código de desconto: #ARMINDONACPBR12

Fiat e Ford não empolgam no Salão do Automóvel 2018

438

É sempre bom lembrar que este blog não é e não fala para entusiastas de carros. Eu sempre olho esse segmento com o foco na tecnologia e também nas minhas experiências.

fiebot 1541705365338 Pequeno - Fiat e Ford não empolgam no Salão do Automóvel 2018

Na minha visita ao Salão do Automóvel 2018 eu pude dar uma extensa volta no evento e dois stands chamavam a atenção pela apatia, que de certa forma, se resumiam a exibição pura e simples dos veículos ou de shows com subcelebridades e sons mal ajustados. O que na minha opinião não estava legal.

código de desconto: #ARMINDONACPBR12

Receba novidades

Talvez seja coisa minha afinal eu prefiro as atividades lúdicas, interativas e tecnológicas e não só aquela maratona de circular por todos os carros admirando cada bólido. Entendo quem faça, mas não é minha praia.

Será que é só percepção?

Pode até ser, mas olhando os números de carros emplacados no Brasil podemos ter um olhar mais preciso sobre isso.

fenabrave - Fiat e Ford não empolgam no Salão do Automóvel 2018

Em carros leves Fiat e Ford amargam posições abaixo da GM, VW e Renault. Nesse mercado tão competitivo os números saltam aos olhos.

A Fiat mesmo foi a marca de carro que mais perdeu espaço com a crise, de acordo com matéria publicada pelo Autoesporte no G1 em abril desse ano de 2018:

Desde que os emplacamentos começaram a cair no Brasil, 5 anos atrás, a marca não apenas perdeu a liderança do mercado como viu sua participação despencar mais de 10 pontos percentuais. Foi o maior recuo entre as 10 que mais vendem carros no Brasil

E pensar que em 2013 a empresa era líder nesse segmento no país.

Já a Ford passa por “reestruturação”

Conforme noticiado pelo Estadão em outubro de 2018 a Ford passa por um processo de reestruturação . A reportagem do Valor Econômico é mais enfática e esclarece que se trata de um processo global, mas que:

“(…) a América do Sul não tem dado lucro para a companhia. Além disso, a operação brasileira não recebe investimentos desde 2015.”

Já o UOL repercutiu o que pode ser uma conversa entre uma montadora e a Ford, dentro desse plano de recuperação. De acordo com a reportagem na América do Sul a Ford perdeu mais de US$ 4 bilhões desde 2012. Não é pouco.

Grande Metáfora

No final das contas é interessante ver como o Salão do Automóvel é uma grande metáfora viva do mercado dos automóveis no Brasil.

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.