Dicas e truques para acelerar o streaming dos seus vídeos

Os serviços de streaming são parte essencial da internet atual. Plataformas como a Netflix ganham cada vez mais adeptos e mudam profundamente o modo com o qual lidamos com conteúdos audiovisuais.

Porém, poucas coisas são tão chatas quanto sofrer interrupções durante os streamings. Você está vendo seu filme, sua série, seu anime ou seu tutorial favorito quando, de repente, o vídeo pausa e fica carregando, carregando e carregando.

Seja para quem acompanha um material quanto para quem faz streamings ao vivo, isso é um verdadeiro incômodo. Felizmente, é possível resolver esse problema com alguns recursos simples. Nós vamos listar esses recursos aqui, de modo fácil para qualquer tipo de usuário.

Receba novidades

Por qual razão o streaming fica lento?

Há várias razões que podem motivar a lentidão no carregamento dos seus vídeos. Uma das mais prováveis é que seu próprio provedor de internet pode estar reduzindo intencionalmente a sua velocidade de conexão.

Isso acontece porque, para gerenciar o fluxo de dados das redes do provedor, esses serviços podem desacelerar a velocidade de conexão dos usuários, evitando assim congestionamentos na rede.

Uma outra razão pode ser o acúmulo de processos e de arquivos desnecessários, que podem consumir muita velocidade de conexão e prejudicar a sua velocidade de streaming. Para esses e outros problemas, há soluções que serão conferidas a seguir.

Exclua os arquivos temporários e o cache

Uma das causas da lentidão no streaming é o acúmulo de arquivos temporários e de arquivos desnecessários (conhecidos como junk files) e o acúmulo de cache. Esses arquivos consomem a velocidade da conexão e são um verdadeiro peso – desnecessário, é claro!

Procure por programas que façam a remoção desses arquivos e exclua-os com frequência. Isso vai fazer com que eles se não se acumulem e, consequentemente, com que a sua velocidade geral de conexão seja aprimorada, o que vai beneficiar o seu streaming.  

Use programas adequados para evitar excluir arquivos importantes. É um meio melhor e mais seguro do que tentar realizar a remoção manualmente.

Desconecte dispositivos que não estão sendo usados

Quanto mais dispositivos conectados a uma mesma rede, menor será a velocidade geral da conexão nesta rede. Você está usando a internet no seu desktop e, ao mesmo tempo, tem dois ou três notebooks, vários smartphones e tablets conectados à rede (isso sem falar em pessoas que possam estar conectadas à sua rede de Wi-Fi sem você saber).

Então, uma dica valiosa é simplesmente desconectar os aparelhos que você não estiver usando, além de proteger a sua conexão Wi-Fi contra possíveis intrusos. Para isso, usar um provedor VPN é uma ótima pedida.

Dê um upgrade na sua rede Wi-Fi

Se você simplesmente precisa manter vários dispositivos conectados numa só rede Wi-Fi (principalmente porque várias pessoas se conectam a ela), a dica anterior pode não ser suficiente ou pode ser algo simplesmente impossível de se fazer. Nesse caso, melhorar a sua rede Wi-Fi é o melhor procedimento.

Contrate uma velocidade maior, aprimore o uso do tráfego de dados, instale roteadores melhores e faça uma otimização do desempenho geral dos seus dispositivos. Tomar essas e algumas outras medidas para melhorar a velocidade da sua conexão como um todo vai garantir a melhora não só do seu streaming, mas de tudo o que você e os outros usuários da sua rede fizerem na internet.

Use aplicativos/provedores de VPN

Então você já aprimorou a sua velocidade de conexão, contratando outros serviços do seu provedor de internet (ou de um provedor concorrente), excluiu os arquivos desnecessários, limpou o cache e desconectou os dispositivos desnecessários, mas ainda assim enfrenta problemas de lentidão no streaming e em outras atividades online?

Como citamos anteriormente, uma das causas mais prováveis para isso pode ser a redução intencional da sua velocidade de conexão feita pelo seu próprio provedor de internet. Uma das melhores formas de burlar isso é usando um provedor VPN. Você pode baixar o aplicativo aqui.

Para desacelerar a sua conexão e “desafogar” a rede, o seu provedor de internet precisa acessar o seu endereço IP, que é basicamente a sua assinatura digital na internet e na rede do seu provedor, mais especificamente.

Um provedor VPN te permite alterar o seu endereço IP ou ocultar essa informação, tornando os seus dispositivos indetectáveis e mantendo a sua velocidade de conexão. Isso ajuda a acelerar a sua velocidade de streaming, bem como a velocidade da sua rede como um todo.

Se você usa dispositivos móveis com sistemas operacionais Android, esses provedores VPN são ainda mais indispensáveis, especialmente porque ajudam a proteger o seu dispositivo em redes públicas de Wi-Fi, que são mais sobrecarregadas (com vários usuários) e naturalmente mais vulneráveis.

Essas são apenas algumas dicas simples para aprimorar a velocidade do seu streaming e da sua conexão como um todo. Vale a pena procurar por bons provedores VPN e por ótimos softwares para excluir os arquivos desnecessários. Há tanto opções gratuitas quanto pagas para as duas funcionalidades.

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Comentários estão fechados.