Medley com Akira Kushida comemora 30 anos de Jaspion no Brasil

139

Akira Kushida, uma das vozes mais marcantes do Japão quando o assunto são temas de animes e seriados de super herói (tokusatsu), regravou no Brasil todas as músicas que cantou para a trilha sonora de Jaspion, em 1985. O projeto foi idealizado e co-executado pelo brasileiro Ricardo Cruz, cantor de temas nacionais de alguns animes (já participou de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Super) e único estrangeiro a participar do super grupo japonês JAM Project (de Onepunch Man).

jaspion - Medley com Akira Kushida comemora 30 anos de Jaspion no Brasil  -  - Medley com Akira Kushida comemora 30 anos de Jaspion no Brasil

“Eu cresci ouvindo todas essas músicas do Kushida. Foi glorioso entrar com ele no estúdio e ouví-lo regravar todas elas 33 anos depois. E poder participar dessa criação e cantar junto com o mestre foi algo quase surreal”, conta Ricardo.

O arranjo do tributo ficou a cargo do guitarrista Lucas Araújo, com quem Ricardo criou o canal Anison Lab., que lança semanalmente recriações de temas clássicos de animes e tokusatsu que marcaram época.

 

A homenagem a Jaspion também tem a participação de Larissa Tassi, cantora original dos temas brasileiros de Cavaleiros do Zodíaco.

Os cantores fizeram um medley com as principais músicas da trilha sonora da série, incluindo os temas de batalha e a icônica música do Gigante Guerreiro Daileon. Uma das canções que, aliás, Kushida nunca cantou ao vivo. “Foi a primeira vez que eu cantei Mabushii Aitsu em 33 anos!”, comentou Kushida logo depois de sair do estúdio. “É incrível como Jaspion faz sucesso no Brasil, fico muito feliz em poder homenagear os 30 anos da série no Brasil através desse medley”, completa o cantor, que está com 72 anos e gravou, inclusive, pela primeira na carreira, em português. “Eu resolvi topar esse desafio. O Ricardo me dirigiu na minha primeira gravação em português, que não poderia ser outra música a não ser a abertura de Jaspion”, revela. “Esperem ansiosos, ficou muito legal”.

Kushida nasceu em 1946, em Kanagawa, Japão. Sua estréia cantando temas de super-heróis aconteceu em 1983, com a música de abertura da série Esquadrão Solar Sun Vulcan. Nessa ocasião, ele também firmou uma parceria importante com o compositor Chumei Watanabe, outra lenda das músicas de animes e tokusatsu do Japão. Juntos definiram a sonoridade que hoje nós rapidamente identificamos como “trilha de herói japonês dos anos 80”.

Até chegar em Jaspion, Kushida e Chumei fizeram as principais canções da trilogia dos Policiais do Espaço (Gavan, Sharivan e Shaider – todas as série foram exibidas no Brasil).
E, em 1988 e 1989, ele ainda cantaria as trilhas dos também clássicos Jiraiya e Jiban. Todas as séries de super heróis clássicos japoneses que fizeram a cabeça dos jovens na década de 1990 podem ser assistidas de forma oficial e gratuita no canal Tokusatsu TV da empresa Sato Company que possui os direitos no Brasil

O medley é uma forma de celebrar a série Jaspion e o impacto que ela teve na vida de muitas pessoas no Brasil. Impacto que não teria a mesma força se não fosse a poderosa trilha sonora interpretada por Akira Kushida.

foto: divulgação

pinit fg en rect red 28 - Medley com Akira Kushida comemora 30 anos de Jaspion no Brasil  - pinit fg en rect red 28 - Medley com Akira Kushida comemora 30 anos de Jaspion no Brasil

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

%d blogueiros gostam disto: