Modern technology gives us many things.

Países do Mercosul investem para atrair varejista brasileiro

1.480

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Eu estive num dos principais eventos do setor supermercadista do país e acompanhar o varejo é também acompanhar a força da economia brasileira. É no ponto de vendas onde a mágica do mercado acontece e onde as pessoas gastam ou não.

E que pese a visão que algumas instituições tem de veículos como blogs, temos tido um olhar especial na cobertura do varejo, participando de grandes eventos do setor. É um segmento que ficamos muito a vontade de falar e acompanhar.

Nessa outra matéria especial e exclusiva eu falo mais das ações das empresas brasileiras no evento. 

É um evento cheio de facetas e oportunidades e vem daí a dificuldade de levar ao leitor o que é relevante mesmo do que é mais do mesmo. E não pude deixar de notar a presença de outros países que tentavam chamar a atenção dos donos de supermercado para garantir uma fatia do mercado brasileiro em seus produtos.

Equador presente

Foi o caso do Equador num estande muito bem montado. Eu já acompanhei outras ações do país e novamente pude conversar com o simpático Alexis Villamar Fabara que é o diretor do Escritório Comercial do Equador no Brasil.

20180510 143230 Small - Países do Mercosul investem para atrair varejista brasileiro

Naquela ocasião pude ver a divulgação do pescado do Equador e dessa vez quem esteve em destaque foi o camarão. “Fechamos a nossa participação na feira com bons resultados e um saldo positivo de negócios”, me explicou o Alexis.  Quando eu me encontrei com ele a primeira vez o cenário econômico brasileiro estava um pouco diferente do atual. Agora com a economia mais estável eu aproveitei para perguntar qual era a visão de fora sobre esse cenário e o impacto nas negociações entre os dois países e mais uma vez com a palavra o Alexis. “Em comparação com o ano passado de fato sentimos uma melhoria e isso nós sentimos aqui na feira também que iniciou com muito movimento. Acho que até o final do ano vamos fechar bons negócios”.

Tomando um vinho no Chile, ou quase isso

20180510 151700 Small - Países do Mercosul investem para atrair varejista brasileiro

Na verdade não foi bem no Chile, mas no estande do Chile na feira e era quase impossível chegar lá sem provar uma das estrelas do país no mercado brasileiro: o vinho chileno.

Acumulando mais de US$ 1 bilhão em exportações por ano somente para o setor alimentício, o Chile pode ser considerado um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina. Com o propósito de intensificar essa parceria e fortalecer os laços com o País, o ProChile, escritório comercial do vizinho andino no Brasil, trouxe 19 empresas para apresentar suas novidades e estreitar o relacionamento com os distribuidores e importadores locais durante a APAS Show 2018, configurando a maior participação de sua história no evento.

Reconhecida pelos vinhos e frutos do mar, muito presentes e valorizados pelos brasileiros, a delegação andina surpreendeu os visitantes da feira com produtos diferenciados como os frutos secos e snacks de sabores inovadores da ICB; as bebidas vegetais da Vilay; as nozes da Southern Walnuts; a sangria em lata da vinícola Bis wines; e os extratos de frutas e vegetais em pouchs prontos para o consumo da Fruselva America.

E aqui eu resolvi conversar com dois empresários, primeiro o dono da Viña Perez Cruz (e também do vinho que eu estava tomando – muito saboroso por sinal) Pablo Aguilera, que me falou da importância comercial do Brasil para o negócio deles. “Temos estabelecido uma relação mais direta com o vendedor de vinhos para garantir nossa presença para os nossos clientes e estamos bem confiantes para os segundo semestre”, me contou o Pablo praticamente em português tamanha a familiaridade do empresário com o nosso país.

Já pela primeira vez por aqui o Matías Rodriguez, gerente comercial da Southern Walnuts, veio buscar parceiros comerciais para a venda de frutos secos chilenos, tais como as nozes. “Vimos um grande interesse por nossos produtos em diferentes formatos. Sem dúvidas, cumprimos nossas expectativas de participação na APAS e neste mercado”.

Sai do estande animado e garanto ao leitor foi só uma tacinha pequena de vinho, afinal ainda tinha muito evento pela frente.

 

20180510 151728 Small e1526675375256 - Países do Mercosul investem para atrair varejista brasileiro

Multinacionais também buscam garantir presença nas gôndolas

20180510 140336 Small - Países do Mercosul investem para atrair varejista brasileiro

Se tinha uma empresa multinacional da APAS era a GUM, especializada em produtos para cuidado bucal.  Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil.

Quem falou comigo lá foi o Luiz Tavares, general manager da Sunstar Brasil, que me explicou que a empresa começou a atuar no Brasil em 2014 de forma a entender o nosso mercado. “Hoje somos a empresa que mais inova na nossa categoria de atuação então a gente é sempre muito bem recebido pelo mercado para poder trazer essas novidades e facilitar a vida do consumidor”. Essa é a terceira vez que a marca participa da APAS Show.

Como podemos ver o Brasil ainda é um vetor importante para a economia de diversos países e nossas decisões impactam mais do que a gente imagina. E pelo menos parece que os ventos andam soprando para bons lados.

pinit fg en rect red 28 - Países do Mercosul investem para atrair varejista brasileiro

Assine nossa Newsletter
Assine para receber as principais notícias do blog no seu e-mail
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

logo_blog_final
Celulares e gadgets com descontos incríveis na Gearbest
Quero desconto
close-image
%d blogueiros gostam disto: