156 Digital: serviço da Vivo amplia comunicação entre prefeituras e cidadãos
A comunicação entre o cidadão e a gestão municipal pode ser mais ágil, ampla, interativa e direta com o serviço 156 Digital. A ferramenta foi desenvolvida pela Vivo (marca comercial da Telefônica Brasil) em parceria com a Reglare, startup apoiada pela Wayra Brasil, iniciativa do Telefónica Open Future, que é o programa de apoio ao empreendedorismo e à inovação aberta da empresa.
A trajetória de sucesso da Reglare será contada pelo CEO da empresa, Hélio Katanosaka durante o evento “CEO com Propósito”, que acontece dia 24 de outubro, no Teatro Vivo, organizado pela Ideia Sustentável. A parceria da startup com a Vivo será destacada pelo presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, que fará a abertura do evento.
O executivo vai mostrar que a Vivo passa por uma transformação digital e ferramentas como o 156 Digital contribuem com essa trajetória, podendo gerar impacto social positivo para diversas comunidades em todo o Brasil. Sustentabilidade também é um importante direcionador de inovação na empresa. A Vivo investe em um modelo que atende as demandas mais relevantes nos âmbitos social e ambiental e, ao mesmo tempo, segue fortalecida como negócio sustentável, oferecendo serviços de qualidade para os clientes.
Diálogo com o poder público
Disponível em 12 prefeituras do estado de São Paulo, o 156 Digital tem o objetivo de melhorar a vida das cidades, facilitando e ampliando o diálogo do poder público com seus cidadãos. A plataforma funciona como um hub dos vários canais de contato com a prefeitura, capaz de acompanhar as solicitações encaminhadas via redes sociais por meio de protocolo digital único. “Trata-se de uma ferramenta poderosa de gestão municipal que atende a uma demanda crescente do cidadão por mais transparência e agilidade por parte das prefeituras, provocando impacto social bastante positivo nas cidades”, afirma Hélio Katanosaka, CEO da Reglare.
A Reglare é uma empresa de tecnologia de software, voltada para soluções de automação de processos utilizando Bigdata. Uma das maiores vantagens das startups que ingressam na academia Wayra é ter acesso à maior operadora do país, a Vivo, para fazer negócio. “Aproveitamos essa oportunidade e nos juntamos à empresa para desenvolver o 156 Digital”, conta Katanosaka. De seu lado, a operadora se beneficia com soluções inovadoras desenvolvidas rapidamente pelas startups, seja para melhorar processos internos ou criar serviços para seus clientes.
Como funciona
O 156 Digital cria páginas especiais nos canais de comunicação das prefeituras, identifica as solicitações do cidadão pelas redes sociais mais acessadas – Facebook e Twitter – e endereça as requisições para as áreas correspondentes dentro da Prefeitura. A ferramenta também categoriza os problemas apontados pelos moradores e gera um cardápio de relatórios que possibilita a exportação de arquivos para vários formatos, além de disparar alertas de crise para áreas previamente definidas.
A informação pode ser visualizada pelo prefeito e sua equipe em forma de mapa da cidade com a localização de situações como queda de árvores, buracos, lâmpadas apagadas, filas em postos de saúde e ainda a indicação das respectivas áreas responsáveis. Vários filtros podem ser utilizados, permitindo, por exemplo, identificar em quais bairros estão concentrados os problemas, em que período ocorreram, se foram resolvidos e qual o prazo empregado na solução. Assim, relatórios antes disponíveis apenas ao final de cada mês são extraídos em tempo real.
A economia de até 80% na comparação com modelos convencionais, por telefone e carta, é decorrente da automatização do processo. As etapas de identificação da reclamação, inserção dos dados em uma planilha ou sistema, encaminhamento da demanda internamente e retorno com um status ao cidadão passam a ser feitas sem intervenção humana.
O serviço opera através da plataforma do produto Vivo Cloud Plus, hospedado no Datacenter da Vivo, e tem interface móvel que utiliza inteligência artificial para envio das informações às prefeituras.
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