Setembro Amarelo: Orkut dá 7 dicas para interagir nas redes sociais de forma mais saudável

 *Por Orkut Buyukkokten

O Setembro Amarelo, campanha brasileira dedicada à prevenção do suicídio traz à tona tona o questionamento de como podemos usar as redes sociais de forma mais saudável. Para colaborar com o bom clima na vida virtual e com a saúde mental, Orkut Buyukkokten, o engenheiro fundador da primeira rede social que engajou brasileiros, o orkut.com, e CEO do app hello oferece 7 dicas:

  1. Foque na qualidade: uma pesquisa realizada em 2017 pelo Jornal Americano de Medicina Preventiva apontou que pessoas que relatam passar mais de duas horas por dia nas mídias sociais são duas vezes mais propensas a dizer que se sentem socialmente isoladas.

As redes sociais têm potencial de criar momentos mágicos e incríveis, mas isso depende da qualidade da sua conexão e não da quantidade de tempo online.

Dica: Tome tempo para realmente se conectar com quem você se importa. Tenha experiências genuínas compartilhando desde o que é mais especial até o cotidiano.

  1. Sem comparação: embora as mídias sociais nos convidem a compartilhar momentos notáveis, os feeds de notícias viraram uma grande rede de autopromoção. Há uma disputa por mostrar o relacionamento mais feliz, o emprego mais bacana, a viagem mais descolada ou a melhor roda de amigos.

Esse exercício da autopromoção pode nos levar a um movimento involuntário da comparação e um sentimento de incapacidade ou inferioridade diante do sucesso do outro. O resultado disso é uma geração insegura e solitária com medo da rejeição.

Dica: Evite comparações, celebre o sucesso dos amigos, mas lembre-se que essa é apenas uma pequena parte da vida deles.

  1. Viva experiências: que atire a primeira pedra aquele que nunca deixou de curtir a música da sua banda favorita em um show para gravar um vídeo. Com o uso das redes sociais acabamos deixando de viver experiências valiosas. Vale tudo por um post bacana?

Dica: Viva realmente o momento, que tal tentar aproveitar um pouco a experiência com as pessoas antes de compartilhar e contar tudo aos que não estão?

  1. Esqueça os algoritmos: os algoritmos não foram criados para valorizar a felicidade humana e sim otimizados para gerar receita, lucros de publicidade de marcas. O que acaba acontecendo é que entramos em um looping de conversas superficiais, relacionamentos baseados em cliques de validação (likes) e acabamos deixando de lado nossas paixões pelas novas conexões.

Dica: Reconheça as pessoas que amam o que você posta ou faz e interaja com elas, valorizando o tempo que usam para curtir o que você posta.

  1. Construa uma reputação: a discussão das fake news segue em alta. Nas redes sociais ficou difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso. Temos uma nova geração que acredita no que não é verdade, e que não acredita no real. Para combater as notícias falsas é preciso construir uma reputação, algo que não se compra.

Dica: Publicar conteúdo de qualidade ajuda a construir uma reputação sólida e uma boa rede de relacionamento. É por meio da sua reputação que as pessoas confiam na veracidade do que você posta. Na hello, reputação é a chave para evitar problemas como fake news.

  1. Aposte em interações divertidas e autênticas: os brasileiros eram apaixonados pelas comunidades do orkut.com e ali compartilhavam suas paixões, visões da vida cotidiana. Felicidade, amor e amizade são condições indispensáveis para criar interações divertidas e autênticas.

Dica: seja real e – principalmente – divirta-se. Permita-se abrir o coração, seja para amor ou amizade.

  1. Não desapareça da vida das pessoas: começar a falar com alguém e depois desaparecer já é visto como algo até comum na internet, o chamado “ghosting” – no entanto, apesar de frequente, a conduta de simplesmente abandonar uma conexão não deveria ser uma prática, pois não é educada e nem gentil. Para criarmos um ambiente mais saudável precisamos ser mais responsáveis com quem nos relacionamos. Se não seria de bom tom fazer isso pessoalmente, por que fazemos isso no mundo virtual?

Dica: apareça mesmo que seja apenas para dizer olá. Comece e termine seu dia conectando-se a três pessoas.

É um hábito que pode mudar sua vida.

As redes sociais têm potencial de mudar o mundo e toda essa mudança começa conosco, pois nós temos o poder de mudar a nós mesmos para o melhor com conexões autênticas, olhando nos olhos e no coração e também propagando a verdade. Cuide da sua saúde mental e todos aqueles que estão conectados com você!

*Orkut Buyukkokten é o engenheiro fundador da primeira rede social que engajou brasileiros, o orkut.com, e CEO da Hello Network, www.hello.com.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.