Modern technology gives us many things.

Robôs, seres humanos e audiência fake no universo dos influenciadores digitais

0 1.097

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Eu praticamente vi o Digitalks crescer e não só isso vi vários nomes que sempre admirei no palco principal do evento. Ano passado eu já tinha coordenado um palco e esse ano fui convidado para ser o mediador e curador de um dos principais conteúdos do palco principal com a Nay Ruiz do Bradesco  e o Ariel da Celebryts. No papo falamos sobre mineração de dados e microinfluenciadores.

Então teve um simbolismo especial este ano estar lá com o auditório lotado falando sobre um dos temais mais hypes do momento no universo digital e com dois grandes players desse setor.

No papo falamos sobre os desafios das grandes marcas migrarem do modelo convencional para um modelo mais pulverizado onde a influência pode estar em cada pessoa e também dos desafios dos algoritmos de mineração de dados apontarem precisamente qual é o melhor influenciador para cada caso.

Numa escala maior é um cenário complexo e cheio de variáveis e que nem sempre é muito científico. Mas em comum acordo nossos painelistas tinham algo: o correto casamento entre ferramentas digitais que facilitam uma mineração de dados prévias com o relacionamento olho no olho. Conhecer o influenciador contratado seus valores e crenças. É nesse binômio que parece estar o segredo do sucesso nos desafios apresentados.

Mineração de dados é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

Audiência fake

Você vai gostar

influenciadores, números falsos e a minha eterna…

influenciadores Digitais em 2018, anota aí: só vai…

Como o tema da semana pareceu ser a compra de números fakes por influenciadores (e que eu já tinha escrito sobre em janeiro desse ano). E todos concordaram que esse fenômeno não afeta nem preocupa quem realmente faz um trabalho sério de mineração e relacionamento com influenciadores.

Sobre o tema eu já tinha falado no meu Facebook na semana passada:

Que horror influenciadores que manipulam números essa ~escória~ do universo digital.
Que bom que estamos falando sobre audiência fake.

Mas a gente precisa começar do começo pra não parecer que é pegação no pé da internet.
Como é feita a medição no rádio e como podemos garantir que 100% das pessoas estava ouvindo a rádio naquela hora do comercial ?

Quantos jornais impressos e revistas não tem tiragem auditada pelo IVC? Qual é o tamanho do encalhe? Quantas pessoas pulam o anúncio e vêem o horóscopo ou os quadrinhos?
Que o Ibope em tempo real é medido só nas capitais e que mesmo assim tem gente que levanta pra ir ao banheiro bem na hora do comercial.

Quem liga a TV só pra ter um barulho é uma audiência fake?

Quer falar de internet ? Vamos falar de portais que usam auto refresh pra inflar audiência?
Não quero dizer que é certo manipular números. Só queria dizer que a discussão é mais ampla e importante.

Acho que aí temos um bom início de conversa.

É um cenário novo e que não há atalhos e as práticas ainda estão sendo desenhadas e claro com desafios enormes para todos os lados, mas pra onde quer que eu olhe a palavra relacionamento aparece em destaque. E parece mesmo ser o caminho a ser seguido.

Agradecimentos

Quero aproveitar e agradecer ao Flávio Horta e a Gabriela do Digitalks, ao Marcelo e Nay do Bradesco e ao Ariel da Celebryts pelo momento tão bacana que tivemos no evento e com uma discussão não só de alto nível como que conseguiu trazer um novo olhar onde a gente vê muito mais do mesmo.

pinit fg en rect red 28 - Robôs, seres humanos e audiência fake no universo dos influenciadores digitais robôs, seres humanos e audiência fake no universo dos influenciadores digitais - pinit fg en rect red 28 - Robôs, seres humanos e audiência fake no universo dos influenciadores digitais

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: