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5 coisas que aprendi visitando a sede do KaBuM! em Limeira.

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Pude participar de uma press trip para visitar as instalações do KaBuM! na cidade de Limeira, interior de SP.

O tour, foi realizado ontem, e eu pude conhecer parte do administrativo – onde eles têm um sala gamer equipada com tudo de bom e do melhor e os funcionários podem usar nas horas vagas, um centro de logística reversa e o estúdio onde são criados os conteúdos.

O Kabum! recebe mais de 400 mil pedidos por mês, e realiza mais de 3,6 milhões de envios por ano. A empresa segue em crescimento e já acumula 40 milhões de visitantes mensais interessados nos mais de 125.000 produtos anunciados no e-commerce. O ticket médio do e-commerce é de R$ 1.250.

Sim, os números impressionam e já fazem da empresa o segundo principal negócio do Magazine Luiza e o maior Share of Mind da indústria brasileira dos jogos.

Mas existe algum segredo por trás desses resultados? Confira alguns aprendizados que tive ontem lá e que eu quero compartilhar com vocês:

1 – Cultura e senso de comunidade importam. Toda empresa que vai atuar no segmento gamer precisa entender o conceito da palavra comunidade e o porquê ela é importante. E vi várias vezes os executivos da empresa reforçarem o termo. Não se trata de vender para a comunidade gamer, mas de fato fazer parte dela. Isso ficou bem claro pra mim no papo que tivemos com o Bruno Chamas, que é Head de Marketing do Kabum!.

Em todos os espaços que visitei havia áreas free-to-play, o que faz com que o gaming esteja na cultura organizacional da marca. E antes que alguém fale que a empresa tem uma área de jogos que ninguém usa, a da área administrativa estava lotada quando eu visitei.

Na “Sala Gamer” os funcionários podem reservar e jogar nos seus tempos livres.

2 – Influenciadores como consultores de negócios. Por várias vezes os diretores da empresa destacaram como usam os influenciadores digitais da marca também como consultores de negócios, tirando dúvidas e explicando comportamentos que não fazem parte do seu dia-a-dia.

3 – Microinfluenciadores fazem, sim, parte da estratégia. Eu, por experiência própria, inclusive, não acredito muito em empresas que falam da importância de uso dos microinfluenciadores. A maioria usa esse discurso de uma forma bonita, mas, na prática, quer mesmo só números no Powerpoint. E pela primeira vez (sim a primeira vez) eu ouvi um CEO, no caso o, Julio Rodrigues, elogiar esse tipo de contratação. E não só isso eles têm números que comprovam aumento nas vendas. Além disso, contam com programas institucionais que apoiam mulheres gamers desde o começo da trajetória com equipamentos e visibilidade dentro da comunidade e com marcas parceiras.

4 – Cortar para crescer. O Kabum! veio de uma aquisição e com ele veio herdado um complexo portfólio de uma infinidade de SKUs que não tinham afinidade com o mundo gamer. Nos últimos meses a empresa promoveu um corte de produtos que não faziam parte desse nicho e as vendas aumentaram. Assim o negócio também se encaixa melhor na marca-mãe sem canibalizar canais de venda.

5 – Do digital para o físico. Recentemente a empresa inaugurou a primeira sua primeira loja física com mais de 500m2 na Vila Guilherme(SP). O local é voltado para produtos OpenBox, ou seja, aqueles que já tiveram as caixas abertas, mas não possuem quaisquer sinais de uso. E os resultados têm sido positivos. Em breve o Magazine Luiza deve inaugurar um novo espaço na Avenida Paulista, onde era a antiga Livraria Cultura no Conjunto Nacional e o Kabum! deve ter um showroom exclusivo. Aliás, podem surgir outras operações agregadas do Kabum! em lojas do Magalu em todo o país, mas por enquanto, ainda são estudos preliminares.

Conteúdo feito em casa e de forma rápida.

A empresa investiu num robusto estúdio na cidade de Limeira com diversos cenários para as mais variadas demandas. No térreo ficam os estúdios, camarim e sala do Switcher.

No andar superior do estúdio fica toda equipe de conteúdo, com redatores e editores que cuidam da produção de dezenas peças de conteúdo que será utilizado em diversas plataformas.

Atualmente, o setor conta com oito profissionais que atuam diretamente no estúdio, incluindo editores, roteiristas, operadores de câmera e o time de produção. Dependendo das campanhas e eventos sazonais do e-commerce, cerca de 10 vídeos são produzidos e 8 lives são realizadas mensalmente no espaço.

Além das Live Shop – focadas em ofertas exclusivas e interatividade, permitindo que os espectadores comprem produtos em tempo real com descontos exclusivos para quem está acompanhando as transmissões – e o Korujão Gamer – live dedicada à comunidade gamer, com competições que valem cupons, créditos no login e drops – também são transmitidas a partir do estúdio, lives temáticas para lançamentos de produtos, campeonatos de esports, e acompanhamento de eventos. Alguns exemplos são a última edição do Game Awards, a cerimônia anual de premiação dos melhores jogos eletrônicos, além do  Resenha Ninja, que acontece toda terça-feira nos canais internos do KaBuM!.

O varejo é muito dinâmico e as oportunidades promocionais surgem a todo momento. Ter essa estrutura própria de conteúdo, muito parecida com uma redação de um veículo de comunicação, ajuda na velocidade entre, por exemplo, receber um novo equipamento e divulgar quase que instantaneamente.

A Inteligência Artificial como propulsora de novos negócios.

A empresa está também implementando uma compra customizada de PC Gamers, em que a Inteligência Artificial, irá ajudar o consumidor a escolher as peças na montagem, podendo ainda descobrir configurações por valor máximo ou que rodam determinado jogo. Porém, o algoritmo está em fase de aprendizagem.

No fim das contas, me pareceu que a empresa tem um desejo sincero de ganhar o coração dos gamers brasileiros e parece trilhar um caminho interessante nesse sentido.

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