Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Em tempos de crise gerar um diferencial competitivo é fundamental

0 511

Não é preciso falarmos do mercado atual. Já sabemos que a crise política impactou no cenário  econômico e o reflexo pode ser visto em diversos setores. Do mais simples empresário ao maior parque industrial, estão todos sujeitos a esses impactos negativos.

Porém é nos pequenos negócios que a situação fica um pouco mais complicada porque normalmente são empresas que não tem muito capital, pouco expertise em gestão e pouco espaço para manobras.

Pode parecer um cenário um pouco preocupante porém quem consegue ser criativo nesse ambiente  consegue, sem dúvida alguma, criar um diferencial competitivo enorme.

Mas o que é esse diferencial competitivo afinal de contas?

Imagine que você está numa feira e que há duas bancas que vendem bananas. As duas tem a mesma qualidade incrível, são da mesma espécie e o atendimento nas duas barracas é exatamente o mesmo: atencioso, cordial e prestativo. Qual vai ser seu critério de escolha pela barraca A ou a barraca B? Se você chutou “preço” acertou fortemente.

O caminho natural dessa competição vai ser uma briga por preços o que fatalmente vai gerar bananas com preços cada vez mais baixos e menos lucros para os comerciantes. Alguém nesse processo pode estar prestes a fechar a sua banca de fruta.

Mas não precisa ser assim. Uma banca pode investir em novas embalagens, ou um serviço de entrega de bananas em domicílio ou quem sabe a possibilidade de pedir antes por WhatsAPP ou ainda um outro serviço diferente envolvendo a venda de bananas. E aí se o leitor sacou o que eu quis dizer, entendeu então o conceito de diferencial competitivo.

Pequenos e médios negócios precisam estar na internet

E é por isso que pequenos e médios negócios tem muitos ganhos ao estar na internet. Imagine que um cliente precisa de uma floricultura, uma pizzaria, e um chaveiro. E aí o cliente que precisa de um desses estabelecimentos vai no Google e acha um concorrente que tem uma página na internet e o seu negócio nem apareceu nessa busca.

Leia também  Os 8 cargos que estão bombando mesmo na crise

Por isso que empresas que estão corretamente com sua presença digital garantida na internet tem um diferencial competitivo enorme em relação aos seus concorrentes. E isso pode significar a permanência de um negócio no mercado mesmo em tempos de crise.

Sério eu ainda não entendo como tem empresa que nem um site na internet tem e principalmente: eu não entendo a quantidade de clientes que são perdidos diariamente por conta da ausência de um site.

Mas como criar um site?

E então eu já imagino muitos empresários que estão lendo este artigo achando que tudo isso é muito difícil e caro e que não sabe ou não tem tempo para criar um.

E bom quando o negócio estiver sem clientes e quase fechando a porta aí sim sobrará tempo não é mesmo? Por isso é muito importante agir rápido e garantir sua presença on-line o quanto antes para fazer com que os clientes que estão procurando sua solução na internet te achem o mais rápido possível.

E foi o tempo que fazer isso era difícil ou era preciso contratar um especialista para fazer muitas vezes pagando um valor que não encaixava no orçamento. Hoje em dia existem plataformas como o WIX que permitem que qualquer pessoa consiga estar na internet em poucos minutos e com uma qualidade profissional absurdamente incrível.

E acredite em mim: se você está lendo este texto conseguirá tranquilamente criar seu site no WIX seguindo poucos passos pré-definidos. E então você vai preenchendo com seus produtos, seus dados de localização e conteúdos e quando você menos perceber está com o seu site pronto. Se você não sabe como como criar um site o WIX é a solução perfeita para você.

Leia também  Desanimado com o Youtube? Todo canal começa com 0 inscrito

Um dos segredos é começar usando um dos vários belos templates oferecidos pela plataforma. Templates são sites já pré-definidos que já vem com vários elementos e textos só para você entrar e colocar suas informações. E são dezenas de categorias: com certeza uma vai se encaixar perfeitamente no seu negócio.

E por falar em negócios além de site dá também para criar lojas virtuais a partir de poucos cliques no WIX e até um site de videoaulas onde as pessoas podem pagar para assistir seu material produzido. A verdade é que as possibilidades são inúmeras.

Se você ainda não acredita em mim assista esse tutorial que ensina de uma forma bem simples e objetiva criar um site usando todos os recursos do WIX. Você vai se surpreender com a facilidade de criação.

Então nada de reclamar do mercado. A hora é do “bota pra fazer” criando seu diferencial competitivo e se destacando em relação aos concorrentes do seu negócio.

Não deixe de me contar depois sobre seu site recém-criado. Vou fazer questão de ser um dos primeiros a visitar seu novo site incrível criado com WIX.

em tempos de crise gerar um diferencial competitivo é fundamental - pinit fg en rect red 28 - Em tempos de crise gerar um diferencial competitivo é fundamental

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.