Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Operação quero mudar de emprego em 2015: como mudar??? #operacaomudar2015

>>> Para receber mais dicas assine meu canal no Youtube <<
Semana passada falamos sobre a importância de você pensar na sua carreira e tentar mapear onde você está na sua carreira no post “Quero mudar de emprego” se essa ideia não sai da sua cabeça este post é para você.
E já tivemos algumas pistas de como você pode se planejar para isso, como por exemplo, montar um plano de ação. Eu até deixei uma planilha para você baixar e preencher com as suas metas.

Mas uma planilha preenchida não vai promover a mudança

Ela ajuda. Você escrever e colocar para fora suas metas é importante mas isso é só uma parte do processo. Afinal de contas estamos falando de um plano de ação, mas você precisa depois do plano, da ação.

Cante com o Rei Julien e mexa-se

Já parou para pensar como mudar não é fácil. Você até sabe o que precisa fazer mas muitas vezes não faz.
Veja o vídeo abaixo ele é bem curtinho e bem interessante. Uma psicóloga entra e fala para criança, que ela ganhou um doce. Se ela não comer o doce ela ganha outro e poderá comer dois. Se ela não resistir comerá um apenas.

Você se identificou com qual criança? Será que você consegue resistir com paciência para ser recompensado lá na frente? Nem sempre é fácil resistir as tentações do caminho mais fácil.
Preservação da espécie
Se você faz bem o que você faz e se o seu mundo está perfeitamente organizado na sua cabeça não há justificativa natural para mudar. Mas será que o mundo que está na sua cabeça é o melhor caminho?

O livro acima é o Livro da Psicologia e ele tem uma citação que eu adoro:

O grande labirinto criado por Deus: o mundo em que vivemos

Anúncios

O autor é Edward Tolman e que podemos também dizer que o grande labirinto que vivemos é o que você criou para você mesmo. Ao andar por aí, ao conversar com as pessoas você foi construindo seu pequeno universo particular.

Olha aí você perdido no labirinto – Tolman Edward

E pensando que você tem aí dentro de você um chip imaginário que faz com que você tente sobreviver na natureza custe o que custar é normal que você não queira mudar este universo. Para o seu dia-a-dia mudar não é uma escolha aparentemente inteligente.
E aí dia-após-dia você vai fazendo o que faz como se estivesse perdido num looping infinito. Das coisas que faz diariamente. Isso pode ser para sua qualidade de vida, alimentação, vestuário, organização do dia-a-dia e carreira também.
Marge algo me diz que você caiu num looping como o nosso leitor/leitora

Neste post vamos falar de carreira, mas se você quer:

E com estes talvez você passe a ter novas leituras e também novos olhares e quem sabe descobrir novos blogs.

Olha o Bob aí de novo: imaginação…

Então este é um dos primeiros passos para a mudança:

Passo 1: Abasteça sua cabeça com novas ideias.

Novas ideias e jeitos diferentes de olhar o mundo vão inspirar você.
Você não está sozinho!!!
Dados publicados pelo portal G1 mostram que 67,7% dos profissionais pretendem encontrar um novo trabalho neste ano. Note bem mais da metade das pessoas ouvidas não estão satisfeitas com o que fazem. Isso é um problema que acarreta outros como infelicidade e saúde. Será que você já anda pagando este preço na sua vida?
Uma outra pesquisa realizada pela consultoria Hays e o Insper aponta um dado ainda maior: 80% das pessoas querem mudar de emprego – a notícia foi publicada pela revista Exame. E este estudo revelou um dado que realmente chama a atenção:

59,29% dos que querem mudar ainda não iniciou suas buscas

Anúncios

Imagine que neste momento estamos conversando e eu te pergunto:
“Ei amigo leitor/leitora você gostaria de muda de emprego”
“Sim Armindo gostaria claro, eu estou realmente infeliz com o que eu faço”
“Que bom e você já sabe o que quer fazer?”
“não”

Já falamos sobre isso em outros posts, não adianta você seguir 17 dicas para trocar ou conseguir emprego em 2015, se você nem sabe o que fazer ou para onde quer ir.
Até o grilo… e você?
 
Além disso imagine o colapso econômico que ia surgir se mais de 80% das pessoas simplesmente deixasse o emprego atual. Então é bem provável que se seu chefe ou empresa tem algum juízo na cabeça ele queira ouvir suas insatisfações e quem sabe apoiar a sua mudança. E aí chegamos no segundo passo.

Passo 2: A solução pode estar do seu lado não a mil milhas.

