Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

San Antonio é eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO

crédito da foto: Visit San Antonio
275

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) elegeu San Antonio, no Texas, como Cidade Criativa da Gastronomia, tornando-a parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. San Antonio é o segundo município dos Estados Unidos a receber esse destaque e o primeiro do estado. A herança culinária de San Antonio, bem como sua geologia e geografia, reúne características de culturas como a mexicana, espanhola, alemã e francesa.

Atraídas pelo rio que corta as planícies costeiras e a região montanhosa de San Antonio, as populações indígenas, por 13 mil anos, plantaram, colheram e caçaram. Os caminhos formados por trilhas e rios trouxeram o comércio, junto com outros povos. Em 1700, colonizadores da Espanha e das Ilhas Canárias chegaram com novas tradições e sabores. Outros novos produtos, especiarias e ingredientes da Europa, Ásia e África vieram com os alemães e outros colonos europeus em 1800.

Hoje, a cena culinária da cidade é completamente inspirada nessa riqueza cultural. Com chefs renomados, San Antonio celebra a herança culinária por meio da combinação entre a preservação e a inovação. Além de famosa pelos passeios ao longo do River Walk e do Alamo, San Antonio é historicamente conhecida pela culinária Tex-Mex, mas, que agora, está progredindo para “Tex-Next”.

Porta de entrada para a América Latina, San Antonio é uma vitrine das riquezas dessa cozinha. O terceiro campus do prestigiado Instituto Culinário da América (Culinary Institute of America – CIA) está em San Antonio. Dedicado aos fundamentos da culinária e especialização em cozinha latina, esse instituto mistura influências culturais da cidade e ingredientes indígenas. O campus da CIA está localizado na Pearl, área com diversas opções gastronômicas de produtores locais, junto com uma cervejaria alemã adaptada, construída em 1883. Com 18 diferentes propostas, incluindo um grande mercado de agricultores que abre aos fins de semana, e por ser a primeira área de alimentação da cidade, Pearl é um destino único.

Leia também  Monsanto é eleita uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO promove uma cooperação internacional e encoraja a troca de experiências e recursos para promover o desenvolvimento local por meio da cultura e da criatividade. A gastronomia local e o entusiasmo por programas sustentáveis estimularam a evolução da culinária de San Antonio e foram responsáveis pela indicação da UNESCO em junho de 2017.

Executivos de San Antonio comentam sobre a nomeação:

“A nomeação é uma grande honra para San Antonio”, disse o prefeito da cidade, Ron Nirenberg. “Como Cidade Criativa da Gastronomia, vamos unir forças para estreitar e fazer novas conexões internacionais, compartilhando nossa arte culinária e herança globalmente, e vamos transformar San Antonio em um destino culinário internacional. Estamos ansiosos para participar ativamente da Rede, que está alinhada com nossos princípios como centro urbano sustentável e equitativo.”

“Os viajantes estão buscando cada vez mais por destinos com uma variedade culinária, querem conhecer melhor o ‘coração’ da cidade”, disse Casandra Matej, presidente e CEO do Visit San Antonio. “A indicação para Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia confirma o que milhões de visitantes têm percebido – a cozinha de San Antonio é única e autentica para nossa região.”

“Uma das identidades mais importantes de San Antonio vem da longa tradição culinária que começou com as inovações das técnicas agrícolas desenvolvidas pelos americanos nativos que viveram aqui por milhares de anos”, disse Richard Perez, CEO e Presidente da Câmara de Comércio. “Eles misturaram muito até criar uma culinária única e cada vez melhor. O presidente da Câmara de Comércio de San Antonio está honrado de fazer parte do processo de indicação para Cidade Criativa da UNESCO e nós estamos ansiosos para aprender e compartilhar informações com outras Cidades Criativas a nível global, para realçar as artes culinárias.”

Leia também  Sheraton Grand Rio lança cardápio exclusivo de Natal e Réveillon

“Esse é um momento emocionante para a gastronomia de San Antonio – a nomeação reconhece a criatividade e trabalho duro de cada pessoa que participa e ajuda a construir a culinária local, além da generosidade de muitos apoiadores, como a cooperativa de chefs e nosso grupo Les Dames D’Escoffier”, afirma o chef Johnny Hernandez do Grupo La Gloria. “O fato de podermos mostrar nossa herança culinária, compartilharmos inovações locais, liderarmos o caminho da culinária de San Antonio, e as oportunidades que nos ofereceram como cidade da gastronomia, são as razões de San Antonio festejar hoje”.

“Os títulos internacionais que San Antonio recebeu como Patrimônio Mundial são indispensáveis para nós como comunidade e cidade próspera”, disse a conselheira do District 3, Rebecca Viagran. “Se tornar uma Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia vai servir como um novo catalisador que encoraja igualdade e mais oportunidade para proteger e promover nossos bens culturais locais em casa e fora dela.” O District 3 é lar de quatro das cinco missões de San Antonio classificadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

A Rede de Cidades Criativas cobre sete áreas temáticas: artesanato e arte popular, design, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. A UNESCO anunciou essa semana que 64 cidades se juntaram à Rede, que agora conta com 180 cidades de 72 países.

san antonio é eleita cidade criativa da gastronomia pela unesco - pinit fg en rect red 28 - San Antonio é eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.