Como um blog / canal com apenas 100 visualizações / assinantes pode fazer sucesso?

Você leu todos os tutoriais que existem no mundo sobre aumento de tráfego. Entupiu seu blog de ações para capturar e-mails dos internautas. Criou e-books super interessantes, programou newsletters automáticas e escreveu frases “poderosas” com “gatilhos mentais”, mas mesmo assim seu tráfego não aumentou nem 10%. Se isso aconteceu com você este artigo é para você.

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Vou aqui fazer uma poção para atrair mais leitores e assinantes em até 7 dias úteis.

Antes de começarmos a falar é importante que façamos um paralelo importante entre os tipos de blogs e intenções, há portanto quem crie um blog para ser famoso, outros como fonte de renda alternativa, outros como hobby, outros como status social. Há vários motivos.

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E há ainda quem crie blogs de nicho exclusivamente para ganhar dinheiro. É uma fórmula que funciona mais ou menos assim: você escolhe um nicho, digamos receitas de emagrecimento; faz vários textos com palavras-chaves escolhidas a dedo, atrai um tráfego que se interessa por aquele tema; captura e-mails e tenta fechar vendas de produtos depois com isso.

Há com quem de fato isso funciona mas não com todos. De fato eu não acredito em fórmulas mágicas para nada, mas em todo caso este post não fala com esse perfil. E muitos destes posts são apenas traduções de técnicas norte-americanas e que não funcionam por aqui. Tanta gente mandou tanto spam aqui no Brasil que a nossa taxa de abertura de e-mails é baixa. E se te fizeram acreditar que é por culpa do Assunto do e-mail leia este artigo aqui.  Viu isso não te contam no site das fórmulas mágicas.

Na verdade a dica é para tantos blogueiros como eu que escrevem para ter de fato um veículo cada vez mais estabelecido e não um centro atrator de links e e-mails sem relação real com seu blog ou canal no Youtube.

Mas então como conseguir mais tráfego?

Pode parecer contraditório falar isso num artigo como esse mas tente desencanar um pouco disso. Os números e métricas do blog são sim importantes e vamos falar um pouco deles lá na frente, mas números são sempre coisas bem relativas.

Ter um blog com um milhão de acessos de pessoas que ficam no seu blog 15 segundos pode não ser tão relevante quanto um blog que 100 mil pessoas que ficam mais tempo nele.

Você acha que um blog com apenas 100 visualizações poderia ser um blog de sucesso??? Ou um canal do Youtube com 100 assinantes poderia ser famoso?

Pense bem…

E e se os 100 leitores ou assinantes desse veículo fossem os 100 principais executivos do Brasil?

Percebeu a diferença. Com certeza as grandes marcas fariam fila para anunciar no seu blog. Pense em algumas delas:

  • marcas de carro de luxo;
  • cursos de MBA no exterior
  • relógios de luxo
  • revistas de lifestyle.

E aí a segunda questão importante é você tendo este público em mãos iria mesmo fazer várias propagandas com o risco de irritar seus seletos eleitores? Com certeza não e ia então criar escassez o que faria com o que o seu blog fosse mais concorrido e as verbas publicitárias mais altas.

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Outra  coisa que pode passar pela sua cabeça é que não deve ser fácil criar um blog para esse público e que você não conseguirá atrair esses leitores, mas aqui a ideia é mostrar para você que tão importante quanto o número de leitores que tem é a comunidade que você criou em torno do seu produto editorial, então se você esta focando desesperadamente nisso pode estar neste momento acontecendo algo com você:

  • Você está gastando energia no foco errado e isso deixa você cansado.
  • Você está frustrado porque fica olhando o número dos outros blogueiros/youtubers e esquece de cuidar do que já tem.

Pois é frustração é algo que tenho ouvido com frequência e não é para menos. Assim como em tudo na vida existem menos casos de sucesso que fracassos. Para cada 100 vlogers realmente famosos uns vários outros não vão ser. É um mito achar que todos vão atingir o Olimpo senão o Olimpo não seria o Olimpo, saca?

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Já tá cheio aqui sacou?

Veja o caso da Anna, uma blogueira de Santos que eu acompanho há quase um ano e autora do Caderno de Cabeceira. Dias desses a vi compartilhando feliz que o blog dela estava cheio de acessos porque ela resolver escrever uma série de artigos sobre Direito (e leis) para blogueiros. Aqui você vê um exemplo. E qual a fórmula mágica? Nenhuma!!! Era um assunto que ela dominava de outras atividades, resolveu escrever sobre isso e os leitores vieram.

