Como contratar um influenciador digital para a sua marca?

Antigamente essa seria uma resposta mais fácil, o problema é que agora estamos tendo com a pulverização das múltiplas plataformas de publicações de conteúdos. Temos assim então os blogueiros, snapchatters, instagrammers, youtubers e demais produtores de conteúdo abrigados em um novo possível termo: os Creators. Termo muito bem explicado no vídeo abaixo do Youpix:

Bom e pulverização de plataforma pode em alguma instância significar pulverização da audiência. E assim a primeira dica que quero falar com você é, identifique a melhor plataforma para o seu negócio. Se você trabalha com itens visuais, como moda, o Instagram ou Pinterest são opções. Já negócios e empreendedorismo podem se beneficiar de blogs textuais. As possibilidades são múltiplas.

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Outro ponto importante é que este tipo de ação ainda está engatinhando mesmo nos grandes mercados: você pode achar que anunciar no Youtube já não é novidade, mas pense em relação à TV que tem mais de 50 anos e uma indústria madura. A vantagem é que quem começar a engatinhar agora nesse tipo de ação lá na frente se dará melhor e isso pressupõe até errar. Está num bom momento para investir um pouco em aprendizado. Foi assim com mídias CPM e CPC: quem começou primeiro no Adwords, por exemplo, sofreu mais, gastou um pouco mais no começo, mas conseguiu tirar melhor proveito. Quem chegou primeiro nas fanpages pegou 100% de abrangência, não apanhou com regras rígidas e com certeza teve um resultado maior e mais barato do que nos dias de hoje.

Então aposte em produtores de conteúdo para suas ações de marketing como forma de aprendizado

É importante frisar, num mundo em que todo mundo procura receitas prontas, que não há uma regra universal. Cada marca vai ter uma experiência única com seu consumidor no ambiente digital. Há muita experimentação e investimento de tempo em dinheiro até chegar em algo que funcione para você, mas é algo que precisa ser feito. Dito isso, vamos para algumas dicas:

  • O blogueiro é profissional ou hobbista? Qual a intenção dele com o canal criado?
  • Ele tem um plano editorial definido?
  • Qual é o contexto dele de influência? Um produtor de conteúdo para videogame pode ser um ilustre desconhecido para quem consome moda e vice-versa.
  • Qual é a atitude do produtor no dia-a-dia? Ele tem preconceitos? Ele tem vícios? Ele consome marcas de luxo ou mais populares? E como isso vai de encontro a sua marca?
  • O que é mais relevante para sua marca? A pessoa ou o conteúdo produzido? Ou o conjunto dos dois?
  • Cada blogueiro tem sua política comercial. Então peça sempre seu mídia-kit. Um mídia-kit profissional deve ter dados de acesso auditados pelo Google Analytics, números das redes sociais, prêmios e vezes que aquele produtor saiu na mídia e marcas com quem já trabalhou.
  • Sua conta deve ser quanto vou investir x qual é a minha expectativa de retorno do investimento. Não há fórmulas mágicas.
  • Enviar presentes, brindes e mimos: não é obrigação do blogueiro a) publicar alguma coisa sobre aquilo; b) gostar daquilo.
  • Tenha em mente que quanto mais profissional for sua relação mais resultados profissionais você vai ter.
  • Blogueiros profissionais tem custos para produzir conteúdo de qualidade: tempo de produção, equipamentos, produção do conteúdo e isso tem um custo. Tente ter uma relação sadia com essa produção. Se você não remunera o creator como ele vai criar conteúdo de qualidade? E se ele não produz conteúdo de qualidade, como vai atender sua demanda?
  • Mídia digital não é o mesmo que TV ou rádio
  • Nem sempre milhões de visualizações ou seguidores querem dizer algo. Muitas pessoas podem comprar esses números para inflar os resultados.
  • Coloque na balança qualidade x quantidade.
  • Veja tudo que será oferecido, converse questione acompanhe.
  • Favoreça relações e parcerias ganha-ganha
  • E quer uma dica de ouro?

Invista em relacionamento com os produtores de conteúdo digital / creator / influenciadores

Bom essas são algumas dicas e não deixe de compartilhar nos comentários as suas dicas ou experiências sobre o tema =)

 

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2 Comentários
  1. Enio Machado Diz

    Excelente texto. Conteúdo na veia!!!

    1. Armindo Ferreira Diz

      Valeu Enio!

Comentários estão fechados.