Um dos principais blogs de negócios e tecnologia do país

Minhas impressões sobre a mibo C3 – câmera de segurança Wi-Fi HD: vale a pena comprar?

1.479

Final do ano a Intelbras lançou a mibo, uma câmera de segurança Wi-Fi HD de simples configuração e eu tive a oportunidade de usar o equipamento (no modelo C3) para contar um pouco para vocês sobre as minhas impressões. Se você quiser saber mais sobre a câmera e suas definições técnicas você pode ler sobre aqui.

Abrindo a caixa

A caixa da C3 vem com a câmera, um suporte de metal que pode ser colado ou instalado na parede com parafusos ou um adesivo de fita dupla que também vem na caixa e uma base de metal que se conecta com um potente imã na base do equipamento. Vem também um adesivo “aqui tem uma câmera intelbras” que pode ser usada para avisar que o ambiente é monitorado e um cabo de alimentação que tem uma extensão de tamanho generoso para a maioria das instalações. A base giratória vem anexada à câmera e também pode ser colocada num móvel. Foi o meu caso. Ela é bonitinha e combinou bem o resto da decoração da sala.

A mibo permite um cartão micro-SD de 128 Gb que não é fornecido com o equipamento.

-  - Minhas impressões sobre a mibo C3 – câmera de segurança Wi-Fi HD: vale a pena comprar?

Instalando a mibo

Eu não sou especialista em segurança mas levando em conta que a câmera tem um campo de visão de 111º graus você precisa posicionar sua câmera num local que pegue os espaços que você quer monitorar. No meu caso deixei num local que pega a porta e a janela da sala e também perto de uma tomada. Outro detalhe muito importante é colocar a câmera num local que o sinal do Wi-Fi seja de médio para forte. Então vamos recapitular:

  • Instale num local que pegue os espaços que devem ser monitorados;
  • Veja se há uma fonte de energia perto;
  • Veja se o seu celular está com um bom sinal de Wi-Fi e aí você sabe que a câmera também terá um bom sinal;
  • E você pode optar por três opções de instalação: colada na parede com os adesivos fornecidos, fixada na base de metal com parafusos ou apoiada numa base como um rack ou uma mesa (que foi o meu caso).

Duas dicas muito importantes antes de você configurar sua Mibo são:

  • Anote a senha do Wi-Fi e deixe na mão;
  • Fique bem perto da câmera no momento de configurar o equipamento isso vai ser importante;
  • Baixe o app da mibo na sua loja de aplicativos no celular (há para android e Apple);
  • Crie sua conta no app da mibo e aqui um aviso importante: seu celular precisa estar apto para receber uma mensagem SMS. Você irá receber um código de segurança e sem ele você não conseguirá avançar.

Feito isso ligue a sua câmera na tomada e basta seguir o tutorial do app do celular. Led vermelho indica que a câmera não está configurada; azul pronta para uso; e azul intermitente lento: funcionando corretamente. Na hora de gravar a senha do Wi-Fi você precisa estar com o telefone bem perto da mibo.

Em um determinado momento você terá que filmar o um código embaixo da câmera (QR-Code). Na minha instalação eu tive um pouco de dificuldade para a câmera do meu celular (LG K-10 novo)  focar no código. Eu tive que testar várias distâncias e iluminações até dar certo.

Pronto se tudo deu certo você já começará a ver as imagens da câmera. Eu não tinha a senha do Wi-Fi a mão, não estava perto da câmera e por conta disso demorei uns 15 minutos para fazer a minha funcionar. Seguindo essas dicas você irá demorar no máximo dez minutos para configurar tudo.

Um dos diferenciais da mibo é justamente a não necessidade de um técnico para instalar tudo. Caso queira adicionar mais câmeras basta seguir novamente o tutorial do app: o programa aninha tudo e já cria uma central com as câmeras: é tudo bem intuitivo.

O App da mibo

Tudo que você precisa fazer com a câmera esta no aplicativo. É possível ativar e desativar a câmera, ligar o sensor de presença (que envia notificações para o seu celular), definar um cronograma do sensor de presença e definir a qualidade de transmissão da câmera.

Fazendo um movimento de pinça na tela é possível dar um zoom e também ligar um microfone em que você poderá falar e também ouvir o ambiente. A câmera então é também é adequada para vigiar crianças e idosos e se necessário iniciar um diálogo.

Dá ainda para aumentar ou diminuir a sensibilidade do sensor de presença. Tá tudo ali no app.

Nosso veredito: vale a pena ter uma mibo?

Custando em torno de R$ 300,00 a mibo entrega tudo que promete sendo uma câmera de vigilância de excelente qualidade. Nos nossos testes somente duas vezes perdemos o sinal (provavelmente pela perda do sinal do Wi-Fi) mas nos demais o sensor de presença funcionou de forma perfeita sem falsos positivos comuns em equipamentos mais simples. Como não é necessário contratar um técnico o preço acaba oferecendo uma relação única de custo-benefício.

A instalação de fato é bem simples e em menos de 10 minutos sua câmera estará funcionando. É bom lembrar que a proposta dela é um montar um sistema de segurança simples e de fácil instalação, mas não substitui equipamentos mais profissionais com centrais de monitoramento que contam no-breaks e gravação constante das imagens. Quando o sensor de presença é ativado ele tira uma foto e envia para o seu celular. Também é possível ativar a gravação em vídeo do ambiente.

No futuro há uma promessa da marca de oferecer um serviço pago nas nuvens para preservar as imagens. Pessoas que precisam monitorar crianças e idosos também tem nela uma boa solução.

- pinit fg en rect red 28 - Minhas impressões sobre a mibo C3 – câmera de segurança Wi-Fi HD: vale a pena comprar?

8.8
Excelente

Nosso veredito

A câmera cumpre o que promete e com simples instalação. Nos nossos testes duas vezes tivemos perda do sinal e a câmera do celular teve dificuldade para configurar o equipamento na leitura do Qr-Code.

Compre na Amazon
CAMERA INTELBRAS 2.8MM WI-FI 1/4 HD IC3 - G3 - 5MTS C/INFRA BRANCA
  • Design 9
  • Facilidade de instalação 9
  • Funcionalidades 8
  • Custo x benefício 9
Leia também  Intelbras promove evento para divulgar novidades em segurança e smart cities

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.