Modern technology gives us many things.

TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica

0 3.104

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A gente fala muito aqui no Blog do Armindo de casas inteligentes, internet das coisas e como algumas dessas tecnologias vão impactar a vida do leitor.

Mas sem dúvida alguma essas inovações passam por algo que normalmente não faz parte do nosso dia-a-dia que é discutir malha de dados. Ter uma rede WiFi em casa nem sempre é fácil. Existe a perda de sinal, barreiras físicas e várias interferências. Se você quiser realmente um acesso impecável vai precisar de um bom roteador e um cabo de rede ligado ao dispositivo.

Há é claro os repetidores e amplificadores de sinal e até o velho truque de colocar uma lata de refrigerante recortada na antena do roteador, mas são excelentes soluções (menos a latinha) até a tecnologia atual, porque com redes Mesh a conectividade residencial vai para outro patamar e é justamente nesse contexto que foi lançado essa semana o dispositivo Deco M5 pela TP-Link. De acordo com a marca eles são pioneiros em trazer a tecnologia para o solo verde e amarelo.

Mas qual a diferença entre um roteador normal e um Deco

Basta dizer que os dispositivos Deco vem com um processador quad-core da Qualcomm. Troca em miúdos pra gente Armindo – claro!!! Como eles tem um processador cada equipamento pode tomar decisões sozinho sobre qual melhor conectividade atende cada dispositivo e estabelecer uma conversa para tomada de decisão entre cada dispositivo conectado. Grosso modo dá pra dizer que eles são mais inteligentes que os outros roteadores por conta de um “cérebro” potente.

20170905 104749 Small - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica

Imagine que você está vendo um filme no Netflix no seu tablet e resolve sair da sala para o quarto. Os vários Decos espalhados pela casa vão se conversar entre si, tomar decisões, e oferecer para o seu equipamento a melhor conexão a cada minuto que você anda. Imagina a importância disso quando além de tablets e celulares você tem TV´s, lâmpadas, Alexas ou até geladeiras conectadas. Quanto mais complexo fica seu consumo de dados mais é preciso um gerenciamento desses.

O primeiro Deco deve ser colocado na entrada da internet pela operadora e os demais podem ser espalhados pela casa. Um app num celular com bluetooth faz toda a configuração e a integração entre cada Deco.

20170905 111758 Small - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica

Por enquanto os kits serão vendidos com três unidades, uma vez que não faz sentido ter apenas um em casa e deve atender num primeiro momento casas maiores que querem uma cobertura da varanda à sala de estar. Mas no futuro serão vendidos outros módulos que irão complementar a rede de Decos criando então em cada ambiente uma malha de dados sofisticada e  o mais importante inteligente de forma transparente.

Transparência porque as decisões não são comunicadas ao usuário que sequer é consultado. Enquanto vários cálculos estão sendo feitos o usuário apenas aproveita a rede de forma orgânica como se nada estivesse acontecendo.

Segurança

Eu perguntei como os aparelhos se comportam com os vizinhos e a promessa é que não haja interferência ou comunicação entre eles. Cada casa é tratada de forma única em cada rede doméstica. O sistema também vem com um sistema de segurança que consegue impor um controle parental para cada dispositivo conectado na casa e também um sistema de bloqueio de ataques de crackers para o ambiente residencial.

Bandidos digitais invadindo minha casa?

Nessas horas nunca é demais lembrar do Tio Ben dizendo que “grandes poderes vem com grandes responsabilidades”. Imagine uma casa realmente conectada em que até as fechaduras e sistemas de alarme respondem a comandos de voz e o sistema de aquecimento e resfriamento da casa, bem como luzes e câmeras internas estão todos interligados?

Uma pessoa mal intencionada poderia invadir sua casa para abrir um portão ou gravar secretamente os vídeos da câmera. Por isso os Decos já vem com um sistema de segurança que barra ataques externos e também consegue identificar dispositivos infectados (um celular com um vírus poderia contaminar os outros itens da rede) e colocar o aparelho em quarentena garantido toda a integridade da rede e tudo isso também de forma transparente.

Vale a pena comprar um kit de 3 Decos M5?

Com um valor de cerca de R$ 1.500,00 e a venda inicialmente nas lojas Kalunga o aparelho é indicado sem dúvidas para projetos de arquitetura que envolvam o conceito de “casa inteligente” e para pessoas que moram em casas onde o espalhamento do sinal de WiFi é complicado. De acordo com a marca com três Decos é possível cobrir uma área de 450m2 (claro que isso depende de fatores como paredes de concreto, armários de aço, pisos de sobrados) e conectar até 150 dispositivos.

20170905 115511 Small - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica

Nesse cenário não vejo hoje no Brasil melhor solução e que ainda deve garantir um legado de longa data até que surjam outras tecnologias. Como é um equipamento de simples instalação e com design cuidadoso ele não só dispensa mão-de-obra- técnica como deve cair rapidamente no gosto dos arquitetos sem contaminar o ambiente com produtos feios ou fios de rede passados pela casa.

Abaixo nosso Hands-on para que você tenha uma noção melhor do aparelho.

20170905 115528 Small - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica20170905 115541 Small - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica20170905 115548 Small - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica

 

pinit fg en rect red 28 - TP-Link traz para o Brasil rede Mesh doméstica

Assine nossa Newsletter
Assine para receber as principais notícias do blog no seu e-mail
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta