6 dicas para quem vai começar a jogar World of Tanks

World of Tanks, um jogo popular da Wargaming disponível gratuitamente para Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Android, iOS e PC, coloca os jogadores em duelos táticos por campos de batalha enormes, onde é preciso muita estratégia para vencer. Escolher o tanque certo, saber atirar de várias distâncias e posições e até mesmo como movimentar e parar o seu tanque podem definir o resultado das partidas.

Se você está começando uma nova aventura por esse mundo explosivo, nada melhor que dicas preciosas para acelerar sua adaptação. Separamos seis delas que vão melhorar suas estratégias e garantir vitórias. Veja:

1 – Qual tanque escolher?

No início da sua jornada por World of Tanks, será preciso escolher a sua primeira máquina de guerra. São três opções iniciais, mas com muitos outros desbloqueáveis ao longo da jornada. Há vários tipos de tanque no seu plantel, alguns mais rápidos e leves, outros pesados e repletos de poder de fogo ou blindagem. Na hora da partida, de acordo com o tipo de mapa, lembre-se de escolher sua posição no mapa corretamente para ajudar seu time.

Mapas mais abertos pedem por mobilidade, para flanquear inimigos e passar por áreas abertas sem receber tiros. Já mapas mais fechados, como cidades, com encontros de um contra um em cada esquina, pedem tanques mais resistentes ou com poder de fogo elevado. Há ainda mapas híbridos, onde a escolha vai depender do seu estilo de jogo preferido e do time inimigo.

2 – Como disparar de forma eficiente?

World of Tanks é um jogo de combate tático e estratégico, em que disparar é um ato pensado com antecedência e a precisão depende de vários fatores.

Para auxiliar o jogador, a retícula de mira conta com comportamentos e cores que indicam se o tiro tem boas chances de atingir o inimigo e ainda perfurar a blindagem resistente.

Se o centro da mira estiver verde, quer dizer que esse é um local frágil do tanque inimigo, que permite perfuração e até dano crítico. Se ela estiver vermelha, significa o contrário, blindagem espessa que poderá impedir que seu projétil faça dano. Há exceções, que falaremos logo mais na dica das fraquezas. 

Por isso, se movimentar enquanto atira não é uma boa tática. Quanto mais expandida a mira, menos preciso é o tiro e maiores são as chances de um erro. O tiro ideal é com a mira bem pequena, com seu tanque parado, em um ponto verde marcado sobre o tanque inimigo.

Assim que atirar, a mira vai ficar toda vermelha e voltará ao verde aos poucos. Essa animação de cores indica o tempo de recarga do tanque. Quando ela estiver totalmente verde novamente, você pode realizar um novo disparo.

Muitas batalhas são decididas à distância e é necessário precisão para vencer. Para isso, é possível ativar o modo sniper, que é um zoom que amplia muito o ângulo de visão, e permite mirar mais longe. Tome cuidado com o movimento, afinal, neste modo a mira se expande ainda mais facilmente. 

3 – Abuse das fraquezas dos adversários

Cada tanque do jogo tem as suas próprias fraquezas e entender isso com o tempo é o que te transformará em um jogador perigoso.

Tanques mais pesados tem dificuldade de movimentação e podem ser flanqueados com mais facilidade. Usando tanques leves, é possível rotacionar facilmente para as costas de um deles e atingir o ponto mais fraco possível, onde poderá causar danos críticos.

Já outros tanques possuem fraquezas em áreas como a esteira, que ao serem atingidas vão paralisar qualquer movimento. Na maioria das partidas, isso significa derrota para o tanque imobilizado, que será alvo de todo o time.

Por isso é importante conhecer as peculiaridades de cada tanque e jogar em torno disso. É um aprendizado que leva algum tempo, mas é possível acelerar o processo lendo sobre os veículos dentro do jogo, ou mesmo assistindo vídeos de jogadores profissionais.

4 – Proteja as suas fraquezas 

Abusar das fraquezas inimigas é uma habilidade importante, mas proteger as suas é tão importante quanto.

A forma como o seu tanque vai se posicionar e movimentar vai deixar protegida ou exposta as suas principais desvantagens e quem sabe se proteger vence os embates de um contra um.

Deixar o tanque de frente para o adversário é um mau negócio, por exemplo, já que expõe muitas partes frágeis. Gire o tanque para uma das diagonais e exponha parte da esteira. Vários desses pontos são invulneráveis e vão te proteger de disparos inimigos e exigir uma precisão maior dele.

Na hora de se movimentar, evite girar de forma perpendicular ao inimigo e tente sempre esconder as partes mais frágeis do seu veículo.

Há tanques que podem utilizar elementos do cenário para se proteger também. Tanques americanos costumam se esconder atrás de paredes ou entulhos e deixar apenas a torre do tanque visível, a qual possui ótima blindagem.

5 – Informação é chave (minimapa e comunicação)

Agora que já entendemos como escolher um tanque e causar ou defender dano de acordo com a situação, é hora de aprender a vencer partidas de fato. Boa parte das vitórias passa pela informação.

O Mini Mapa do World of Tanks é extremamente detalhado e garante todas as informações necessárias para planejar o próximo passo. Inimigos detectados são exibidos com ícones precisos, que informam se é um tanque leve, médio ou pesado. É possível ver a movimentação do seu time e traçar sua rota de acordo com as linhas que o seu movimento gera.

Esse recurso também é importante para a comunicação. É possível marcar pontos no mapa para avisar seus aliados de perigos ou da sua próxima ação. Comunicar com o time e se movimentar de forma unida é a chave para a vitória e poder se comunicar assim, mesmo com quem não fala a sua língua, é um ótimo recurso.

6 – Jogue de forma reativa nas primeiras partidas

Por fim, é preciso entender como se portar durante as partidas. Jogadores que vêm de shooters ou RPGs de ação, acabam se movimentando de forma muito agressiva e são derrotados rapidamente nas partidas, o que pode ser um pouco frustrante.

Por isso, jogue de forma mais tática e reativa, para entender aos poucos como os inimigos se movimentam e melhorar suas habilidades de disparo à distância.

Cada mapa conta com pontos específicos onde é interessante posicionar o seu tanque e então aguardar o melhor momento. Alguns deles são ótimos para identificar inimigos, que vão ficar marcados no minimapa, outros são ótimos para trocar tiros. É preciso tempo de jogo para entender todos, mas nada que ir atrás de algum vídeo de jogador veterano não resolva.

Posicione o seu tanque de forma inteligente nesses mapas e então espere o adversário errar em vez de correr para o campo aberto e ser fuzilado por um pelotão de tanques inimigos escondidos. Com o tempo você irá aprender quais os melhores caminhos para se movimentar e como flanquear inimigos menos experientes, o que vai dar uma dinâmica maior para as suas estratégias.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência AceitarLeia mais

Nossa Política de Privacidade.