Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Transformando sua casa num estúdio do Youtube

0 208

Formado em jornalismo eu lembro que a primeira vez que entrei num estúdio de TV e achei aquilo tudo mágico, as luzes, as câmeras, a bancada do apresentador. Foi assim várias vezes, quando visitei pela primeira o estúdio da Vanguarda, depois da TV Diário, vários estúdios da EPTV, da Globo São Paulo e do SBT.

E acredite a cada novo estúdio uma nova mágica. O que eu não imaginava é que aquele lugar quase mítico ia migrar para a casa da pessoas. Hoje aos pouquinho estou migrando meu homeoffice – que chamo carinhosamente de geekOffice – para um home estúdio para o Youtube.

E com várias dúvidas na cabeça de como fazer o projeto, nada melhor que contar com a ajuda de uma especialista. E quem topou na hora me ajudar nessa missão foi a arquiteta Larissa Aoni. Cheia de novas ideias e preocupada com temas como sustentabilidade assim como eu ela fez um projeto bem bacana para o meu projeto que aos poucos toma vida. Olha se não vai ficar lindo:

transformando sua casa num estúdio do youtube -  - Transformando sua casa num estúdio do Youtube

Enquanto as obras não começam eu fiz uma entrevista com a Larissa para quem sabe ajudar você também que tá pensando nessa migração. E o mais legal disso tudo é que aqueles estúdios que tanto me fascinavam em breve estarão em casa. Legal né?

transformando sua casa num estúdio do youtube -  - Transformando sua casa num estúdio do Youtube

Quais cuidados a pessoa precisa ter na hora de pensar num projeto assim?

Para projetar qualquer ambiente, por mais simples que pareça, é sempre bom contar com um profissional da área, o arquiteto e o designer de interiores conseguem enxergar em um ambiente suas potencialidades, e organizá-lo espacialmente de modo a aliar funcionalidade e conforto. Para projetar um Home Studio deve-se valorizar a área livre, buscando liberar o máximo de espaço para circulação e alocação dos equipamentos de vídeo, e a iluminação, que deve estar bem distribuída por todo o cômodo, e pode ser utilizada para destacar certos elementos que sejam interessantes para o contexto. Por se tratar de um Home Studio de um creator, outro aspecto que deve ser valorizado é o cenário de fundo para a gravação dos vídeos, esse pode ser explorado com bastante criatividade, tendo apenas cuidado com superfícies que possam refletir luz na câmera e portanto, reduzir a qualidade do vídeo.

Por se tratar de um Home Studio de um creator, outro aspecto que deve ser valorizado é o cenário de fundo para a gravação dos vídeos, esse pode ser explorado com bastante criatividade

É possível aliar sustentabilidade com tecnologia de uma só vez?

Certamente. Sustentabilidade é um termo muito difundido atualmente, e uma das principais preocupações das empresas da área de construção. A sustentabilidade pode ser aplicada em obras de maior escala com a utilização de painéis solares e o reuso das águas pluviais no sistema hidrossanitário, dentre muitas outras tecnologias. Mas há também pequenas medidas sustentáveis que podemos tomar, em menor escala, como o aproveitamento da luz e ventilação naturais, quando possível; a utilização de lâmpadas LED, que reduzem o consumo de energia e não produzem calor; Além de podermos repaginar um ambiente por meio da reforma dos móveis e objetos usados, ao invés de serem descartados.
Antigamente ter um estúdio era coisa de grandes emissoras de TV e agora qualquer profissional pode ter em casa. Há gente também fazendo vídeos nas cozinhas e salas. Como esses novos produtores de conteúdo mudam sua relação com os cômodos?

Os cômodos da casa vêm sofrendo mutações há décadas, as casas mais antigas possuíam seus setores íntimo, social e de serviço muito bem delimitados, e hoje já encontramos casas onde não há essa distinção, que é o caso dos lofts. As salas passaram a ser multifuncionais, unindo as funções de estar, jantar, tv e trabalho. A possibilidade de trabalhar em casa têm atraído muitos profissionais, como é o caso de produtores de conteúdo, não só pela economia, mas também pelo conforto e pela praticidade de poder lidar com tarefas domésticas no intervalo das tarefas profissionais. A casa passa a ser cenário da vida pessoal e profissional, dessa forma há um cuidado especial com o ambiente, podendo haver um maior investimento na qualidade, conforto e bem estar.

Os cômodos da casa vêm sofrendo mutações há décadas

Conheça mais sobre a Larissa Aoni

A arquiteta e urbanista de 24 anos, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é natural do Espírito Santo e residiu em Roma -Itália por um ano, onde pôde aprofundar seus estudos como aluna da Università degli Studi Roma Tre, e abrir os horizontes para novas formas de pensar arquitetura e cidade. Larissa Aoni atua na concepção de projetos de arquitetura e de interiores, além de manter viva a paixão pelo planejamento urbano. Para conhecer mais acesse www.larissaaoni.com.br

foto e projeto: Larissa Aoni

transformando sua casa num estúdio do youtube - pinit fg en rect red 28 - Transformando sua casa num estúdio do Youtube

Leia também  Como editar um vídeo para o Youtube em 30 minutos usando o Nero Vídeo 2017

Deixe uma resposta