Conferência Web.br traz discussões sobre a Web na era da Computação Cognitiva

285

A conferência Web.br chega à 10ª edição com discussões relevantes sobre os avanços e desafios da Web na era da Computação Cognitiva. O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro em São Paulo, traz novamente em seu conteúdo tudo o que é tendência na aplicação da computação cognitiva na web, bem como nas formas como a web pode contribuir para a evolução do uso da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquinas. As discussões e workshops do evento permitirão à comunidade web no Brasil acessar em primeira mão esses assuntos e aprender de forma prática como atuar no desenvolvimento e adoção destas novas tecnologias.
A Conferência reunirá especialistas brasileiros e do exterior para debater questões técnicas, éticas e morais relacionadas à web para a evolução e aplicação da IA e do machine learning. “A coleta de dados para IA, por exemplo, traz uma séria de questionamentos relacionados às técnicas de coleta, privacidade e proteção de dados. Por outro lado, temos a Web também como a interface na qual os resultados do processamento da IA são apresentados ao ser humano, e aqui também temos questões técnicas e éticas para discutir, como credibilidade e segurança”, complementa Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

 

Presenças confirmadas
Entre os palestrantes e keynote speakers confirmados estão nomes como Léonie Watson, diretora de comunicação com desenvolvedores do The Paciello Group; Chaals Névile, Diretor de Programa Técnico da Enterprise Ethereum Alliance; Heloisa Candello, Research Scientist na IBM Research; Virgilio Almeida, Professor Visitante Associado da Universidade Harvard, Berkman Klein Center e Titular no Departamento de Ciência da Computação da UFMG; William Daflita, líder técnico do Movimento Web Para Todos, e Thiago Cardoso, diretor de tecnologia da Hekima.

Confira um resumo dos temas tratados por cada um destes especialistas:

Leónie Watson
tecnologias emergentes como Inteligência Artificial e as APIs que estão sendo usadas para resolver problemas de acessibilidade web serão apresentadas por Leónie, que falará sobre como pessoas com deficiência interagem com tecnologias como a Inteligência Artificial.

Chaals Nevile
O keynote falará sobre a importância dos dados estruturados para o aprendizado da máquina, sobre como o machine learning é afetado por esses dados publicados na Web e como os desenvolvedores podem publicar dados na Web utilizando vocabulários semânticos.

Heloisa Candello
Em uma oficina “mão na massa”, a especialista do IBM Research mostrará como interfaces são capazes de dar cada vez mais naturalidade e inteligência aos diálogos e interação entre máquinas e humanos. Ela também apresentará casos reais de uso dessas tecnologias.

Virgílio Almeida
“Fake news’’, discriminação, restrição a direitos humanos são apenas alguns dos problemas que decorrem do avanço das tecnologias digitais. São problemas de natureza ética e moral que tem impactos sociais, econômicos e políticos. Por outro lado, há inúmeras possibilidades de impacto positivo, como os exemplos na áreas de saúde, mobilidade e entretenimento. Como keynote, ele discutirá alguns exemplos concretos de pesquisas em computação e áreas correlatas que ressaltam impactos na sociedade, como direito ao esquecimento, proteção de privacidade, “surveillance’’ e algoritmos de classificação e priorização.

William Daflita
Comandará um workshop sobre Acessibilidade na Web. Durante a atividade, ele mostrará como funciona a acessibilidade em Frameworks JavaScript (JS) como Vue, Angular e React, sem que isso impacte custo e tempo de desenvolvimento e de que maneira os usuários com deficiência interagem com os sítios utilizando tecnologias assistivas.

Thiago Cardoso
“Ética e responsabilidade no uso de dados para aplicações de Inteligência Artificial” será o assunto tratado pelo keynote que é diretor da Hekima. Durante sua apresentação, Cardoso trará as boas práticas e ferramentas para o desenvolvimento de aplicações capazes de impactar positivamente a sociedade.

Web.br nas redes
Enquanto outubro não chega, os interessados podem acompanhar a página do evento no Facebook. Vamos contar ali, em primeira mão, quem são os palestrantes confirmados e os temas em alta durante o evento.

Faça parte desse movimento. Participe da Conferência Web.br 2018!
Serviço – Conferência Web.br
Data: 04 e 05/10
Onde: Centro de Convenções Rebouças
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23
05403-000 – São Paulo, SP
Inscrições: http://conferenciaweb.w3c.br

Sobre a Conferência
A Web.br nasceu em 2008 para liderar discussões sobre tecnologias abertas da Web, e mostrar, no contexto brasileiro, os principais temas abordados no mundo sobre o avanço Web como Plataforma.

A Conferência, é realizada pelo Centro de Estudos sobre tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil), . Consagrada como principal espaço brasileiro de discussão, apresentação, debate sobre as tendências e boas práticas de desenvolvimento Web, reúne anualmente centenas de participantes, entre desenvolvedores, designers, gestores, estudantes e usuários de Internet.

Nesta 10ª edição, a Web.br terá um formato que privilegia tanto o aprendizado na prática – com o primeiro dia dedicado à realização de workshops – quanto a apresentação de keynotes nacionais e internacionais que acontecerá no segundo dia de evento.

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.