Então busque as oportunidades que estão perto de você e as liste em algum canto, um caderno, uma planilha. É muito importante escrever seus avanços.
Conheço muita gente que diz que não consegue mudar, mas porque sempre coloca uma meta impossível de ser realizada e aí ela confirma a teoria dela, novamente num eterno looping. É mais ou menos assim.
Eu sempre escorrego numa casca de banana e caio
Olha ali tem uma casca de banana  e é certeza que eu vou passar por lá e escorregar
E aí você passa por esta casca de banana e tumm cai no chão
E ainda diz eu sabia eu sempre caio numa casca de banana
Você podia ter desviado, podia ter escolhido outro caminho, mas foi por aqui – muitas vezes de forma inconsciente – só para comprovar a minha teoria. Mude a frase casca de banana por a minha vida nunca dá certo e você verá o grau de encrenca que isso pode causar.
Já estou até ouvindo você falar:
“Mas não é só isso Armindo, eu tenho que pagar faculdade, aluguel, tenho que ajudar minha família” e por aí vai.
Se você voltar no texto vai ver que eu não disse que seria fácil. Mas trabalhar infeliz, doente também vai te trazer dissabores. Que dilema não é?
E aí vem uma pergunta inconveniente que é, o que você tem feito por você?

Passo 3: Invista na sua formação.

Acomodado! Talvez esta seja a palavra que define você agora e pode ser que a sua empresa perceba isso antes de você e aí ela vai te mandar embora e você nem teve tempo de se preparar. Faça cursos, estude coisas novas. Na plataforma de cursos LearnCafe é possível fazer vários cursos baratinhos e até gratuitos. Eu mesmo tenho um curso lá que custa R$ 50,00, mas você pode fazer alguns gratuitos. Na Udemy se você der uma garimpada também conseguirá alguns cursos grátis ou realmente bem baratos. E no Youtube Edu você tem várias aulas em vídeos de dezenas de disciplinas. Percebeu que estamos falando de coisas gratuitas?
Então tomara que você tenha vários professores amanhã e de diferentes cursos
Ah mas eu não tenho tempo! Arrume um, estude de madrugada, deixe de sair um final de semana. É a sua vida que está em jogo. Então eu desafio você a se inscrever num curso on-line gratuito e terminá-lo.
O que você quer? Uma casa? Um carro novo? Se engajar numa causa social. Ter ambições é um ótimo indicador de que você está no caminho certo da mudança. Não deixe de anotar no seu caderninho o que você quer ter.
O cenário não está muito bom para mudanças. Numa matéria realizada pelo Jornal Hoje foram exibidos dados preocupantes:

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de empregos formais caiu 64,46% de 2013 para 2014. Só em dezembro do ano passado foram 555.508 mil vagas a menos. Em 2013, quem estava desempregado passava, em média, três semanas e meia procurando emprego. Em 2014, esse número aumentou para cinco semanas e meia.

Anúncios

Então pode ser que o emprego formal deste que você está acostumado esteja com os dias contados. Por isso é fundamental que você esteja preparado para mudar, antes que mudem com você prepare-se. Também é fundamental que você esteja aberto para nossas oportunidades. Novas profissões surgem toda hora e o mundo moderno tem trazido novos desafios.
Para que você fique atento é importante que você dê mais as caras, apareça mais e divulgue suas ansiedades e metas de mudança. Eu até criei um grupo no Facebook para que você possa trocar experiências sobre seu processo de mudar de carreira e o melhor poderá compartilhar suas metas.
determined-challenge-accepted-l

Passo 4: Torne públicas as suas metas.

Isso vai obrigar você a já ir mudando porque ao externar você cria uma obrigação pessoal de mudança. Então eu desafio você a entrar no nosso grupo e publicar uma meta sua de mudança de carreira. Apenas uma e você verá que mudanças ocorrerão. Se você não tiver Facebook pode colocar seu comentário aqui embaixo no blog.
E se mesmo depois destes passos você ainda não consegue saber por onde começar eu vou dar uma dica. Tente mudar uma única peça de roupa. Sim uma única no seu visual. O simples ato de mudar uma pequena coisa no seu dia lhe dará ânimo para as outras mudanças. A comunicação não-verbal é muito importante então começar um dia totalmente diferente irá ajudar você a mudar em outras partes que precisa.

Passo 5: Mude de dentro pra fora e de fora para dentro.

E aí vem então nosso terceiro desafio que é você postar uma nova foto sua no Instagram com a hashtag #operacaomudar2015. Tenho certeza que você irá ficar satisfeito com a mudança que se você topou os desafios está num bom caminho. Agora se você não consegue postar um texto ou publicar uma foto declarando sua vontade de mudar, mudar de emprego é mesmo para você?

Recapitulando

Anúncios

Nós tivemos 5 passos para você seguir
Passo 1: Abasteça sua cabeça com novas ideias.
Passo 2: A solução pode estar do seu lado não a mil milhas.
Passo 3: Invista na sua formação.
Passo 4: Torne públicas as suas metas.
Passo 5: Mude de dentro pra fora e de fora para dentro
E três desafios
Desafio #1 Se matricular num curso gratuito e realizá-lo até o final
Desafio #2 Publicar sua meta pública no nosso grupo do Facebook
Desafio #3 Postar uma foto sua com alguma peça de roupa diferente no Instagram com a hashtag #operacaomudar2015.
 
 
[sz-gplus-profile type=”standard” width=”auto” align=”center” layout=”portrait” theme=”light” cover=”true” tagline=”true” author=”false” /]
 

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar