Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

828

O convite era bem inusitado: acompanhar alunos de gastronomia do Senac Campos do Jordão numa expedição para conhecer produtores rurais na cidade de Gonçalves em Minas Gerais.

O Senac possui um Centro Universitário na cidade focado para o setor de alimentos e bebidas e não só isso, um hotel escola conceituado no Brasil inteiro e referência em formação quando o assunto é gastronomia e hospitalidade.

O projeto que eu iria acompanhar tem o nome de Sabores da Mantiqueira, idealizado pelos professores Ricardo Barbosa, Vitor Rabelo e Vitor Pompeu do Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão e que tem como objetivo conhecer ingredientes e itens da Serra da Mantiqueira e seus processos de produção, valorizando os saberes e fazeres locais.

A ideia do projeto surgiu de uma necessidade percebida pelos professores junto aos alunos do curso de gastronomia de não apenas aprender a preparar os alimentos, mas de entender o que comemos e porque o fazemos. Veio daí a ideia de levar os alunos para conhecer como as coisas funcionam no começo da cadeia, onde o plantio acontece.

Um dos objetivos do projeto Sabores da Mantiqueira é fazer com que os profissionais da área e também consumidores conheçam a origem e a forma de produção dos alimentos, para que possam fazer escolhas mais saudáveis e que sejam economicamente sustentáveis, possibilitando o desenvolvimento local, a preservação do meio-ambiente e a valorização da cultura gastronômica regional. Isso implica na valorização do produtor e do processo produtivo.

Hora de pegar a estrada, mas antes um tour pelo Senac

Como cheguei mais cedo consegui fazer um passeio pelas instalações do Senac. Sério, impressiona. Há desde alojamento para alunos que são de outras unidades até várias (sim várias) cozinhas-sala-de-aula onde os alunos aprendem os primeiros passos no ofício de preparar no futuro pratos que serão disputados por clientes ávidos pela alta gastronomia.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

 

Mas o que mais me chamou a atenção é que além desses espaços de aprendizagem tem uma seção que simula um restaurante de verdade com a parte da cozinha, mas também com as mesas dos clientes.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Isso sem contar no visual da frente do Centro Universitário que é maravilhoso. Dá orgulho de saber que temos algo assim no Estado de São Paulo.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Feito o passeio,  hora de pegar a van até Gonçalves na região do Sul de Minas. É uma cidade bem pequena e que até onde eu pude apurar tem em sua população pessoas que são de grandes capitais e que acabam mudando para lá em busca de mais qualidade de vida e um visual no entorno da cidade apaixonante.

Começamos com uma paradinha bem no centro da cidade, onde os professores explicaram um pouco da região. Olha essa “sala de aula”:

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

 

Produção de orgânicos não é só sobre processos mas também sobre estilo de vida.

É o caso da primeira propriedade que fomos visitar, um casal que agora dedica seu dia-a-dia a produzir shitake orgânico. Na visita eu pude perceber que a produção de orgânicos no Brasil é bem atrelada a um estilo de vida e não só a processos produtivos. Dá pra ver que desde o começo até a entrega final do produto há uma preocupação maior com o planeta e a sustentabilidade. Uma empresa, que evoluiu do modelo de cooperativa, garante a compra dos produtos e a revenda em cestas para clientes da capital de São Paulo. O que sobra é vendido para restaurantes da região. Não se trata de produção em larga escala, mas de se produzir o que se pode vender. E parece funcionar muito bem.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

E é interessante ver os alunos de gastronomia em ação. Eles vão cheirando e comendo todas as folhas e flores possíveis. Mastiga aqui, cheira lá. “Humm é azedinha no final”, “Essa ficaria boa numa salada”, “olha essa que amortece a língua”. Enquanto isso alunos de outro curso – de rádio e TV – registravam a visita para um documentário. Duas áreas distintas aprendendo junto no meio do campo. E o nerd – no caso eu – coberto de protetor solar e repelente tendo uma aula sobre produção de shitake orgânico.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Não vou cansar o leitor com os processos produtivos, mas da próxima vez que você for a um restaurante bacanudo e pedir seu prato com shitake orgânico e ele for mais caro acredite que é o maior trampo fazer ele chegar até ali numa produção sem grande escala. Então pode pagar feliz porque o produto é bom e feito com muito carinho

No Sítio do Thiana: do campo ao prato passando pelo UberBoi.

