Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Um nerd na APAS SHOW parte II

1 162

(Se você não leu a primeira parte deste texto, recomendo que leia antes aqui)

Entre uma entrevista ou e outra consegui visitar alguns stands. Sou uma pessoa naturalmente perdida e andar pelos pavilhões coloridos para mim era uma aventura. Sair do pavilhão verde e ir para o azul ou simplesmente chegar até a sala de imprensa era uma saga para este blogueiro que vos fala e antes que o leitor me questione, sim eu tinha um mapa. E entendi que as ruas tinham letras e cores, mas tenho certeza que o mapa foi feito por alguém de exatas. Sorte minha que muitos assessores iam me guiando pelo WhatsAPP. Essa foi a parte mais divertida desta cobertura.

_ Onde você tá Armindo

_perdido

_ Estamos no pavilhão vermelho x45

_Eu to no branco Y74

(silêncio)

Tenho em mente que alguns stands até mudavam de lugar, era eu virar o pescoço ele sumia. E já é bom que deixemos claro: a feira é bem organizada e com o mapa é possível sim chegar até os lugares. O problema sou eu e os mapas. Haviam balcões de informações espalhados pelo espaço e uma paciente moça me salvou várias vezes ao chegar num ponto ao outro

E nessas idas e vindas cheguei no stand da  Schär, empresa líder no segmento de alimentos sem glúten no Brasil. Eu ganhei um kit enorme de produtos para experimentar e pude conhecer a grande novidade da feira que eram pizza e lasanha glúten free.

um nerd na apas show parte ii -  - Um nerd na APAS SHOW parte II

Os pratos prontos congelados são a nova geração de produtos sem glúten Schär, elaborados com o padrão de excelência da marca e seguindo a tradição italiana em massas. São produtos que representam praticidade com sabor para o consumidor. Em pesquisa Schär realizada em 2016, 64% dos consumidores indicaram PIZZA como o produto mais desejado. “No Brasil, são consumidas 1 milhão de pizzas por dia, e a oferta para o consumidor que precisa ou opta por seguir uma dieta sem glúten é muito limitada. Ou seja: trata-se de uma oportunidade única para atender – com alto nível de excelência – o consumidor que está ávido por soluções saborosas e seguras”, explica Ticiana Menezes, diretora comercial e de marketing da Schär.

A linha de congelados representa hoje 12% do faturamento da marca Schär na Europa, que possui duas fábricas exclusivas para o desenvolvimento destes produtos. Este lançamento reforça a missão da marca em oferecer um mix variado ao consumidor, sendo assim a solução mais completa na categoria sem glúten.

Presente em mais de 60 países, a Schär é líder mundial em alimentação sem glúten. A marca chegou ao mercado brasileiro em 2012 e desde o final de 2014 atua diretamente no Brasil por meio de sua filial administrativa e comercial, na cidade de Curitiba (PR). Os 150 pontos de vendas iniciais já se transformaram em mais de 5 mil, cobrindo todas as regiões do país. Atualmente, são mais de 40 produtos disponíveis para o público brasileiro.

A Schär usa a tecnologia dos alimentos para proporcionar mais opções para quem tem restrições alimentares e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Uma viagem supermercado do futuro

Era pra ser uma visita rápida ao stand da BRF mas acabei fazendo um tour guiado pelo stand da empresa e tive a oportunidade de conhecer o que veremos nos próximos meses nos supermercados em se tratando de novidade. Pratos que vão do congelador ao forno e embalagens que são boas de ponto de vendas e também boas de freezer. Sabe aquela caixa de nuggets? Em breve ela vai virar um saco, mais prático e sem aquele papelão molhado.

um nerd na apas show parte ii -  - Um nerd na APAS SHOW parte IIum nerd na apas show parte ii -  - Um nerd na APAS SHOW parte II

A marca também aproveita para demonstrar o visual merchandising perfeito e assim inspirar varejistas. Tem de tudo um pouco: é hora da marca mostrar seus conceitos, suas inovações e também demonstrar possibilidades de negócios. E de degustar produtos também. Acredite até feijoada eu comi no stand. E estava boa!

um nerd na apas show parte ii -  - Um nerd na APAS SHOW parte II

um nerd na apas show parte ii -  - Um nerd na APAS SHOW parte II

Na BRF pude ver que a tecnologia pode deixar a vida da pessoas mais prática e saborosa.

Empoderando consumidores e varejistas

 

A APAS Show 2017 teve como tema o empoderamento e é um pouco a vibe da empresa Zukkin. Inicialmente a startup, que tem sede em Santos, surgiu como um grande indexador de ofertas em supermercados. Com o tempo e base de dados crescendo a empresa percebeu que também poderia oferecer inteligência de mercado para os varejistas.

Para o varejo e a indústria, a plataforma oferece um sistema de inteligência de mercado, no qual é possível alinhar tecnologia com precificação e as tendências. A partir das informações dos hábitos de consumo – que são altamente segmentados pelo sistema do Zukkin – os clientes estão aptos a tomar decisões importantes de âmbito estratégico e tático.

Já para o consumidor, a plataforma proporciona economia de tempo e dinheiro. Em poucos segundos o usuário consegue identificar qual é o local ideal para adquirir a sua lista de produtos.

“Podemos analisar tendências e oferecer aos empresários informações rápidas e precisas baseada em diversos históricos de comportamentos de mercado”, explanou Ricardo Forte.

Ele me disse que a escalabilidade da solução se dá por modelo de micro-franquias, onde o franqueado fica responsável por alimentar a base de uma determinada região, bem como abrir frentes de negócios.

Na Zukkin a tecnologia do big data e inteligência de mercado oferece mais economia para consumidores e também para os empresários.

Tributação na ponta do lápis, ou melhor, do software

Foi interessante no final da minha cobertura poder visitar o stand da MG Contécnica,  empresa especializada em serviços de Consultoria e Contabilidade com expertise de traçar estratégias tributárias para os seus clientes de forma que esteja por meio da correta opção tributária, devidamente legalizada com o recolhimento do menor imposto possível.

Falar de assuntos tributários culturalmente no Brasil pode parecer meio chato, mas necessário. E a empresa é especialista no varejo, por isso a participação na APAS Show 2017. Com o uso da tecnologia é possível analisar dados e propor os melhores caminhos para os clientes, num dos temas mais tortuosos do empresariado brasileiro.

A empresa vem se modernizando conforme o mercado também vai demandando novos desafios. E nada daquela imagem do contador fazendo escriturações manuais ou numa planilha de Excel. Uso de tecnologia já está no discurso de cada um da empresa.

Foi um papo bem bacana e descontraído onde falamos muito sobre o cenário do mercado atual, os desafios da passagem de negócio entre gerações e a cultura de pagamento de impostos no Brasil. Há muitos desafios pela frente e a MG Contécnica me pareceu bem preparada para todos eles.

Onde mesmo está a saída?

Com a feira quase chegando no final foi hora de me despedir da APAS Show 2017. Sem agenda para ir visitar os outros dias da feira, com várias guloseimas na mão e várias ideias na cabeça foi hora de procurar a saída. Se você imaginou que eu me perdi fazendo isso, acertou em cheio. Fico sempre feliz em saber que os leitores deste Blog do Armindo me conhecem.

Mas além de guloseimas e brindes que ganhei tive a certeza de que eu estava no caminho certo de buscar inovação e tecnologia em todas as áreas do mercado.

Eu quero aproveitar para me desculpar com todos os assessores de imprensa que eu me desencontrei e agradecer a todos que tiveram uma paciência de Jó para me esperar ou me guiar pela feira. Essa cobertura só foi possível graças a vocês. E se der certo de ir o ano que vem acreditem, estarei mais preparado e buscando as tecnologias que irão impactar a vida do leitor seja no celular ou no supermercado.

 

um nerd na apas show parte ii - pinit fg en rect red 28 - Um nerd na APAS SHOW parte II

Leia também  Hershey lança Hershey’s Creamy Cookies’n’Creme

Deixe uma resposta