Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

São José dos Campos inaugura Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI)

1 35

Outro dia perguntei no meu perfil no Facebook se alguém sabia se alguma escola em São José dos Campos ensinava programação para crianças.

E não é que a rede municipal de São José dos Campos já faz isso em algumas unidades? E agora a cidade vai ampliar ainda mais este acesso. E eu acho mesmo isso muito legal.

O pessoal da comunicação da prefeitura me mandou informações de um importante marco neste sentido e olha os nomes envolvidos. Entre eles a Fundação Lemann e o Programaê.

Confira

Um polo de cultura tecnológica voltada à comunidade escolar. Trata-se do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) que será inaugurado nesta segunda-feira (3 de agosto), às 10h, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), no bairro Floradas de São José, região sul de São José dos Campos (SP).

O LEDI está inserido no Programa “Escola Interativa”, um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia que vem sendo implantando na rede municipal de ensino de São José. O programa completou um ano de criação em julho passado.

Até o momento, a Escola Interativa já foi implantada em 17 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFS) e em 63 Salas de Leitura Interativa nas escolas de Educação Infantil. O programa prevê a implantação de salas interativas nas 46 EMEFS da rede.

Para o prefeito municipal Carlinhos Almeida, o LEDI tem por missão conceber os próximos passos do Programa Escola Interativa como prática pedagógica da Educação. “Para isso, convidamos parceiros estratégicos. Também queremos que haja produção de conteúdo local e absorção de tecnologia. Por isso a parceria com o Parque Tecnológico, fomentando o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Segundo ele, do LEDI sairão jogos educativos e aulas interativas. “Além de outros aplicativos para uso em sala de aula e fora dela”, acrescentou o prefeito.

No Laboratório de Educação, serão realizadas atividades de Inclusão Digital, Educação Tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos que serão instalados nos tablets. As oficinas serão disponibilizadas aos educadores da rede, alunos e posteriormente serão abertas à comunidade em geral.

Parcerias estratégicas

A Prefeitura estabeleceu recentemente parcerias com a Unifesp – Campus de São José dos Campos, Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, de Campinas, Fundação Lemann e Parque Tecnológico.

A equipe da Unifesp, por exemplo, apoiará o LEDI por meio da orientação técnica de oficinas e elaboração de material didático junto à equipe da Secretaria de Educação. Os especialistas do CTI Renato Archer irão promover cursos e atividades sobre cultura digital.

Já a equipe da Fundação Lemann vai dar continuidade à implantação das plataformas Kan Academy, Programaê! e Ensino Híbrido, recursos tecnológicos que já vêm sendo utilizadas com sucesso por alguns professores em salas de aula.

As primeiras oficinas serão de Inclusão Digital, tanto para docentes quanto para alunos da rede. Oficinas básicas, que não exigem pré-requisitos, sobre o que é um computador, como ele funciona e como usar a internet.

Também serão ministrados cursos de programação, abordando as técnicas básicas por trás de programas de computador. Além disso, com um aspecto mais prático, o curso apresentará ferramentas e linguagens de programação.

Nessa parte do curso, os instrutores mostrarão exemplos com as linguagens de Scratch e Python. O objetivo é que os alunos sejam capazes de escrever pequenos programas de computador.

são josé dos campos inaugura laboratório de educação digital e interativa (ledi) - pinit fg en rect red 28 - São José dos Campos inaugura Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI)

Leia também  Samsung Ocean oferece cursos gratuitos para desenvolvedores e aficionados em tecnologia

Comenta aí

%d blogueiros gostam disto: