Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

0 95

Badalado e com uma plateia e tanto. Foi assim o lançamento dos novos celulares da família J da Samsung. Se você gosta das especificações e quer saber mais sobre os aparelhos clique aqui. Os aparelhos são incríveis e entregam muito mais do que se espera nessa categoria. Produto nota 10, mas um olhar mais aprofundado nas estratégias da empresa faz a gente refletir.

Esse tipo de evento normalmente tem uma lista disputada e no caso deste evento contou com blogueiros e jornalistas especializados em tecnologia, além de parceiros de negócios da marca. Eu acho bem complicado esses eventos mistos porque são públicos que tem diferentes necessidades de informações, mas por outro lado em tempos de verbas apertadas por conta do cenário político atual parece ser a decisão mais eficiente. E olha eu lá chegando no evento.

 

samsung acerta nos aparelhos da família j mas podia ser mais arrojada na comunicação -  - Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

Este é o terceiro evento grande que vou da empresa. Estive num lançamento de TVs ano passado nos estúdios Quanta, no lançamento do lineup de notebooks da marca este ano na Casa Fasano e agora neste lançamento da família J. E em quase todos um padrão: uma celebridade aparece com um texto em um TP e faz a ponte entre os porta-vozes que aparecem para falar das funcionalidades. Não consigo gostar do textos sendo lidos – uma decisão segura, mas que engessa demais a apresentação.

samsung acerta nos aparelhos da família j mas podia ser mais arrojada na comunicação -  - Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

Nesse evento foi escolhido o ator Joaquim Lopes apresentador do Vídeo Show da Globo, mas que convenhamos não tem muito fit com o universo digital, funcionaria talvez com os parceiros, mas com a mídia especializada bastaria a fala dos executivos. O executivo Renato Citrini daria conta facilmente da plateia ávida por detalhes técnicos e de lançamento. Além de ser extremamente carismático e apaixonado pelo que faz.

Leia também  Samsung apresenta dois novos monitores curvos

samsung acerta nos aparelhos da família j mas podia ser mais arrojada na comunicação -  - Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

Mas é bom que se diga que o Joaquim foi super competente na apresentação e super simpático com as fotos e até eu fui garantir a minha.

Campanha de lançamento é um acerto sem fim

A campanha usando histórias de pessoas é um acerto sem fim. Pessoas normais e que representam o público-alvo da marca escolhido após minuciosa pesquisa é muito autêntica. Não a toa os protagonistas da campanha estavam lá. E quero destacar um ponto importante: a maioria das empresas do setor anda usando o que se chama de alinhamento global, ou seja, o comercial gringo adaptado ou traduzido pro Brasil. E isso é péssimo porque normalmente não temos uma identificação e também porque não há investimento na produção do comercial deixando claro, menos dinheiro circulando no mercado. Ao produzir o material nacionalmente a Samsung investe dinheiro no mercado local. Acreditem isso é muito bom e garante empregos no país.

Basicamente é a a história de profissionais que tem o celular como um complemento da vida e esse complemento se materializa nos celulares que invadem a cena compondo um novo cenário. É jovem, é vibrante e tem um visual agradável aos olhos.

samsung acerta nos aparelhos da família j mas podia ser mais arrojada na comunicação -  - Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

Mas a estratégia é bem clássica

Lembram que falamos de fórmulas, pois é elas estão presentes também na estratégia de divulgação da marca. É um 360 clássico, com TV aberta no prime time, rádio,  ônibus e PDV. Na internet portais e redes sociais. E ainda o patrocínio do Tite – figura claro ligada ao futebol – provavelmente na busca do público que consome celulares de entrada para o intermediário e portanto popular.

samsung acerta nos aparelhos da família j mas podia ser mais arrojada na comunicação -  - Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

Mas aí talvez apareça o principal incômodo para mim. Focada num público tão jovem – e portanto espera-se digital –  a  Samsung apresenta uma estratégia de marketing ao meu ver com uma abordagem um tanto quanto clássica uma vez que passa a impressão de focar muito mais no “tradicional”. E aí vem meu estranhar talvez do porque de uma empresa tão inovadora ter uma abordagem tão clássica.

Leia também  Lançamentos da Golden Foods na APAS Show 2017

Em time que está ganhando não se mexe, eles estão usando isso porque funciona. Sim e o leitor não se espante com a minha aparente bipolaridade. A família J é um sucesso de vendas e líder em determinados segmentos e portanto parece ser coerente adotar uma estratégia 360º clássica, mas sabe quando você sente falta da cereja do bolo? De uma ativação diferente? De uma sacadinha digital surpreendente? De um molho diferente no seu macarrão?

Então é disso que estou falando. É ok, deve funcionar, mas acho que eu esperava um pouco mais de uma empresa que tenho conhecido e que sempre se mostra pra mim com um DNA tão inovador e pioneiro.

 

samsung acerta nos aparelhos da família j mas podia ser mais arrojada na comunicação - pinit fg en rect red 28 - Samsung acerta nos aparelhos da família J mas podia ser mais arrojada na comunicação

Deixe uma resposta