Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Intelbras promove evento para divulgar novidades em segurança e smart cities

foto: divulgação
3.492

Gosto muito quando vamos em eventos de empresas de tecnologia em que ao invés de celebridades ou mestres de cerimônias profissionais são os executivos da empresa que anunciam as novidades.

E foi assim que começou o evento “Intelbras Segurança Experience” (falamos mais do evento aqui) um encontro que reuniu 500 pessoas entre parceiros e distribuidores da marca, além de influenciadores e produtores de conteúdo para internet, jornalistas e formadores de opinião.

É daqueles eventos que você vê que a empresa se esforçou para receber bem e cada detalhe feito com muito carinho. Eu pude perceber que a empresa sabe dialogar bem com a sua rede de parceiros, em sua maioria, instaladores e profissionais de segurança que optam pela marca na hora de oferecer suas soluções para os clientes no final da ponta da cadeia.

Logo após a abertura os convidados foram divididos em seis palcos temáticos onde cada foco de soluções da empresa eram apresentado. Eu fui para o de câmeras de vigilância.

Dá um certo frio na barriga e também alívio em ver as novidades nessa área. O frio na barriga é que a vigilância está cada vez mais eficiente e com resolução 4K e reconhecimento facial que consegue contar sozinho pessoas num ambiente e catalogar cada rosto. O alívio também é justamente nesse aspecto, com as soluções apresentadas pela Intelbras, as ferramentas de segurança vão para outro patamar.

Além disso cercas e barreiras virtuais podem detectar a presença de estranhos e delimitar um carro, por exemplo, automatizando processos e apoiando os funcionários em diversas tarefas de vigilância. Era interessante ver a preocupação da marca com os instaladores. Com mais tecnologia dá pra instalar mais rápido, com menos fios e maior eficiência. Trocando em miúdos: dá pra atender mais clientes num mesmo dia e faturar mais.

Intelbras: orgulho de ser brasileira

Após minha primeira palestra foi a hora da coletiva de imprensa. E aí ressalto mais uma vez a importância de marcas transparentes e que acreditavam no que fazem. Todo o board de gestores de cada área da empresa estava lá e todos muito atenciosos e gentis na interação com a imprensa. E todas as perguntas foram respondidas sem rodeios ou meias palavras.

intelbras promove evento para divulgar novidades em segurança e smart cities -  - Intelbras promove evento para divulgar novidades em segurança e smart cities

Também mais de uma vez foi falado sobre o orgulho que a empresa tem de fabricar ou integrar produtos no Brasil gerando empregos e riqueza local. Eu gosto de destacar muito isso – como faço também com as empresas de celular – porque quando a gente compra um genérico chinês ou de uma empresa que apenas revende para o Brasil de certa forma perde a responsabilidade que a marca deveria ter com o país em que atua. E a Intelbras parece ter a exata noção dessa importância para a economia brasileira. A empresa domina diversos shares de mercado, entre eles, soluções de interfones para condomínios, onde é líder nacional. Com a produção local também é impressionante ver como a marca transformou equipamentos que antes eram caros em dispositivos super acessíveis. É um mercado e tanto o de tecnologia para segurança, tendo movimentado só o ano passado mais de R$ 5 bilhões. A empresa existe há 40 anos e entrou no mercado de segurança em 2007 e apresenta crescimento constante desde então mostrou números que revelam não só a saúde da empresa como o crescimento além da média do mercado.

Lançamento da Mibo

Nas mesma coletiva foi lançada a Mibo (saiba mais sobre a Mibo aqui): uma câmera de vigilância de instalação simples. Basicamente você liga, instala um app no celular (é preciso criar uma conta no app da Mibo) configura o Wifi e pronto já pode monitorar um cômodo da casa ou empresa em poucos minutos. Uma base metálica com fita dupla face e um cabo de 3 metros já entregue no kit garante a instalação física de um jeito muito simples. É o conceito plug and play na sua melhor forma. Também é possível instalar várias Mibos em ambientes distintos e agrupar num único ponto de obervação no aplicativo. Assim na palma da mão dá pra vigiar a casa, a empresa, e outros ambientes numa só olhada.

Com tanta facilidade poderia se pensar no risco com a segurança desses equipamentos. Mas a Intelbras fez sua lição de casa e colocou modernos sistemas de criptografia para evitar que outra pessoa pudesse ter acesso a imagens de uma casa de terceiros. É claro que como o leitor deve supor não há sistema 100% seguro mas é uma tranquilidade saber que houve esse cuidado. É um detalhes que eu recomendo ao leitor e que deixa a Mibo como uma escolha única no mercado para a montagem de uma rede de vigilância em vídeo de simples instalação. Nos casos mais complexos a gama de produtos e soluções da Intelbras vai mudando e portanto o lançamento pode ser considerado um dispositivo de entrada e conforme a demanda do usuário vai aumentando, ele pode ir sofisticando esse controle visual.

Ano que vem será lançada um serviço nas nuvens que irá armazenar e trabalhar as imagens capturadas. Por enquanto a Mibo vem com entrada com cartão SD para armazenamento local das imagens coletadas.

Imagens inteligentes para cidades inteligentes

Pelo falado e pelo que eu pude ver uma das tendências do segmento são as imagens inteligentes e a integração com dispositivos IoT (mas falaremos sobre outras tendências em outro texto). Assim os sistemas podem tomar decisões sozinhos acionando alarmes de incêndio ou autoridades policiais ou ainda avisando donos de casa sobre possíveis invasões ou comportamentos atípicos.

Some isso no futuro às ferramentas de inteligência artificial e deep learning e teremos um cenário em que a casa dos Jetsons estará mais próximo das nossas vidas. E pelo visto a Intelbras também.

Blog do Armindo esteve no evento “Intelbras Segurança Experience” a convite da Intelbras.

 

intelbras promove evento para divulgar novidades em segurança e smart cities - pinit fg en rect red 28 - Intelbras promove evento para divulgar novidades em segurança e smart cities

Leia também  Twitter: #BBB17 será o primeiro evento do mundo com curadoria em tempo real

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.