aparelho, justamente pelo volume de som e pelo botão de liga e desliga que não funciona mais. Talvez você pense que eu vacilei, mas é possível achar numa busca rápida várias reclamações do mesmo problema:

http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR71033&pg=7

http://www.reclameaqui.com.br/10236375/sony-mobile-xperia/xperia-z1-mesmo-vedado-entrou-agua/

http://www.reclameaqui.com.br/9308620/sony-mobile-xperia/meu-xperia-z1-entrou-agua-mesmo-vedado/

Sistema de vedação alías muito ruim, se vocês olharem meu telefone vão ver que o lacre do carregador de bateria não abre mais, vive capenga e não fecha mais direito.

Mas não é só isso o vidro tem vários arranhões e uma grade inferior – que na verdade é um adesivo – descolou.

Mas ok ok o botão liga e desliga não funciona, entrou água no aparelho que é a prova d´água, riscos na tela touch, mas pelo menos você tem a câmera boa pra caramba, certo?

Errado!

A minha lente está toda arranhada. Veja uma foto tirada com o aparelho e a lente limpa:

 

DSC_0400

Sacou o drama? E aí você pode pensar que eu descuidei, mas uma rápida pesquisa no Google e vou ver que não estou sozinho novamente.

Garantia

E aí você vai espertamente me lembrar que tem garantia. Mas eles não tem assistência técnica na minha cidade, então provavelmente eu terei que mandar por logística reversa para alguma autorizada, para no final das contas eles possivelmente dizerem que o problema não será coberto pela garantia e me cobrar pelo conserto do aparelho que provavelmente vai ficar o preço de eu comprar um novo aparelho. ou arrumar mas eu vou ficar pelo menos uns 15 dias sem o aparelho.

E não se trata de um vício do aparelho, mas a impressão que eu tenho, é que o aparelho é ruim. A fabricação é ruim. E com 6 meses de uso ele parece que foi pra guerra e voltou. Tenho uma amiga que comprou um Zenfone na mesma época o aparelho dela está perfeito.

Eu sou um usuário “hard-user”? Sou! Mas já tive outras marcas valentes e no meu caso o Xperia não foi uma dessas marcas. E você também pode dizer que os aparelhos top de linha não tem esse problema, mas aí a gente entra numa outra questão que é eu achar que a empresa precisa fazer bem tudo que ela faz, dos aparelhos de entrada, até os tops.

Por essas que eu nunca mais compro um celular Sony Xperia e não desejo a você leitor algo tão ruim, nem mesmo ao meu pior inimigo.

Aproveito para agradecer aos leitores e seguidores que me atentaram para o fato das minhas fotos estarem embaçadas e que já estou providenciando outro aparelho. Se tiverem sugestões, só colocar ali nos comentários: