Pint of Science Festival – Taverna Medieval divulga agenda de palestras participantes do maior encontro de divulgação científica

O  Pint of Science Festival surgiu em Londres há 7 anos,  com o objetivo de aproximar os diálogos entre cientistas e população. Pouco tempo depois de ganhar notoridade na Inglaterra, o evento conquistou o mundo, desembarcando no Brasil em 2015.   Hoje já são mais de 80 bares e restaurantes que estão inscritos no evento, oferecendo palestras nas mais diversas áreas da ciência. A próxima edição acontece entre 20 e 22 de maio e, a Taverna Medieval, hamburgueria temática localizada no bairro da Vila Mariana terá em sua programação palestras inéditas, com temas que abordam desde a ciência na idade média até as relações atuais entre o homem e a tecnologia.

Abrindo a programação, no dia 20, a primeira palestra  será ministrada por um físico, Jean Faber – professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e dois médicos, respectivamente, Luiz Eugenio de Mello – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino e Paulo Schor, Coordenador de Pesquisa da Pró reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFESP. A proposta é discutir o uso da tecnologia na educação, medicina e sociedade.   No dia 21, Elisa Kozasa, pesquisadora do Instituto do Cérebro e docente do Hospital Israelita Albert Einstein, abre o diálogo sobre a influência da mente sobre o corpo e como a ciência mede a qualidade de vida. Também fará parte do bate papo o engenheiro e mestre em psicologia, Carlos Henrique, abrindo espaço para o diálogo sobre percepções e anseios da vida por meio de sua história e da sua experiência de 30 anos na área da saúde, além de relatar como um  episódio de um surto de suicídio foi o gatilho para a criação de um curso sobre compaixão. Para encerrar, a última palestra aproveita o tema da casa e propõe um mergulho na literatura criada por J.R.R Tolkien, com a palestra de Reinaldo José Lopes, jornalista de ciência da Folha de S. Paulo, discutindo as relações entre os elementos da Terra-Média de “O Senhor dos Anéis” e a ciência. Todas as palestras são gratuitas, com capacidade para 70 pessoas, com lugares distribuídos por ordem de chegada.  

Sobre o Pint of Science

Receba novidades

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.