Talvez você pense que só aproveitei o hype do livro e filme 50 Tons de Cinza para falar de empreendedorismo e o título ia chamar a atenção e em partes você está certo, mas não é só isso, me deixe explicar.
Estava pesquisando sobre algumas técnicas de marketing de conteúdo e me deparei com este incrível artigo do Charlie Hoehn sobre como virar um top 1 Best Seller na Amazon. Os norte-americanos realmente são bons de números e eles tem uma receita para que isso aconteça. De acordo com o autor do texto é preciso vender entre 3500 e 5000 cópias em 24 horas.
Estamos aqui falando de livros, mas poderia ser um aplicativo de celular ou outro produto que você queira vender e precisa ter uma penetração de mercado rápida. Acredite não é uma missão fácil.
E aí que lendo o texto me deparo com a explicação de como a autora de 50 Tons de Cinza E.L. James conseguiu atingir a marca de 90 milhões de cópias nos últimos 3 anos. No Brasil chegou a vender 100 mil exemplares em 2 semanas.
E como ela conseguiu esta façanha?
Ela VALIDOU A IDEIA antes e tinha certeza que teria compradores e acredite começou a partir de uma fanfic de Crepúsculo.
O autor do artigo explica a estratégia e eu tomo a liberdade de fazer uma versão livre em português:
É verdade: E.L. James usou os personagens de Crepúsculo para criar sua obra. Ela escreveu um monte de histórias sobre eles fazendo coisas sensuais uns com os outros, então chamado a série “Master of the Universe”. Stephanie Meyer ainda comentou sobre a série (“Isso realmente não é meu gênero, não é minha praia … bem nela – ela está indo bem “).
James removeu as histórias do site de fan fiction, publicou-o em seu próprio site – fiftyshades.com – e então renomeou os personagens para Christian Grey e Anastasia Steele. O resto é história.
Há uma lição SUPER importante aqui, que eu gostaria que cada autor, artista e empresário aprendesse para que pudessem salvar-se de anos de desgosto e fracasso. Essa lição é …
Validar a sua ideia! Fazer as pessoas terem certeza que desejam comprar o que você está fazendo!
Para atingir o post de #1 na lista dos mais vendidos, o livro tem de entregar uma experiência incrível que 1.000 pessoas prontamente gastariam dinheiro para comprar.
A maioria dos autores faz o oposto total. Eles passam meses ou anos trabalhando em alguma obra-prima, sem nunca perceber que eles estão fazendo algo que ninguém vai comprar. Então eles vêm a mim, me pedindo para ler seu trabalho, e eu tenho que dizer: “Eu não conheço ninguém que estaria disposto a pagar por isso.”
E.L. James, por outro lado, fez isso de maneira inteligente. Ela criou o conceito a partir de outro produto com uma enorme demanda – a série Crepúsculo – tornou-a mais sexy, então deu para o público o que ela sabia que iriam adorar. Ela criou uma fórmula vencedora (e finalmente superou mega-sucesso de Crepúsculo), porque ela sabia que as mulheres estavam gastando dinheiro com esse tipo de livro já. E agora, há inúmeros autores querendo seguir o mesmo caminho atrás da liderança de James no gênero adulto erótico.
Quero aqui reforçar um ponto importante do autor
“O livro tem de entregar uma experiência incrível que 1.000 pessoas prontamente gastariam dinheiro para comprar.”
Qual é o seu nível de preocupação com a experiência que o usuário vai ter? Você tirou tudo da sua cabeça e baseado na sua vivência? Como você viu este não é o melhor caminho.
E se você achou que 50 Tons de Cinza não tinha nada para ensinar para você sobre empreendedorismo, pelo menos tem aí algo a ficar de olho. Se você não fizer sua lição de casa pode esperar que o chicote do mercado vai te pegar e pode ser bem dolorido.
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