Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

X-Plane 11 leva a sério simulador para entusiasta da aviação

0 2.998

Era mais um dia nublado em São Paulo e o meu voo prestes a partir. O ponto de partida não era um aeroporto mas uma casa de board games e eu não seria o passageiro mas o piloto da aeronave.

Claro que no ambiente virtual e no lançamento do simulador de voo X-Plane 11(nós já falamos dele aqui). A estrutura montada para o nosso review é um sonho de consumo nerd. Três monitores de alta resolução e um equipamento composto por manche, controles e pedais.

-  - X-Plane 11 leva a sério simulador para entusiasta da aviação

Não se trata de um game, uma vez que não tem pontuação, ou fases para serem passadas ou muito menos chefes. A ideia é entregar realismo para pessoas que gostam de aviação e vão se divertir pousando e decolando em mais de 3 mil aeroportos espalhados pelo mundo e dezenas de aeronaves. Tudo com a busca da maior precisão e profusão possível de detalhes. É também possível simular situações climáticas e definir o horário do voo. Com certeza quem compra o X-Plane 11 garante horas e mais horas de diversão descompromissada. Não é necessário ter vários monitores e o joystick em manche, mas com certeza jogar com o teclado deve ser um desafio extra (porém possível). Para os inexperientes – como eu – há um módulo de aula para que você vá se acostumando com os comandos.

E lá fui eu voar pelo mundão

A sorte querido leitor é que o pessoal da Boxware  – distribuidora oficial da franquia de simuladores de voo X-Plane no Brasil – colocou a nossa disposição um professor do simulador para nos acompanhar no review do produto, mas já devo dizer que no meu caso não adiantou muito e eu já explico o porquê.

Leia também  Como transmitir fotos e vídeos para uma smartv? Vá de Nero Streaming Player

-  - X-Plane 11 leva a sério simulador para entusiasta da aviação

E lá vamos nós. Sento na cadeira, descubro os pedais, coloco a mão no manche e olho para a tela. Os três monitores dão a sensação mesmo de serem as janelinhas do piloto. Começo a acelerar. Quase saio da pista. O professor corrige.

Mesmo sem ter a melhor condição de decolagem possível acelero e opa tô voando.

 

Eu to voando

Eu to voando

via GIPHY

Mas minha felicidade dura alguns segundos porque o professor lembra que eu preciso olhar o altímetro toda hora e também o controle do horizonte. O jogo é muito detalhista e algumas variáveis como força do vento e atrito do ar vão surpreender você. E há muita coisa pra ver e fazer ao mesmo. Olha eu ali já na altura errada.

Quando acho que já dominei mais ou menos o voo tá na hora de pousar. Vejo  a pista de longe e não consigo mirar nela. SInto a tensão na cara do meu professor que ainda gentilmente ajusta o percurso. Uma gota de suor escorre da minha testa. Num dado momento eu e ele sabemos o que vai acontecer.

De forma imaginária olho para trás e agradeço não ter nenhum passageiro comigo. Agradeço ao professor, olho para frente e só me resta ver a explosão da minha aeronave comigo dentro. Não fosse apenas um simulador o leitor não estaria sequer vendo esse texto. A sorte é que era.

Mas não pense que a dificuldade que eu tive vai espantar você. Primeiro porque de fato eu não sou muito bom em simuladores, segundo que eu ainda levaria um tempo até pegar a sensibilidade do controle profissional que eu tinha ali disponível e terceiro como não é um game você pode estipular suas metas pessoas. A minha com certeza seria decolar e pousar em segurança. E domar um “bichão” desses no ar – mesmo que num simulador – deve dar uma sensação incrível.

Leia também  Simulador de voo mais realista do planeta, X-Plane 11 chega ao Brasil

-  - X-Plane 11 leva a sério simulador para entusiasta da aviação

E a sorte é que eu ganhei uma cópia do X-Plane 11 pra eu dar uma praticada e quem sabe passar menos vergonha da próxima vez. E se algum dia eu te convidar para dar uma volta num avião em que eu seja o piloto, não aceite, mesmo que seja num simulador.

- pinit fg en rect red 28 - X-Plane 11 leva a sério simulador para entusiasta da aviação

Deixe uma resposta