Quem disse que não tem Uber no meio do mato? Aqui tem, mas antes de contar mais sobre essa história conhecemos a produção de hortaliças e legumes orgânicos do Thiana. Ele me pareceu ser um produtor bem old school mas vendo ali o papo dele com os alunos deu pra ver como eu estava enganado.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Ele entende de toda cadeia dos orgânicos e dos cuidados que precisa ter para manter a certificação que garante não só os clientes como o sustento da propriedade. Me parece que esse é um caso de evoluir para sobreviver e foi o que acabou acontecendo ali de uma forma bem tranquila. E a essa altura do campeonato até eu roubei um tomatinho-cereja de uma cerca (mas com a autorização do produtor é bom que se diga) e olha que delícia. Só não sei se me arriscaria a ir provando as folhas mas quem sabe um dia eu chego lá.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Todo mundo cansado e com fome foi a hora de conhecermos praticamente ali mesmo dentro da propriedade o Restaurante Libertas. Todos os ingredientes que vimos ali serem produzidos são servidos no espaço que ao invés de criar uma horta para ter produtos frescos criou o restaurante na horta. Com menos de 6 meses de vida o espaço é uma evolução de um bar que operava na região central e hoje além dos petiscos e cervejas bem geladas, servem pratos no almoço para turistas que podem também degustar de um visual único do entorno da propriedade. Arroz com feijão feito num fogão à lenha em Minhas Gerais? Tem como esse trem dar errado não (leia com sotaque mineiro).

 

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Mas parece que o prato imperdível é a “quirera com costelinha de porco do Thiana”, que chega a juntar mais de 200 pessoas numa noite só. Mas e se exagerar um pouco na bebida? Não tem problema porque o carro de boi resolve. De acordo com os proprietários do Libertas é o UberBoi que vai deixando os clientes de porta em porta e são e salvos.

Foi o momento que eu consegui também conversar com alguns alunos de gastronomia do Senac. Todos buscando uma oportunidade no competitivo cenário gastronômico, mas também um mercado em franca expansão. Impulsionado pelos programas de TV desse segmento e pelos chefs celebridades que ganham não só com sua culinária mas também com sua exposição de marca.

Na hora de ir embora bolo de banana com café. Coisa de vó sabe?

Antes de voltar para Campos do Jordão demos uma passadinha no Alambique Gonçalves do sr. José Menino. Ele tinha a produção de cachaça como um plano b, mas o desemprego na indústria o pegou de jeito e agora o hobby virou ganha pão. Não pegamos o período da produção, mas ele nos explicou cada etapa do processo.

Depois as cachaças ganham vários diferenciais e sabores, como por exemplo, a cachaça com figo, ou a com canela e a que fez muito sucesso que é a com banana. Quase uma dezena de sabores além da tradicional branquinha pura e forte como tem que ser.

Eu que não sou muito chegado no destilado tipicamente brasileiro acabei provando alguns sabores, mas de leve porque ainda teríamos o retorno pela frente.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceuo senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Do campo ao sucesso internacional

É curioso pensar que um daqueles alunos pode tomar gosto por um produtor local, desenvolver um prato com aqueles ingredientes e ser premiado internacionalmente. Também dá pra pensar que eu ficaria feliz em saber que o chef que está preparando meu prato foi estudante de uma instituição que extrapola o conceito de sala de aula e leva o aluno para conhecer no começo do processo de cada ingrediente valorizando a produção local, sua cultura e raízes.

Um dos idealizadores do projeto, o prof. Vitor foi quem me acompanhou durante a expedição. Ele também saiu de São Paulo e montou um restaurante em Gonçalves, tomando gosto pelos ingredientes locais. Tanto gosto que acabou indo dar aula no Senac e hoje junto com os outros colegas tenta contaminar mais pessoas para essa gastronomia com alto valor agregado. Foi criada também uma conta no Instagram para divulgar o projeto. É o @saboresmantiqueira e ali no destaque os 3 criadores do projeto.

E o que o nerd aprendeu na roça?

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Como de hábito não vou mentir ao leitor. Sou uma pessoa muito urbana e “moço da cidade” e ter esse tipo de experiência sempre nos faz ter um outro olhar sobre o que comemos e também sobre a cadeia econômica que leva o produto até a nossa mesa e como ao valorizar a compra de um produto orgânico você não só valoriza um processo produtivo mais saudável como também uma cultura e um estilo de vida que prioriza o melhor produto em relação à melhor escala.

E também não posso deixar de dizer que vi um pessoal que toca a vida no campo sem se preocupar com o textão no Facebook, ou a próxima polêmica ou meme da semana. E me parece que vão todos bem e felizes sem essa conexão toda.

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu -  - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Mesmo sem ser um aluno matriculado na instituição tive uma aula e tanto e que vou levar pra vida. Ah preciso muito agradecer aos professores pelo carinho e atenção comigo e ao Senac e sua equipe de comunicação por me proporcionarem um dia fora do escritório mas cheio de aprendizagem.

Ahhh e se você quiser conhecer mais sobre os cursos que o Senac oferece em Campos do Jordão o site é esse aqui: http://snip.ly/mauvv

Este Blog do Armindo esteve na expedição Sabores da Mantiqueira convidado pelo Senac. 

o senac campos do jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu - pinit fg en rect red 28 - O Senac Campos do Jordão colocou o nerd no meio da roça: veja o que aconteceu

Leia também  Quanta DGT traz cinema de realidade virtual aumentada
1 comentário
  1. […] bacana, não? Leia o texto completo aqui e parabéns aos criadores do Sabores da Mantiqueira por esse belo trabalho (curta a página do […]

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.