Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

O primeiro Cinemark criado no Brasil foi em São José dos Campos. E já faz 20 anos

0 222

Eu tentei puxar o mais fundo possível na memória a primeira vez que tive contato com o cinema e no que me veio a mente foi um filme dos Trapalhões “Atrapalhando a Suate” de 1983.

O leitor mais jovem talvez não terá memória do que é isso mas era um tempo em que os cinemas ficavam normalmente em praças em áreas centrais e os pipoqueiros ficavam numa pracinha vendendo pacotinhos de pipoca. Você se arrumava com a melhor roupa para ir ao cinema e era uma espécie de acontecimento. Lembro que a fila era interminável e os momentos que eu passava dentro da sala escura vendo Dedé, Didi, Mussum e Zacarias se estapearem eram mágicos.

Mas esse cinema da pracinha dos centros das cidades minguou até quase desaparecer e então os shoppings centers começaram a abrigar esse espaço do entretenimento. Há quem diga que houve uma elitização do cinema, mas também podemos dizer que democratizou com novas salas e modernas tecnologias. E que há ainda belos projetos que resgatam e popularizam a sétima arte nos lugares onde não há opção.

Salas Multiplex

As salas multiplex surgiram nos Estados Unidos e chegaram no Brasil em 1997 em São José dos Campos na primeira operação do Cinemark no País. Isso mesmo o primeiro Cinemark construído no Brasil e já com o conceito Multiplex começou no Vale do Paraíba e mais precisamente no Shopping Colinas. De acordo com o site Jota:

Em artigo publicado no European Cinema Journal nº 2, de 1999, a especialista Elisabetta Brunella destaca que são critérios para a definição do cinema como multiplex a presença de serviços auxiliares fornecidos no próprio estabelecimento, tais como lanchonetes (Snack Bars) e estacionamentos, e que o local seja projetado para receber várias salas de exibição.

Infelizmente o site da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (ABRAPLEX) estava fora do ar quando escrevi este texto.

Leia também  Empreendedor traz para o Brasil o gelato fabricado a base de nitrogênio

Mas eu achei curioso o fato da primeira operação deste tipo ser realizada num shopping do interior e não da capital e quem me explicou mais sobre isso foi a a gerente de marketing da Rede Cinemark no Brasil, Maricy Leal e acredite que foi uma sorte do destino a sala ter vindo primeiro para cá.

Acontece que as obras joseenses foram mais rápidas que as demais e por conta disso tivemos o primeiro complexo inaugurado aqui. No mesmo ano foram inauguradas mais duas unidades na Capital São Paulo. E de acordo com o site da empresa que conta todo o histórico da companhia o filme da época era Titanic.

via GIPHY

“A Cinemark introduziu o conceito multiplex no cinema brasileiro em 1997, quando inaugurou seu primeiro complexo de cinema no Colinas Shopping, em São José dos Campos. A aceitação do novo conceito foi tão positiva que de 1 complexo passamos a ter 82 presentes em 45 municípios brasileiros, incluindo o Distrito Federal, depois de 20 anos.”, explicou a Maricy Leal nessa entrevista exclusiva para o meu Blog.

E como falamos de tecnologia neste Blog do Armindo eu pedi pra ela me contar um pouquinho como evoluímos nessa área desde a inauguração do primeiro complexo no Shopping Colinas até os dias de hoje.

Quando a Rede chegou ao Brasil, os primeiros projetores eram analógicos, exibiam apenas películas de 35mm; atualmente, todos são digitais. O cinema digital traz para o espectador filmes de alta qualidade, extremamente realistas e que oferecem uma gama de até 35 trilhões de cores. Além de trazer o multiplex, a Cinemark foi precursora também do conceito de cinema em 3D e em XD – Extreme Digital, com a tela 40% maior que as convencionais e um som mais potente.

Comemoração dos 20 anos

E nessa semana rolou uma sessão especial de Mulher Maravilha para imprensa e convidados para comemorar os 20 anos de Cinemark no Brasil e no Colinas Shopping. E olha lá eu tendo um papo com a protagonista do filme me falando pra eu contar a história direitinho:

Leia também  Nissan Frontier é eleita “Melhor Pick-Up” no Car Awards Brasil 2018

o primeiro cinemark criado no brasil foi em são josé dos campos. e já faz 20 anos -  - O primeiro Cinemark criado no Brasil foi em São José dos Campos. E já faz 20 anos

Tudo bem Diana to aqui me esforçando.

E claro que aproveitando a oportunidade eu não podia deixar de perguntar sobre a visão da rede Cinemark sobre o Vale do Paraíba e se teremos novidades vindo por aí. Mais uma vez com a palavra a Maricy Leal.

O público da região do Vale do Paraíba é muito assíduo e tem se mostrado apaixonado por cinema, e é por isso que temos trazido com frequência novos conteúdos especiais, como a partida da final da Champions League, filmes do Festival Varilux de Cinema Francês e o documentário “Sepultura Endurance” em junho. Além disso, oferecemos a tecnologia XD – Extreme Digital – em uma sala do Shopping Via Vale Taubaté.
A Rede Cinemark está em constante avaliação de novas oportunidades na região a fim de levar atendimento com qualidade e novas experiências para os espectadores.

Muito bem. Então se você mora no Vale do Paraíba já tem um motivo a mais para um papo de boteco ou de almanaque e dizer com orgulho que o primeiro complexo Cinemark foi construído aqui na região. E eu confesso que eu não tinha ideia.

Aproveito para agradecer à Alameda Comunicação pela lembrança e convite e por fazer parte dessa história, ao Colinas Shopping pela oportunidade de descobrir essa história fantástica e ao pessoal de comunicação do Cinemark que me ajudou nesse post. Adorei.

 

o primeiro cinemark criado no brasil foi em são josé dos campos. e já faz 20 anos - pinit fg en rect red 28 - O primeiro Cinemark criado no Brasil foi em São José dos Campos. E já faz 20 anos

Deixe uma resposta