Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

5 perguntas para a Nuria López, sócia da Daniel Advogados, sobre a chamada “lei do cyberbullying”

Lei 14.811/2024, foi sancionada na última segunda-feira (15), e incluiu os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

E claro que imediatamente após a publicação surgiram diversas dúvidas sobre a aplicação da nova lei.

A Lei 14.811/2024 incluiu os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal. crédito: Madrolly – Depositphotos

Obrigado por ler Bits & Geeks. Esta publicação é pública, por isso sinta-se à vontade para a partilhar.

Partilhar

Para entender mais como ela impacta as nossas vidas, seja nos jogos digitais ou nas redes sociais, eu conversei com uma das principais especialistas em direito digital do país. A Nuria López é sócia do escritório Daniel Advogados. Ela é Doutora em filosofia do direito pela PUC-SP, Mestre em filosofia do direito pela PUC-SP, Advogada em tecnologia, privacidade e proteção de Dados, Professora em cursos de pós-graduação, pesquisadora e autora de publicações em sociedade da informação, inteligência artificial e proteção de dados.


Atualmente, você é assinante gratuito do Bits & Geeks. Considere apoiar esse projeto, por enquanto, doando qualquer valor para a chave PIX 0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

Doe qualquer valor


5 perguntas sobre a Lei 14.811/2024 para Nuria López.

1 – Nuria, no mundo dos games em jogos on-line, infelizmente em alguns contextos, é muito comum os jogadores ficarem trocando ofensas e provocações. Esse tipo de prática agora pode ser impactada pela nova lei do cyberbullying? 

O ponto chave aqui é o contexto: as provocações, os xingamentos, que são habituais dos ambientes competitivos, desportivos, incluindo os jogos on-line, não necessariamente caracterizam o cyberbullying, que ultrapassa esses limites sociais. O cyberbullying é uma intimidação sistemática, intencional, repetitiva, sem motivação evidente por meio de intimidação, humilhação, discriminação.

O cyberbullying é uma intimidação sistemática, intencional, repetitiva, sem motivação evidente por meio de intimidação, humilhação, discriminação.

Para compreender se existe cyberbullying nos jogos on-line, será preciso avaliar todo o contexto para verificar se esses requisitos da lei estão previstos. Ou seja, a lei não tem como objetivo punir a animosidade natural da competição, mas sim proteger crianças e adolescentes dessa intimidação sistemática, que tem consequências graves para a saúde física e mental das vítimas.

>>> Para continuar a leitura clique aqui <<<

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar