O Google anunciou nessa semana o beta público do Cloud Spanner, um banco de dados relacional distribuído globalmente, que permite aos clientes do Google Cloud utilizarem ao mesmo tempo transações ACID e semânticas SQL, sem abandonar o escalonamento horizontal e a alta disponibilidade.

O Cloud Spanner completa o portfólio de serviços de banco de dados do Google Cloud Platform, juntamente com o Cloud SQL, o Cloud Datastore e o Cloud Bigtable.

Como um serviço gerenciado, o Cloud Spanner oferece benefícios chave para administradores de banco de dados:

  • Foco no desempenho da aplicação, em vez de gastar tempo valioso gerenciando hardwares e softwares;
    Escale a sua solução de banco de dados sem espalhar os dados ou com o uso de cluster;
  • Escalonamento horizontal sem migração de banco de dados relacionais para NoSQL;
  • Manter a alta disponibilidade e proteção contra desastres sem a necessidade de criar uma infraestrutura complexa de recuperação de falhas e failover para o banco de dados;
  • Segurança integrada com criptografia na camada de dados, gerenciamento de identidade e acesso e registro de auditoria.

Clientes do Cloud Spanner compartilham suas opiniões
A JDA, líder em software para redes de varejo, tem usado o Google Cloud Platform como base para desenvolvimento e oferta de suas novas aplicações desde 2015 e foi um usuário inicial do Cloud Spanner. “O Cloud Spanner apresenta um imenso valor para nossos clientes, que são varejistas, fabricantes e distribuidores em todo o mundo. Com sua facilidade de provisionamento e escalabilidade, vai acelerar nossa capacidade de trazer soluções na cadeia de soluções em omni-channel baseadas em nuvem ao redor do mundo” – John Sarvari, Group Vice President, Technology, JDA

Quizlet, uma ferramenta de aprendizado online que atende mais de 20 milhões de estudantes e professores por mês, utiliza o MySQL como banco de dados – a estabilidade e performance desse banco de dados são críticos para seu negócio. Mas com usuários crescendo cerca de 50% a cada ano, a Quizlet foi forçada a escalonar seu banco de dados muitas vezes para trabalhar com essa quantidade de dados.  “Com base em nossa experiência e testes de desempenho, o Cloud Spanner é a opção mais atraente que vimos para alimentar uma carga de trabalho de consulta relacional de alta escala. Ele tem o desempenho e escalabilidade de um banco de dados NoSQL, mas pode executar o SQL e por isso é uma alternativa viável para o MySQL fragmentado. É uma tecnologia impressionante e pode simplificar drasticamente a forma como gerenciamos nossos bancos de dados. “- Peter Bakkum, Platform Lead, Quizlet.