50 Tons de Cinza, validação de proposta de valor e o empreendedorismo

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Talvez você pense que só aproveitei o hype do livro e filme  50 Tons de Cinza para falar de empreendedorismo e o título ia chamar a atenção e em partes você está certo, mas não é só isso, me deixe explicar.
Estava pesquisando sobre algumas técnicas de marketing de conteúdo e me deparei com este incrível artigo do Charlie Hoehn sobre como virar um top 1 Best Seller na Amazon. Os norte-americanos realmente são bons de números e eles tem uma receita para que isso aconteça. De acordo com o autor do texto é preciso vender entre 3500 e 5000 cópias em 24 horas.
Estamos aqui falando de livros, mas poderia ser um aplicativo de celular ou outro produto que você queira vender e precisa ter uma penetração de mercado rápida. Acredite não é uma missão fácil.
E aí que lendo o texto me deparo com a explicação de como a autora de 50 Tons de Cinza E.L. James conseguiu atingir a marca de 90 milhões de cópias nos últimos 3 anos. No Brasil chegou a vender 100 mil exemplares em 2 semanas.
E como ela conseguiu esta façanha?
Ela VALIDOU A IDEIA antes e tinha certeza que teria compradores e acredite começou a partir de uma fanfic de Crepúsculo.

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Sacou a semelhança?

O autor do artigo explica a estratégia e eu tomo a liberdade de fazer uma versão livre em português:

É verdade: E.L. James usou os personagens de Crepúsculo para criar sua obra. Ela escreveu um monte de histórias sobre eles fazendo coisas sensuais uns com os outros, então chamado a série “Master of the Universe”. Stephanie Meyer ainda comentou sobre a série (“Isso realmente não é meu gênero, não é minha praia … bem nela – ela está indo bem “).
James removeu as histórias do site de fan fiction, publicou-o em seu próprio site – fiftyshades.com – e então renomeou os personagens para Christian Grey e Anastasia Steele. O resto é história.
Há uma lição SUPER importante aqui, que eu gostaria que cada autor, artista e empresário aprendesse para que pudessem salvar-se de anos de desgosto e fracasso. Essa lição é …
Validar a sua ideia! Fazer as pessoas terem certeza que desejam comprar o que você está fazendo!
Para atingir o post de #1 na lista dos mais vendidos, o livro tem de entregar uma experiência incrível que 1.000 pessoas prontamente gastariam dinheiro para comprar.
A maioria dos autores faz o oposto total. Eles passam meses ou anos trabalhando em alguma obra-prima, sem nunca perceber que eles estão fazendo algo que ninguém vai comprar. Então eles vêm a mim, me pedindo para ler seu trabalho, e eu tenho que dizer: “Eu não conheço ninguém que estaria disposto a pagar por isso.”
E.L. James, por outro lado, fez isso de maneira inteligente. Ela criou o conceito a partir de outro produto com uma enorme demanda – a série Crepúsculo – tornou-a mais sexy, então deu para o público o que ela sabia que iriam adorar. Ela criou uma fórmula vencedora (e finalmente superou mega-sucesso de Crepúsculo), porque ela sabia que as mulheres estavam gastando dinheiro com esse tipo de livro já. E agora, há inúmeros autores querendo seguir o mesmo caminho atrás da liderança de James no gênero adulto erótico.

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Quero aqui reforçar um ponto importante do autor

“O livro tem de entregar uma experiência incrível que 1.000 pessoas prontamente gastariam dinheiro para comprar.”

Qual é o seu nível de preocupação com a experiência que o usuário vai ter? Você tirou tudo da sua cabeça e baseado na sua vivência? Como você viu este não é o melhor caminho.

Qual vai ser a surpresa que os cliente vão ter ao abrir a sua caixa de bombom?
Qual vai ser a surpresa que os cliente vão ter ao abrir a sua caixa de bombom?

E se você achou que 50 Tons de Cinza não tinha nada para ensinar para você sobre empreendedorismo, pelo menos tem aí algo a ficar de olho. Se você não fizer sua lição de casa pode esperar que o chicote do mercado vai te pegar e pode ser bem dolorido.
O mercado tem um contrato sério com você. Se tiver um produto bom ele compra senão slap slap...
O mercado tem um contrato sério com você. Se tiver um produto bom ele compra senão slap slap…

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