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Eu não posso dizer que conheci a Ana porque de fato foi ela que me conheceu. Ano passado quando participei do painel sobre a Classe Média da Internet no youPIX Con ela estava lá na plateia.

Depois comecei a acompanhar o trabalho dela pelas redes sociais e foi inevitável trocarmos figurinhas. A Ana Lima é uma experiente assessora de imprensa com uma vasta experiência e dezenas de clientes atendidos na área de saúde e bem-estar e que agora tem feito outra atividade com muito sucesso: dar voz para influenciadores nos grandes veículos de comunicação.

O dia começou com matéria sobre a vida do influenciador @armindoferreira para a @tvband. E hoje tem muito mais!

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Mas para que voz já que muitos tem sua  própria audiência no ambiente digital? É o que eu tenho mais aprendido com ela – desde que passou a ser também a minha assessoria de imprensa. Gentilmente ela topou uma rara saída dos bastidores para falar com exclusividade ao Blog do Armindo sobre o seu trabalho e sobre como influenciadores digitais e grandes veículos podem ter uma grande sinergia. Confira.

Ana como os influenciadores podem tirar proveito da relação com a grande imprensa?
Na minha opinião a imprensa serve para potencializar o trabalho do influenciador. Obviamente que temos que compreender o real alcance que os influenciadores digitais já têm, por si só, no mercado atual. No entanto o fato desse influenciador estar em evidencia na imprensa, o deixa mais profissional, serve como plus.
Acredito que aquele que faz tal investimento em sua carreira, faz uma entrega mais completa para seus clientes/ parceiros.
Se a empresa está em dúvida de qual influenciador escolher para uma ação, acho que o fato dele ser destaque em todas as mídias é um ponto positivo.

Ela cria a ponte entre influenciadores digitais e os grandes veículos de comunicação influenciadores  veiculos ponte influenciadores grandes entre digitais

Eu e a Ana antes de uma gravação

Muitos creators podem acham que não precisam dessa relação ou que ela não é relevante para eles, o que você acha desse pensamento?
Eu acho que eles podem estar deixando para trás uma ferramenta importante de comunicação, construção e fortalecimento de imagem que poderia dar uma reviravolta total em sua carreira, a imprensa usada da forma correta só tem a somar.
Claro que tem muito amadorismo sem conteúdo. Constantemente sou abordada por meninas que desejam ser influenciadoras famosas, porém a primeira frase é, acho caro o valor da assessoria, e realmente não é barato.
Essas meninas que não querem investir, tem lá sua rede social sem foco algum, parecendo uma barraquinha de camelô que vende tranqueiras, com seguidores e curtidas compradas, como uma empresa vai fazer um investimento em uma pessoa dessas? É de dar pena.
Até essas meninas poderiam se beneficiar de uma boa assessoria, achando seu posicionamento, melhorando seu conteúdo, com um treinamento adequado podem sim alcançar seus objetivos, porém é muito importante que haja uma confiança no profissionalismo do assessor.
Eu já encerrei contratos porque não há sentido algum a cliente querer falar de moda se vestindo mal, ou pior ainda querer falar de tudo ao mesmo tempo agora sem entender de absolutamente nenhum assunto com profundidade.

Eu já encerrei contratos porque não há sentido algum a cliente querer falar de moda se vestindo mal, ou pior ainda querer falar de tudo ao mesmo tempo agora sem entender de absolutamente nenhum assunto com profundidade.

Sem foco, e um trabalho a longo prazo, não adianta nada a imprensa. O pessoal que nada tem a dizer ou fala de tudo e não fala nada é eliminada pelo mercado, podem até aparecer na TV mas, dificilmente ganha views em suas redes, fãs, repercussão, anúncios e dinheiro.

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Qual é a chave para que essa relação dê certo, qual tem sido sua experiência com os influenciadores quem têm trabalhado?
O posicionamento é muito importante, não entendo essa guerra influenciadores x imprensa, a imprensa inteligente sabe usar os influenciadores de maneira positiva, assim como o influenciador esperto usa a imprensa a seu favor, inclusive na hora de fechar ações e parcerias.

E nesse cenário tão novo e cheio de novas variáveis qual é a importância de um influenciador contar com o apoio de um profissional que lhe oriente nessa relação com a imprensa?
Aí você tocou num ponto muito importante, existem assessorias e assessorias, não basta colocar o influenciador na TV, é importante fazer com ele um planejamento de imagem, orienta-lo em situações crises e principalmente saber posicioná-lo.
Hoje cansamos de ver celebridades ou influenciadores se complicando com patrocinadores ou parceiros, por afirmações antigas: o posicionamento nessa hora de crise é crucial, não há como negar um comportamento do passado, o melhor a fazer é sempre assumir e lidar com a situação.
No final das contas deve prevalecer a harmonia entre a imprensa e os influenciadores?
Sim, é claro que não estou aqui para defender a imprensa, porque tem muito jornalista indignado com esse novo mercado, não sabem como lidar e simplesmente criticam. Eu como assessora de muitos blogueiros e influenciadores enfrento uma certa dificuldade para posicioná-los na imprensa de maneira correta, mas com jogo de cintura a gente vai conquistando um super espaço.
Ao mesmo tempo, tem influenciador que tenta ignorar o papel da imprensa e sempre que tem uma oportunidade, entra em uma guerra, nada inteligente, seria muito mais eficiente usa-la a seu favor.

No fale um pouco mais do seu trabalho nesse segmento.
Entrei nessa meio que por acaso, acompanhando alguns influenciadores, o youPIX, você rsrsrsr e pensei, será que essa galera não faria uma entrega mais eficiente se estivesse na TV?
Que tipo de planejamento a curto, médio e longo prazo eles tem de sua carreira?
Bom minha função como assessora de imprensa de influenciadores digitais é fazer uma consultoria de maneira geral, ajuda-los a achar seu foco, posicionamento, público e coloca-los em evidência na TV .

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As marcas parceiras dos meus clientes acabam aparecendo na imprensa de maneira indireta e acabam se beneficiando disso, por essa razão temos fechado excelentes contratos para eles. Por exemplo uma influenciadora estava negociando com uma marca de carro, colocamos ela em uma TV em rede nacional para falar de carros com bons custos benefícios, sim como personagem na matéria e bingo, fechamos.

Por exemplo uma influenciadora estava negociando com uma marca de carro, colocamos ela em uma TV em rede nacional para falar de carros com bons custos benefícios, sim como personagem na matéria e bingo, fechamos.

Outra foi com uma marca de tapioca fizemos receitas em vários programas na TV com a tal marca de tapioca.
Ainda tem as consultoras/influenciadoras de moda que levam desfiles para falar de uma determinada tendência na TV. Obviamente, não é sempre que podemos citar as marcas, há casos e casos, porém a influenciadora está na matéria falando bem de algo e depois na sua rede social ela aparece dando nomes aos bois.
Também elaboramos projetos/eventos onde interligamos vários canais de youtube, várias redes e ainda matérias para diversos programas seja no jornalismo ou entretenimento.

Você pode conhecer o trabalho da Ana Lima pelo perfil dela no Instagram e conhecer o trabalho da G3 Gestão também pelo Instagram . E se você me vir por aí em algum grande veículo já sabe, a “culpa” é da Ana Lima 😉