Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Pesquisa da Motorola mostra o que os brasileiros mais desejam em seus smartphones

0 125

Os brasileiros amam seus smartphones. Tanto, que 69% deles, com idade entre 18 e 24 anos, afirmam que os atributos de celular têm um impacto significativo na sua qualidade de vida. Foi o que revelou a Pesquisa Global1realizada pela Motorola, empresa do Grupo Lenovo, sobre as preferências dos usuários em seus dispositivos. O estudo, conduzido por KRC Research, Motorola e Weber Shandwick, contou com 12 mil pessoas entrevistadas, de 18 anos ou mais, em nove países: Brasil, China, México, Estados Unidos, Índia, Rússia, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

Entre o público brasileiro pesquisado, 85% querem um produto premium, mas 72% não querem pagar o preço de um modelo dessa categoria para comprar um novo celular. Para eles, uma boa resolução de tela (63%) e câmera de alta qualidade (58%) estão entre os elementos mais importantes. No recorte de idades do estudo, os brasileiros de 45 a 54 anos afirmaram que um “tamanho de tela grande” é o recurso mais importante para ter no smartphone.

Já 69% dos brasileiros revelaram que a bateria de longa duração é o maior indicativo de que o celular é premium ou top de linha. Em termos simples, desejam um celular com a capacidade de acompanhar o ritmo do seu dia a dia, sem deixá-los na mão nos momentos mais importantes. Os jovens valorizam tanto essa característica, que mais da metade dos consumidores com idade entre 18 e 24 anos estão dispostos a pagar 20% a mais por um telefone com uma longa vida útil da bateria. Além disso, o consumidor também valoriza o recarga rápida. Segundo a pesquisa, o item está entre os cinco itens mais importantes para os brasileiros.

Leia também  Empreendedores brasileiros criam máquina que faz cerveja sozinha

Outro detalhe importante para os usuários é o visual do aparelho que desejam adquirir. Na pergunta sobre qual material preferem para a estrutura externa de um smartphone, a opção preferida por mais que o dobro do segundo colocado, em todo o mundo, é o metal (48%).

Não menos relevante é a experiência de software de câmera. Metade dos entrevistados de Brasil, Alemanha, Índia, Reino Unido e EUA disseram querer ter câmeras excepcionais em seus dispositivos futuros, ou seja, com qualidade profissional. Nesse ponto, a pesquisa revela uma interessante diferença entre gerações. Diferentemente dos mais jovens, quase a metade (45%) das pessoas de 35 a 44 anos deseja aumentar a capacidade de armazenamento, em vez de melhorar as características da câmera (27%), e ainda pagariam 20% ou mais para obtê-la.

Já 48% gostariam de ter um display mais inteligente, que ofereça previsões discretas de notificações e permaneça ligado apenas enquanto se olha para a tela e ajuste seu brilho à noite. Um detalhe peculiar revelado na pesquisa é que 72% dos brasileiros concordam que existem características em seus smartphones que eles nem sequer sabiam que existiam, mas que hoje não conseguem viver sem.

1A pesquisa foi conduzida por KRC Research por parte da Motorola e Weber Shandwick. No total, foram feitas 11.928 entrevistas, conduzidas on-line entre uma amostra representativa de adultos com idade de 18 anos ou mais em nove países: Brasil (1.130 entrevistas), China (1.030), Alemanha (2.096, número reduzido por ponderação a 1.048, ao ser incluído no total global), Índia (1.107), México (1.068), Rússia (1.103), Espanha (1.065), Reino Unido (2.241, reduzido por ponderação a 1.121, ao ser incluído no total global) e Estados Unidos (1.088). Todas as entrevistas foram realizadas entre 23 de janeiro e 31 de janeiro de 2017 nos idiomas locais. Os dados foram ponderados por país, para assegurar a representatividade.

pesquisa da motorola mostra o que os brasileiros  mais desejam em seus smartphones - pinit fg en rect red 28 - Pesquisa da Motorola mostra o que os brasileiros  mais desejam em seus smartphones

Deixe uma resposta