Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

14ª EDIÇÃO CINEFANTASY – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO OFERECE 115 FILMES DE 32 PAÍSES

A 14ª. Edição do CINEFANTASY – um dos principais Festivais da vanguarda do Cinema Fantástico no continente e membro fundador da FANTLATAM – Aliança de Festivais de Cinema Fantástico da América Latina, com direção de Monica Trigo, Eduardo Santana e Filippo Pitanga, acontece, esse ano, do dia 13 a 18 de Setembro, tranformando a cidade de São Paulo na capital latino-americana do cinema fantástico.

Com algumas das premières mundiais mais aguardadas de cineastas aclamados, e algumas estreias latino-americanas multipremiadas ao redor do mundo, a programação traz o que há de melhor e mais inovador no cinema fantástico. São mostras diversas para todos os gostos e cinefilias, com produções advindas de todo o Brasil, da América Latina e do mundo.

Anúncios

Ao todo contamos com 115 filmes, 14 longas-metragens, 92 curtas-metragens nas mostras competitivas com sessões inéditas e exclusivas de longas e curtas-metragens distribuídos em seis dias e em dois locais da cidade de São Paulo – Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo – Bela Vista e no Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação). Além de cinco filmes convidados da Mostra Final Girls Berlin exibidos no Bijou e quatro do homenageado da edição, o premiado ator José Dumont que serão exibidos no Cineclube Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro).

O universo fantástico tem sido responsável pelas maiores bilheterias do mundo e premiado nos principais festivais, como Cannes, Berlim, Veneza, Sitges, além do Oscar. E o cinema brasileiro representa o gênero de forma grandiosa, com reconhecimento internacional, como em obras como Bacurau, As Boas Maneiras e os mais recentes Três Tigres Tristes e Regra 34. E agora o Cinefantasy traz 5 longas-metragens das mais diversas regiões do Brasil e reconhecidos em renomados Festivais, como Annecy, Tribeca, Independent Spirit Awards, diretamente para a competição principal, além de incontáveis curtas de linguagem inovadora para debater a distopia da realidade atual, através da ancestralidade espiritual, da animação, do queer horror e muito mais. 

O Cinefantasy tem como meta a preocupação social e leva as produções para as periferias de São Paulo em projeto permanente de difusão e circulação, contando com workshops e oficinas formativas de fomento para públicos diversos e também para as novas gerações. Além disso, foi precursor de metas de integração latinoamericanas, igualmente estando na vanguarda do cinema fantástico em pautas afirmativas e de promoção de visibilidade à obras realizadas por diretoras mulheres e por diretores negres. Sem falar que foi o primeiro festival do universo fantástico do mundo a incluir a temática LGBTQIA+ em seu regulamento.

Anúncios

As produções do gênero podem promover uma subversão das leis gerais do mundo e da vida, confundindo o possível e o impossível, fazendo do fantástico um gênero que força o deslocamento das percepções e oferece a experiência do excesso e da intensificação de sensações. A liberdade de sua forma possibilita a abordagem de temáticas sociais com ousadia, mostrando questões urgentes como a discriminação e desigualdade de forma transgressora perante a estética tradicional.

Tradicionalmente o cinema fantástico é associado a obras de horror, ficção científica e fantasia, mas sua origem remonta a um período anterior ao cinematógrafo, com técnicas envolvendo a projeção de imagens a partir de ilusões de ótica, provocando ao mesmo tempo o encantamento e o medo nos espectadores.

Quando o mundo parece se tornar cada vez menos verossímil, o cinema fantástico oferece uma forma potente de fabulação, de radicalização de experiências, manifestando um desejo de que o cinema pode, a partir da imaginação e do excesso, invocar aquilo é inalcançável.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar