Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

7 maneiras de garantir sua segurança em um aplicativo de namoro

Os aplicativos de namoro online se tornaram o novo normal. Porém, se você estiver procurando pelo seu príncipe ou princesa no Tinder, Bumble ou outros aplicativos de namoro, é importante tomar medidas para proteger sua privacidade.

Entre o compartilhamento de viagens, contas de e-mail secundárias e um segundo número de telefone, existem muitas ferramentas à sua disposição. O truque é saber como usá-los. As dicas a seguir ajudarão a manter você seguro quando estiver tentando conhecer novas pessoas online. 

1. Limite as informações pessoais que você fornece

Anúncios

Comece limitando as informações pessoais que você fornece por padrão. Cuidado ao fornecer seu endereço residencial, endereço comercial, número de telefone pessoal ou outros identificadores.

Você também deve ter cuidado para não compartilhar essas informações em suas redes sociais ou em qualquer outro lugar online. Você nunca sabe quem pode procurar por essa informação, procurando por você. 

Até mesmo através do seu IP é possível obter informações sobre você. Se a pessoa com que você anda conversando online for boa com tecnologia, talvez seja uma boa opção pesquisar por “Meu IP” se você realmente se preocupa com sua privacidade. 

2. Use seu próprio transporte

Anúncios

Por mais antiquado e adorável que seja deixar seu par buscá-lo em casa, isso aumenta o risco. Não só eles sabem onde você mora, mas se o primeiro encontro for ruim, como você vai voltar para casa?

Sempre tenha um plano B. No dia e na era do compartilhamento de caronas, não há desculpa para entrar em um carro com um estranho. 

3. Use check-ins neutros para se manter seguro

Quando você decidir encontrar o pretendente que conheceu online pessoalmente, configure uma rede de segurança, para que alguém saiba onde você está e quando você voltará. 

Anúncios

Seja seu colega de quarto, melhor amigo ou mãe, diga a alguém para onde você está indo e quando fará o check-in (por mensagem de texto ou ligação).

Também existem aplicativos que podem alertar serviços de emergência ou seus contatos confiáveis, se você ativá-lo. Pense nisso como um botão de pânico. 

4. Faça uma verificação de antecedentes

Catfishing e scamming infelizmente estão se tornando problemas comuns online. Se algo parecer suspeito, certifique-se de pesquisar no Google seu novo amigo e procure alguns sinais de alerta, pois é possível que eles não sejam quem dizem ser. Pergunte a si mesmo:

  • Quantos amigos ele têm em suas redes sociais?
  • Esses amigos são todos homens ou todas mulheres?
  • Eles interagem com amigos online?
  • Use a pesquisa reversa de imagens para garantir que as fotos de perfil são reais. 
  • Procure registros públicos, como registros criminais e de propriedade.
Anúncios

Por fim, lembre-se que existem muitas formas de verificar se alguém é quem diz ser. Solte o Sherlock Holmes que vive dentro de você e faça sua própria investigação sobre a pessoa. 

5. Não envie apenas mensagens de texto

Por que não tentar a abordagem antiquada e fazer um simples telefonema com alguém antes de conhecê-lo pessoalmente? E as videochamadas?

Certamente alguém que está sendo honesto com você e gosta de você por quem você é não pode recusar um pedido simples como esse.

6. Não forneça informações financeiras

Anúncios

Qualquer pessoa que peça dinheiro deve ir para sua lista negra. Se você tiver bons motivos para dar dinheiro a alguém (por exemplo, dividir uma refeição ou ingressos de cinema), use dinheiro físico ou um aplicativo de pagamento.

7. Denuncie e bloqueie

Por fim, você não quer alguém por perto, não tenha medo de bloquear e denunciar essa pessoa. A maioria dos aplicativos de namoro agora tem uma função para denunciar usuários que estão enganando outras pessoas ou apenas sendo inadequados. Denunciar pessoas não é apenas para você, ajuda a proteger todos que estão usando o aplicativo.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar