Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

5 Vantagens de adotar o desconto de duplicatas para a sua empresa através do factoring

imagem: divulgação
560

Abrir o seu próprio negócio costuma exigir bastante paciência e exigência de recursos por parte do empreendedor. Grande parte não consegue administrar as taxas de juros envolvidas em empréstimos e financiamentos e acaba ficando no vermelho. Saiba que nem tudo está perdido e que é possível mudar esse cenário com o desconto de duplicatas a partir de uma factoring.

Nos parágrafos a seguir você vai conferir 5 vantagens de incluir as duplicatas descontadas na sua rotina empresarial e deixar de depender de bancos e outras empresas de fomento para ter o capital necessário para tornar o seu sonho uma realidade.

Antecipação de recebíveis

Você já fez a compra de matéria prima para o seu negócio, uma grande empresa de cosméticos, organizou o espaço para o armazenamento dos produtos. Contudo, como é de praxe, chegaram os débitos operacionais (contas de água, luz, aluguel) e seu caixa empresarial ficou quase vazio.

Para piorar os fornecedores daquela mercadoria estão te cobrando para pagá-los o mais rápido possível, o que te faz recorrer a única saída possível para resolver os dois problemas: fazer um empréstimo bancário. Contudo, o risco de não conseguir se adaptar às taxas de juros é grande e as chances de ficar endividada e o seu negócio decretar falência são altas.

Para fugir dessa armadilha, você pode recorrer a antecipação de recebíveis, que nada mais é do que ter, de forma antecipada, o valor que você receberia pelas suas vendas a prazo.

Uma sociedade de fomento mercantil, mais conhecida como factoring, ficaria responsável por assumir o pagamento dessa dívida e pelo adiantamento de recursos para você. Dessa forma, você poderá convertê-los em capital de giro tanto para quitar suas pendências operacionais e também para pagar seus fornecedores.

Acesso facilitado ao capital de giro

Com seus recebíveis antecipados a partir do desconto de duplicatas, agora você tem em mãos o capital de giro que precisa para manter a casa em ordem. e pagar o salário dos seus funcionários, assim como suas contas, comprar insumos necessários para manter as engrenagens rodando, entre outras prioridades que possam surgir no meio do caminho.

Qualquer empresa que vende e compra a prazo, precisa de recursos para pagar clientes e fornecedores, pois, caso não consiga cumprir com essas obrigações, maiores se tornam as chances de ela contrair dívidas, além de ter contratos cancelados e ficar comprometida financeiramente.

Conforme o capital de giro volta a estar presente no dia a dia do micro e pequeno empreendedor, o equilíbrio de outrora é recuperado e ele pode respirar mais aliviado, pois agora conta com os recursos necessários para manter seu fluxo de caixa abastecido e mais saudável.

Melhora do fluxo de caixa

Usado para planejar e controlar as entradas e saídas de todos os recursos que circulam pela empresa, o fluxo de caixa é importante instrumento de controle da movimentação financeira do negócio. É através dele que as receitas e despesas ficam registradas.

Dependendo da forma como é organizado, ele também traz um panorama abrangente da saúde das suas finanças empresariais, isto é, você saiba se elas estão bem ou mal e precisam ser revistas urgentemente.

Caso o seu fluxo de caixa não feche no final do mês, por exemplo, provavelmente a administração dele não está sendo feita corretamente. Com o capital de giro resgatado a partir do desconto de duplicatas, você volta a ter total controle sobre ele, reequilibrando novamente as finanças da sua empresa.

 

Aumento do poder de barganha com fornecedores

Por um lado, estão os fornecedores, exigindo o pagamento da matéria prima recém-adquirida, por outro, está o empreendedor, acuado, sem meios para negociar prazos, pois não dispõe de recursos naquele determinado momento.

Apesar dessa situação ser bastante desagradável, ela pode ser contornada de forma facilitada com a antecipação de recebíveis. Com suas duplicatas descontadas, você consegue o capital de giro que vai te empoderar na hora de voltar a entrar em contato com seus fornecedores.

Se antes o poder de barganha era praticamente nulo, agora, com o caixa empresarial novamente abastecido, você assume novamente o controle e cria um novo equilíbrio entre as duas partes, restabelecendo a confiança entre elas.

Taxas de juros mais baixas

5 vantagens de adotar o desconto de duplicatas para a sua empresa através do factoring -  - 5 Vantagens de adotar o desconto de duplicatas para a sua empresa através do factoringEnquanto as instituições bancárias costumam cobrar altas taxas de juros (cerca de 8% a 9% ao mês, dependendo do banco em questão) para conceder empréstimos e realizar financiamentos, uma sociedade de fomento mercantil factoring caminha no sentido oposto.

As empresas de factoring trabalham com percentuais mais baixos (em torno de 4,5% ao mês) justamente para atrair micro e pequenos empreendedores que não possuem condições financeiras e estão começando a se habituar no universo do empreendedorismo.

Além disso, o factoring também aposta na simplificação de processos, eliminando quaisquer entraves burocráticos que possam surgir durante o desconto de duplicatas e a antecipação de recebíveis.

Micro e pequenas empresas negativadas, com restrições no nome, também podem procurar uma empresa de factoring para antecipar seus recebíveis, ter capital de giro e otimizar seu fluxo de caixa para manter as finanças saudáveis.

5 vantagens de adotar o desconto de duplicatas para a sua empresa através do factoring - pinit fg en rect red 28 - 5 Vantagens de adotar o desconto de duplicatas para a sua empresa através do factoring

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.