O Facebook anuncia uma série de atualizações para reduzir o uso de manchetes exageradas ou enganosas, conhecidas como ‘caça-cliques’ para melhorar a experiência no Feed de Notícias e diminuir o impacto da desinformação na nossa comunidade.

O Facebook está comprometido a construir uma comunidade informada e recentemente anunciou vários esforços para reduzir a desinformação, incluindo dicas para ajudar as pessoas a identificar notícias falsas, ferramentas para aumentar a diversidade de pontos de vista e medidas contra perfis falsos e anúncios de baixa qualidade.

A partir de hoje, a empresa irá utilizar inteligência artificial para identificar frases e termos geralmente usados em manchetes ‘caça-cliques’, um trabalho semelhante ao que é feito para filtrar spams em e-mails.

Depois de categorizar milhares de publicações como clickbait, ou ‘caça-cliques’, uma equipe do Facebook reuniu um conjunto de manchetes e palavras-chave para servir como filtros iniciais para identificar títulos destinados a chamar a atenção e atrair as pessoas para clicarem em um link.

“Percebemos que as pessoas não gostam de manchetes com tendência a reter informações ou enganar o leitor. Em vez disso, elas preferem chamadas claras e precisas. As atualizações que estamos fazendo usam a tecnologia para reduzir a presença dos ‘caça-cliques’, criando uma comunidade mais informada”, explica Greg Marra, gerente de Produto do Facebook.

Isso vai impactar minha Página?
O Facebook acredita que a maioria das Páginas não sentirá mudanças significativas em seu Feed de Notícias com essa atualização.

Por outro lado, aqueles que dependem de títulos ‘caça-cliques’ devem esperar que sua distribuição diminua. Páginas devem evitar chamadas que retenham informações necessárias para oferecer o conteúdo completo de um artigo e também aquelas que exageram, com a intenção de criar expectativas enganosas. Caso a Página pare de publicar esses tipos de conteúdo, suas postagens podem deixar de ser impactadas pela mudança.