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#desache: como foi minha experiência com o novo UP da Volkswagen

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Foram mais de 1100 Km rodados juntos e com isso tenho certeza que consigo passar boas e corretas impressões sobre o novo UP 2018. Antes disso preciso informar ao caro leitor que este não é um blog especializado em automóveis. Logo você não encontrará aqui informações sobre cavalos, potências, torques ou toda sorte de indicadores que blogs especializados lhe dariam.

Mas este é um blog sobre tecnologia e inovação e é sobre isso que vamos falar.

Como começou nossa história

De uma forma engraçada eu confesso. O pessoal da Assessoria de Imprensa da VW combinou o empréstimo comigo (seriam 7 dias mas acabei ficando 10) e lá no dia e hora marcado estava eu com o carro novinho. O modelo que ficou comigo foi o Move Up! 1.0 TSI Connect. Há outros disponíveis tais como o move up! e o high up!

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E aí foi a hora de ligar o carro pela primeira vez. Ué será que eu liguei certo? Será que não tá funcionando? Estava. O UP é um absurdo de silencioso e essa impressão ficou por todo o tempo com ele. Eu demorei para me acostumar com a hora de trocar de marcha. A sorte é que no painel você consegue ver em qual marcha está e há ainda uma sugestão para você trocar de marcha de forma a melhorar o consumo do carro. Marcha errada nunca mais. Aleluia.

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Mas a parte mais engraçada mesmo do nosso primeiro contato foi a minha luta para ligar os faróis (como todo bom fuçador eu não peguei o manual de cara e sai fuçando) sobe alavanca, desce alavanca, empurra alavanca. Nada.

Quase desistindo e olhando o manual eu vi um controle no lado esquerdo do painel com um seletor de girar e finalmente a luz acendeu. E sim eu ri muito de mim mesmo e achei que seria justo dividir com o leitor o mico.

Será que eu caibo no carro

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Não chega a ser um mico mas talvez o leitor ria do título. Mas é sério eu sou uma pessoa bem grande por todos os aspectos e logo tenho um medo natural de não caber num carro, ainda mais num compacto. E se você é do mesmo lado que o meu a notícia é um acalento. Eu fiquei bem confortável para dirigir o carro com uma boa visão do espaço externo e entrada e saída do carro bem tranquilas. Mas em nome do leitor fiz mais:  fui no banco do carona e no banco de trás.

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Do lado do motorista dá pra ficar numa boa. Se não tiver ninguém atrás dá para empurrar o banco com tudo e você terá praticamente todo lado direito do carro para você.  Atrás meu joelho nem chegou a encostar no banco do motorista. E andamos até com 4 pessoas no carro. Todo mundo coube bem. Com cinco já não sei se a experiência teria sido a mesma (uma criança talvez encaixaria de boas).

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Ou seja o espaço interno do veículo é muito bacana e junto com o silêncio do carro foi o que mais me surpreendeu. O porta-malas claro é compacto assim como o carro, mas sobrou espaço para uma viagem de final de semana com a esposa.

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Urbanidade

Eu acho os compactos carros ideias para quem curte a cidade e quer um carro que não ocupa espaço e anda bem por aí. Com o UP dá pra estacionar naquela vaga que você não caberia e a não ser que você seja muito ruim de mira dificilmente você irá comer uma linha de estacionamento mesmo nos espaços mais espartanos.

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Ele manda muito bem na estrada (já falarei de consumo abaixo) e o motor TSI é inacreditável mesmo. Não dá pra lembrar que você está num 1.o.

Tecnologia e Conectividade

A tecnologia que não aparece está presente o tempo todo seja no indicador de marcha correta ou no gerenciamento de consumo do carro. Em algumas versões (não na que eu testei) há sensores de chuva. Também é possível configurar uma posição customizada de espelho retrovisor que entra em ação quando você engata a ré.

Os controles na direção são ótimos e você consegue usar o rádio ou ver informações do computador de bordo sem tirar a mão do volante. Consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média, distância percorrida e tempo de viagem – desde a partida e a longo prazo – podem ser visualizadas na tela central do instrumento combinado.

Já a conectividade nos nossos testes deixou um pouco a desejar. O novo up! TSI oferece o inédito sistema “Composition Phone”, que por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5”, o sistema “Composition Phone” conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular.

A tela – que não é touch – aparece sim:

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E que funciona basicamente só como um rádio. Mas quando pareada com um celular ganha super poderes.

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Para isso basta baixar o app “maps + more” e parear o bluetooth. Assim é possível ter informações ampliadas do carro como consumo desde a partida ou médio e quanto ainda você consegue com o carro com o combustível atual. Não é um app lindo e cheio de ícones descolados. O design é bem simples e funcional. Na minha opinião até demais.

