TCL amplia leques de produtos e mostra que veio pronta pra brigar com gigantes no mercado brasileiro

É muito interessante acompanhar os movimentos da TCL aqui no Brasil. O contato que eu tive com a marca pela primeira foi num evento quando foi me explicada a parceria entre a marca e uma antiga conhecido dos brasileiros: a Semp Toshiba. Fazendo assim a Semp TCL.

Menos de três anos depois a empresa aos poucos toma o gosto do consumidor brasileiro e já começa a roubar participação no mercado de outros players estabelecidos nesse setor.

Eu estive no lançamento de vários novos produtos da empresa no mercado brasileiro que vão desde um line-up novo de celulares até equipamentos de ar-condicionado. Além disso estão fortalecendo o leque de opções de Android TV e ao que tudo indica essa decisão pode abrir caminho para um leque de possibilidades (e produtos) embarcados no conceito de casa digital com “internet das coisas”. Trocando em miúdos em muito em breve você poderá falar para a TV apagar uma luz ou acionar uma pipoqueira e ela – com a interface Android – executa a função.

Receba novidades

Muitos desafios

Se em TV’s a empresa parece ter acertado a mão, já em mercados como o de celulares é um grande desafio conseguir se encaixar num segmento que está nesse momento altamente pulverizado, por conta da entrada oficial (ou não) das marcas chinesas, algumas com um apego muito grande do mercado brasileiro. Por isso foi muito interessante e esclarecedor conversar com a Patricia Vital, head de marketing da SEMP TCL.

Mesmo na correria do evento ela atendeu o Blog do Armindo de forma muito atenciosa e principalmente muito segura de onde a marca está colocando os pés. Dava pra ver o brilho no olhar e um sorriso aberto ao falar das conquistas e posicionamento adotado.

Ela me falou que um dos acertos foi a conexão da marca com o esporte e também com a cultura organizacional mais arrojada dos chineses nessa operação. “A TCL é uma marca global e ela precisa se posicionar como tal e a gente teve um sucesso muito positivo desde que lançamentos as TV’s TCL. Nós acreditamos muito na força da nossa marca. Fomos pioneiros ao juntar o surf e o futebol, fazendo junção com a tecnologia. Então a gente acredita que essa mistura tem nos ajudado a atingir os nossos objetivos de negócios. O que é muito legal na TCL é a rapidez que a gente de adaptar, inovar e crescer”, explicou a executiva.

“Temos a humildade de ser um entrante e a coragem de ser um player desafiador nas categorias que estamos entrando.

Patricia Vital, head de marketing da SEMP TCL

Mas qual consumidor está na mira da empresa? A Patrícia me explicou que são os jovens que estariam mais dispostos a considerar uma nova marca, os amantes de tecnologia e pessoas que percebem valor no design diferenciado oferecido pela marca.

Numa apresentação tão importante a trilha sonora do evento foi marcada por ritmos brasileiros e eu quis saber dela se essa mistura do Brasil com a China dá samba. “Os chineses são muito presentes e a gente troca muitas figurinhas. Assim como no esporte a sinergia cultural é importante”, finalizou.

Uma presença forte no esporte, um entendimento claro do mercado de atuação e uma pitadinha do gingado brasileiro junto com a velocidade de escala que empresas chinesas conseguem ter, parecem ser os pilares que estão fazendo a Semp TCL se destacar de uma forma tão rápida no mercado nacional.

Com tudo que eu vi no evento realizado num hotel na cidade de São Paulo me resta dizer ao leitor que vale a pena acompanhar os movimentos que a empresa está fazendo no país e também considerar a marca no momento da escolha da compra.

A equipe entrou em campo pra jogar e até onde se vê da arquibancada é um jogo que dá gosto de ver. Ganha o consumidor que tem mais opções de qualidade de escolha e ganha o país com investimento e acesso a tecnologia.

Receba novidades
Receba toda sexta-feira as principais novidades do Blog.
Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.