Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Residência hacker apresenta participantes da sua terceira edição em São Paulo

0 39

O Red Bull Basement apresenta neste sábado, 8, os cinco projetos selecionados para sua terceira edição. Com inscrições abertas em abril, o programa selecionou cinco protótipos ainda em fase inicial com o intuito de desenvolver soluções urbanas por meio de tecnologia. A residência acontecerá de julho a setembro no prédio do Red Bull Station, localizado no centro de São Paulo.

Foram selecionados protótipos das mais diversas áreas. A lista é formada por: Cristthian Marafigo e Alissom de Jesus com o projeto “Micro Aerogerador”; Marina de Freitas, Leonardo Sehn e Jan Luc Tavares com o projeto “tecnologia Cidadã por Meio de Estações Metereológicas Modulares”; Meyrele Nascimento e Ana Carolina da Hora com o projeto “Flux – Sistema para Ciclistas”; Paulo Jacques com o “ClimoBike”; Rainer Grassman com a “Horta Vertical Automatizada”. Como suplentes, foram selecionados: Renan Serrano, com o projeto “Recicladora Têxtil Portátil”, e Gabriel Cocenza e Rafael Lima, com o projeto “Zumé”.

Os residentes, com o intuito de desenvolver os projetos, contarão com a experiência de cinco mentores de diferentes áreas e com ampla experiência em inovação . São eles: Andrei Speridião (design e tecnologia), Gabriela Augustini (empreendedorismo), Mauricio Jabur (hardware), Thiago Avancini (criatividade e tecnologia) e Wesley Lee (design). Também participarão do processo mentores convidados e um monitor em residência, que auxiliará em questões práticas cotidianas no laboratório maker.

Os residentes terão disponível um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, que deverão ser apresentados ao final da residência, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre diversos temas. Quando prontos, os projetos desenvolvidos farão parte de uma plataforma compartilhada.

Além da residência e do makerspace, em agosto acontecerá o Festival Red Bull Basement, no qual nomes nacionais e internacionais discutirão como a tecnologia modifica centros urbanos ao redor do mundo. A programação completa será divulgada em breve.

SELECIONADOS DA 3ª RESIDÊNCIA DO RED BULL BASEMENT

Cristthian Marafigo Arpino e Alissom Claudino de Jesus (Porto Alegre/RS)

Projeto: Micro Aerogerador

Descrição: Trata-se de um sistema eletromecânico, cuja energia cinética do vento, ao atravessar a hélice de uma turbina eólica, é transformada em energia mecânica no eixo do rotor, que por sua vez é transformada em energia elétrica. Esta energia pode ser utilizada imediatamente ou armazenada em baterias.

Marina de Freitas, Leonardo Sehn e Jan Luc Tavares (Porto Alegre/RS)

Projeto: tecnologia Cidadã por Meio de Estações Metereológicas Modulares

Descrição: Promoção da ciência cidadã no ambiente urbano através do monitoramento ambiental por meio do estímulo à implementação de estações meteorológicas modulares de código aberto e de baixo custo.

Meyrele Nascimento e Ana Carolina da Hora (Rio de Janeiro/RJ)

Projeto: Flux – Sistema para Ciclistas

Descrição: Criação de um sistema de sinalização e funcionalidades para facilitar a vida dos ciclistas e aumentar a sua segurança nas ruas.

Saulo Jacques (Mesquita/RJ)

Projeto: ClimoBike

Descrição: Central portátil de monitoramento das condições climáticas e da qualidade do ar que se adapta a bicicletas urbanas para geração de dados abertos georreferenciados.

Rainer Grassman (São Paulo/SP)

Projeto: Horta Vertical Automatizada

Descrição: Desenvolver e construir um sistema de horta com irrigação automatizada que utilize biofertilizante de compostagem doméstica para nutrir o plantio de alimentos em pequenos espaços urbanos.

SUPLENTES

Renan Serrano (São Paulo/SP)

Projeto: Recicladora Têxtil Portátil

Descrição: Reciclagem de qualquer resíduo têxtil em pequena escala por meio de máquinas open-source de construção simples e barata.

Gabriel Cocenza e Rafael Lima (Sorocaba/SP)

Projeto: Zumé

Descrição: tecnologia e segurança alimentar ao alcance de todos por meio de um sistema de irrigação portátil para planejamento de cultivo a baixo custo.

Sobre o Red Bull Basement:

O Red Bull Basement é um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais, que desenvolve a colaboração e troca entre pessoas e coletivos com diferentes perfis: programadores, hackers, desenvolvedores de software e makers.

Saiba mais: www.redbullbasement.com.br

foto: Lucas Lima/Red Bull Content Pool

Leia também  ToyShow realiza segundo carnaval geek da cidade de São Paulo

residência hacker apresenta participantes da sua terceira edição em são paulo - pinit fg en rect red 28 - Residência hacker apresenta participantes da sua terceira edição em São Paulo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.