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Também é possível atender ligações ou fazer ligações uma vez que o app acessa seus contatos. Na hora de procurar você pode só fazer um movimento com a letra inicial (desenhar um j na tela, por exemplo) e ele já pula pros contatos da letra. E em tese um sistema de mapas offline da TomTom. Para isso é preciso baixar 2gb extras no seu aparelho. Porém mesmo fazendo esse processo eu não consegui usar o mapa. Em todas as vezes que testei apareceu uma tela em branco:

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Além do meu LG K10 novo eu também testei em dois aparelhos velhinhos que eu tinha aqui um Sony Acqua e um Redmi 2 e em nenhum funcionou. Como o mapa não deu certo pulei então para o Google Maps e o Waze e nesses dois casos nenhum deles jogava o áudio para o sistema de som do carro. Falando com um engenheiro da Volks fiquei sabendo que o problema poderia ser no meu aparelho. E uma lida no manual do Composition Phone não deixa dúvidas: não é todo sistema de bluetooth que funciona pareado com o carro. E aí você terá que fazer uma escolha: ou usa o viva-voz sem som nos mapas, ou usa o som do celular porém sem parear.

Bom deixar claro que pode ser que esse erro não aconteça com o seu celular e que depois deste texto podem ser feitas atualizações no app que resolvam esse problema que de acordo com o engenheiro especializado da empresa tem a ver com a vasta tecnologia de componentes bluetooth usados no mercado. Mas comigo não rolou.

Já uma funcionalidade muito bacana e que eu achei uma sacada é a opção Think Blue Treino. Trata-se de um indicador que mostra seu desempenho na troca de marcha e um score de 0 a 100. Quando mais azul fica o gráfico e mais próximo de 100 mais você está sendo eficiente no consumo de combustível. Várias vezes eu deixei o app aberto tentando chegar próximo de 100.

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Outro destaque para a conectividade é o suporte integrado ao painel com uma portinha USB estratégica que serve para carregar o celular liberando o acendedor de cigarros. Sabe aquelas peças simples e funcionais? É esse suporte. Ele vira tanto para o motorista quando o passageiro e deve encaixar qualquer modelo de smartphone.

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E por fim o sensor de estacionamento que é ativado quando você engata a ré. Novamente simples e bem funcional:

 

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Sobre o consumo é tudo que dizem mesmo?

Eu usei o carro com gasolina e ar-condicionado ligado praticamente o tempo todo e sem fazer contas na ponta do lápis posso garantir que ele é muito econômico. Na estrada chegamos a pegar picos de 20km/litro no computador de bordo. A média de todo período que eu estive com o carro foi de 17,1.

O Volkswagen take up! foi eleito pela segunda vez o hatch compacto de “Menor custo de uso” do Brasil pela revista Quatro Rodas. O resultado está na edição de junho da publicação. As despesas mensais com o take up! são R$ 81 menores do que as com o segundo colocado no levantamento da revista – o que representa expressiva economia para o cliente.

Então dentro da minha percepção o UP é um senhor carro no quesito economia e isso é bom não só para o seu bolso quanto para o meio-ambiente.

Veredito Final

Se eu gostei do carro? Sem enrolação a resposta é sim.

Silencioso e com um bom espaço interno e ultra econômico é um carro para quem vive na cidade e se preocupa com questões como ocupação do espaço urbano, economia e meio-ambiente. Casais sem filhos como é o meu caso encontram no carro uma boa solução. A versão que testamos não é necessariamente popular (cerca de R$ 50 mil) e isso deve pesar um pouco na decisão de compra pelo leitor. Não se trata mais de um veículo de entrada mas um  “subcompacto premium”. Não é um carro que se compra pelo preço mas pelo estilo e filosofia de vida.

O motor TSI é sem dúvida um diferencial principalmente pela relação desempenho x consumo. E o carro cabe onde outros não caberia.

Porém nos meus testes as funções de conectividade deixaram a desejar com um download de um mapa de 2gb que acabou não funcionando e o sistema de som não conversar com o meu aparelho para envios de áudio do Google Maps, Waze e Deezer. Confesso que isso me deixou um pouco frustrado.

Por outro lado os controles na direção, a indicação da melhor marcha e o design moderno interno com LED cativam.

Agradecimento

Aproveito para agradecer a Assessoria de Imprensa da VW do Brasil que gentilmente nos deixou usar o carro e ainda colocou especialistas para tirar todas as minhas dúvidas. Só assim consigo de fato levar a você leitor um conteúdo confiável e principalmente de credibilidade.

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