Então ao invés de querer ir para o Olimpo alheio crie o seu próprio reinado. Não vai ser tão grande quanto o Olimpo, mas nem por isso ruim. Pelo contrário.

Mas o que fazer então?

O primeiro passo é focar sem dúvidas no que você já tem. Esqueça por um mês pelo menos os números dos outros e as táticas que não funcionam. Tente entender, quais são os posts que as pessoas comentaram mais. Compartilharam mais.

Vá numa ferramenta chamada BuzzSumo (http://buzzsumo.com/) coloque lá o seu site e veja os posts do seu site que mais deram o que falar.

E olha lá eu aqui dizendo que não há fórmulas mágicas e querendo dar uma fórmula para você. Não é isso acredite! Mas estar cercado das ferramentas certas é fundamental para você crescer.

O que os seus leitores gostam? O que eles compartilham mais?

Dê a sua opinião

As pessoas (e não números) vão se identificar com você e as suas ideias e isso é ótimo. Saia da neutralidade. Seja firme nas suas ideias e crenças. Se você não gosta de algo fale. Mas não caia na bobeira da polêmica vazia – só pela audiência. É um público que não fica. Estou falando de um discurso coerente.

Então se posicionar é bacana, levantar boas causas também e concordar ou discordar dos seus leitores nos comentários – que podem até – render novos posts de diálogos.

Faça testes

Nunca escreveu sobre determinado assunto? Faça o teste e veja se o seu público gostou. Vale também postar no seu Facebook pessoal que está pensando em postar sobre determinado assunto. Veja a reação das pessoas.

Aos poucos você verá que alguns temas (dentro do seu foco principal é claro) vão ter mais eco que outros.

Seu canal do Youtube não decola? Foco na linguagem

Nesse tópico nem vou me deter muito. Leia este belo artigo do Luis Felipe no Medium.

É preciso investir

Já falamos nisso por aqui é preciso investir tempo e também dinheiro. Pouca gente fala nisso mas a maioria dos blogueiros e youtubers famosos também anuncia na internet. Assim parte de tudo que se ganha deve ser investido no seu canal de produção de conteúdo. E se você não ganha nada ainda precisa pensar seriamente em separar uma grana para isso. Com tanta concorrência anunciar pode fazer seu conteúdo ser visto mais rápido. Nem que seja R$ 10,oo mas é preciso investir. Ter um domínio próprio, hospedagem, tema personalizado e o seu tempo de pesquisa e redação. Tudo isso é investimento

Pode ser que o seu blog ou canal no Youtube de fato não estejam legais.

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É triste dizer isso mas acredite eu já vi vários blogs ruins e não sou eu quem vai dizer se o seu é bom ou não. Nem você, nem seus amigos. São seus leitores que vão dizer isso. E de que forma? Comentando pouco, compartilhando pouco, criando poucas interações e isso lá na frente vai se refletir numa queda de acesso. Então seja humilde e entenda que é preciso mudar.

Se você fizer a mesma coisa que está fazendo irá ter os mesmos resultados.

A frase acima não é auto-ajuda, nem o Segredo, nem PNL. É lógica meu caro, é lógica pense bem. Então resumindo. Foque no seu produto e esqueças fórmulas mágicas pronta. Talvez a única pessoa que esteja realmente ganhando tráfego é autor do post. Só você vai conseguir criar uma experiência única com seus leitores. Sei que conselho se fosse bom a gente não dava, vendia. Mas em todo caso segue um último:

Pare de olhar para o lado e para trás. Olha pra frente que vai!

E você como tem conseguido acertar o foco com o seu público? Compartilhe nos comentários.

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4 Comentários
  1. Suellen Moreira Diz

    Uma bela postagem Armindo, gostei bastante, rico em conteúdo e dicas super boas, os artigos indicados também não falharam na missão de transmitir informação que seja relevante, parabéns! Gostei bastante e merece minha compartilhação!

  2. Anna Carla Diz

    Obrigada pela menção Armindo!
    E que dicas valiosas! Vou compartilhar!

  3. Laíze Damasceno [Marketing de Gentileza] Diz

    Bacana, Armindo. Adorei e me identifiquei. Meu blog segue esse caminho. Prefiro ter 100 pessoas engajadas do que 100 mil sem interesse algum. Obrigada pelo artigo e meus parabéns pelo seu sucesso. Um beijo!

    1. Armindo Ferreira Diz

      Que comentário lindo!!! Adorei!!! Muito obrigado!

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