🏁 Velozes e Curiosos: Criadores brasileiros impulsionama popularidade da Fórmula 1 no YouTube
O Grande Prêmio do Brasil está cada dia mais próximo: 3 de novembro. No YouTube, milhões de fãs de corrida acompanham as notícias, melhores momentos e análises do esporte tão popular em terras brasileiras.
No ano do 30º aniversário de morte de Ayrton Senna, muitas homenagens foram feitas a um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. A relevância da Fórmula 1 foi renovada no Brasil com as mídias sociais, permitindo que os fãs se conectem com o legado do esporte e construam uma comunidade em torno das corridas. Os vídeos de F1 têm sido uma tendência frequente na aba Brasil do YouTube, e a comunidade de criadores apaixonados pelo esporte o mantém em destaque.
Além dos canais oficiais, criadores de conteúdo fazem análises, promovem discussões e reagem a vídeos de F1. Até artistas como Armin van Buuren, DJ e produtor musical, que lançou recentemente um single em homenagem a Senna, aderiram à tendência.
Para os brasileiros, o legado de Senna alimenta o interesse contínuo no esporte – o número médio de interesse de pesquisa por “Ayrton Senna” na plataforma foi de 75,5 nos últimos três meses, de acordo com o Google Trends – que continua encontrando maneiras de atrair espectadores com memes humorísticos e novas perspectivas.
O YouTube lista canais para os fãs — e aqueles que têm vontade de conhecer mais — acompanharem o esporte:
- Destaques da corrida: melhores e importantes momentos de uma corrida de F1 geralmente incluem ultrapassagens, pit stops e disputas de posição. O canal oficial Fórmula 1, com mais de 11 milhões de inscritos, compartilha os melhores momentos, entrevistas com pilotos e cobertura dos bastidores.
- Análise e Comentário: criadores brasileiros falam sobre análises sobre corridas, opinioes e estratégias de equipes. O RessacaMotor posta vídeos narrados, com imagens ou vídeos ilustrando suas análises, e o canal No Paddock da F1 com a Ju apresenta por uma mulher discute o que aconteceu em cada corrida.
- Vídeos técnicos e instrucionais: Criadores também discutem sobre a mecânica dos carros e como os pilotos podem melhorar suas performances. Dois ex-pilotos de corrida se destacam como criadores: o campeão da Fórmula Truck Felipe Giaffone faz análise quadro a quadro de cada corrida, e Rubens Barrichello, do canal Acelerados, testa todos os tipos de carros , com foco na mecânica, velocidade e recursos, e também fala sobre seus anos como piloto de F1 .
- Discussões e reações de fãs: O canal Yayah Cortes, streamer de jogos, faz vídeos reagindo a momentos memoráveis do passado na F1, como “ YAYAH REAGE: AS PIORES LUTAS DA FÓRMULA 1”. Por outro lado, o criador Victor Ludgero usa humor e memes para comentar as corridas mais recentes da F1.
- Notícias e Cobertura: Os canais de referência para saber o que está acontecendo no esporte – como as escalações de pilotos de F1 do próximo ano, controvérsias de corrida, rivalidades de pilotos e mudanças de regras – são Splash e Go Podcast, BOTECO F1, GP EM CASA , Grande Prêmio e Clube da F1.
Comentários estão fechados.