99 apresenta novo aplicativo com Realidade Aumentada e integração com Google Street View

Assine nossa newsletter

Participei hoje da coletiva de imprensa do lançamento de novas funcionalidades do aplicativo 99 que agora não só e um um aplicativo de mobilidade, mas agora também uma carteira digital para quem não tem banco e precisa de soluções de pagamento eletrônico.

A empresa lançou recursos de realidade aumentada para ajudar a achar o carro mais facilmente e também recursos de segurança com um sistema de inteligência artificial que acompanha a corrida de ponta a ponta e entra em ação quando há uma mudança de trajeto ou ainda uma parada inesperada.

Confira as novidades detalhadas com informações enviadas pela empresa.

A 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, lança nesta quarta-feira (2) a nova versão do seu aplicativo, com o objetivo de tornar a experiência de motoristas e passageiros mais acessível, positiva e fluída. Além da otimização na navegação, as atualizações incluem melhor user-experience e user-interface, mais conveniência para gerenciar todas as categorias de viagens – com os recentes lançamentos já são sete no total -, ampliação do portfólio da carteira digital 99Pay, ferramentas de segurança que acompanham toda a jornada do usuário, e inovações para auxiliar o encontro de motoristas e passageiros no momento do embarque.

O novo aplicativo foi pensado para atender às demandas de toda a comunidade da 99 e solucionar contratempos que poderiam impactar a jornada do usuário. Entre as novidades, destaque para a integração com o Google Street View e recursos de Realidade Aumentada, inéditos no mercado. E para a Assistente de Segurança, um agregador que otimiza as ferramentas de segurança já existentes do aplicativo, e o Assistente de Ganhos, solução exclusiva para motoristas parceiros. “O design e a navegação mais intuitivos transformam o aplicativo e ajudam o usuário a escolher a opção que melhor atende sua necessidade. Essa é uma melhoria importante do novo app, já que neste ano lançamos uma série de novas categorias para auxiliar a população que busca transporte mais acessível e seguro”, afirma Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99.

O novo aplicativo da 99 apresenta um conjunto de ferramentas e soluções únicas com utilidade prática no dia a dia, resolvendo pequenas fricções que poderiam afetar a experiência de uso. Para mapear esses atritos e desenvolver soluções adequadas, os times da 99 trabalharam diretamente com uma equipe especializada da DiDi Chuxing, na China. “A partir de entrevistas com grupos focais, análises de feedbacks de usuários e beta-testers, inteligência de dados e a observação de mudanças de comportamento, nosso time, que tem expertise mundial, pôde desenvolver um app moderno, amigável e ainda mais seguro”, afirma Miyake

As novidades incluem melhorias na comunicação do app, no envio e recebimento de mensagens com mais segurança, mais informações sobre as diferentes categorias de viagens oferecidas pela empresa, além do redesign de botões, cores e texturas que colaboram com a usabilidade e experiência.

As atualizações, que ficaram disponíveis para beta-testers e receberam feedbacks positivos, começam a ser implementadas em dezembro de forma faseada, e estarão ativas em todo Brasil ainda no primeiro trimestre de 2021.

Google Street View e Realidade Aumentada

Ruas movimentadas ou sem locais que facilitem o embarque podem dificultar ou mesmo atrasar o início de uma corrida por aplicativo. Esta é uma das cinco principais causas de queixas na Central de Atendimento da 99. Com pesquisas e experiências internacionais, a plataforma desenvolveu o Local Exato, um recurso que ajuda o passageiro a encontrar seu ponto de encontro com o motorista e vice-versa, colaborando para uma viagem mais rápida e mais satisfatória, e diminuindo as chances de cancelamento de corrida.

A funcionalidade possui integração inédita com o Google Street View que indica, por meio de fotos, referências reais do ponto de encontro exato, ajudando motoristas e passageiros a se localizarem de maneira mais fácil no momento do embarque. Essa atualização estará ativa para todos os smartphones até o final de janeiro.

Assine nossa newsletter

Outro recurso inovador é a solução de Realidade Aumentada, que funcionará para indicar o caminho, passo a passo, até um ponto de encontro em aeroportos devido a grande área e movimentação. “Sabemos que locais amplos e com grande fluxo de pessoas são difíceis para um embarque tranquilo. Aeroportos são um exemplo, a situação se agrava porque grande parte dos passageiros acabou de chegar e nem conhece a cidade”, esclarece Miyake.

A ferramenta de Realidade Aumentada inicia seu projeto piloto no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins – MG). Em fase de expansão ao longo do primeiro trimestre de 2021, será lançada em outros dois aeroportos, Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP), podendo ser ampliada para outros destinos que apresentam as mesmas características. Enquanto a Realidade Aumentada não estiver ativa, a plataforma já oferece uma funcionalidade que lista as informações sobre como encontrar o local do embarque com foto e pequenos textos.

Assistente de ganhos e melhorias para motoristas parceiros

O novo app traz otimizações para melhorar a transparência e eficiência da carteira de ganhos dos motoristas parceiros. As atualizações facilitam, por exemplo, o planejamento sobre onde e quando fazer corridas para incrementar ganhos.

Até o final de janeiro, o Assistente de Ganhos estará disponível para todos os parceiros. É um gerador de informações que colabora com a tomada de decisão dos motoristas, com dados sobre a curva de demanda, preço dinâmico, regiões com campanhas especiais e outras comunicações relevantes.

A versão atualizada trará um painel completo que apresenta, de maneira objetiva, um panorama financeiro e informativo. A partir deste painel, será possível estabelecer objetivos semanais e acompanhar o histórico de seus ganhos de maneira detalhada, com indicações de valores de corridas, promoções e gorjetas.

Outra novidade é a Loja 99, uma plataforma de comércio eletrônico dentro do aplicativo que facilita seu acesso a dezenas de vantagens e benefícios em empresas parceiras, trazendo mais economia e praticidade. Com lançamento previsto para 15 de dezembro, a novidade estará disponível inicialmente nas cidades de Santos e Jundiaí, ambas em São Paulo. Logo na estreia, contará com ofertas de grandes marcas como Localiza Hertz, Tim, Vivo, Samsung, BR Lubrax, Allianz, dentre outras.

Segurança em primeiro lugar

A segurança é uma prioridade para a 99. Somente em 2020, R﹩ 35 milhões foram investidos em iniciativas para proteger seus 20 milhões de usuários. Com o novo aplicativo, a empresa oferece a Assistente de Segurança, recurso que agrupa uma série de ferramentas de segurança virtual que acompanham antes, durante e após a viagem, apresentando e sugerindo a ativação das ferramentas quando percebe um comportamento anormal. Um exemplo são as câmeras de segurança (dashcams), dispositivos que acompanham a corrida em tempo real e colaboram com a inibição de ações criminosas e, no caso de uma ocorrência, podem ajudar as autoridades a tomar as medidas cabíveis.

O Monitoramento da Corrida é outro recurso lançado para garantir uma viagem mais tranquila. Com tecnologia de inteligência artificial, a ferramenta detecta mudanças de rota, paradas inesperadas e ações suspeitas e rapidamente aciona o usuário para entender se foi uma decisão mútua entre motorista e passageiro ou se trata-se de uma situação de risco. A partir da resposta, são oferecidas opções como chamar a polícia ou ativar o monitoramento de áudio. “Queremos tornar a experiência do usuário, além de mais segura, ainda mais simples com o acesso ao conjunto de ferramentas que hoje a 99 disponibiliza”, comenta Thiago Hipólito, diretor de Segurança da empresa.

A Assistência 99 estará ativa para todo o Brasil até janeiro. Além de todas as nossas funcionalidades para minimizar os riscos, a página de perfil do motorista parceiro também foi otimizada. Durante a viagem, o usuário consegue acessar a checagem de identidade (foto) e histórico do motorista(avaliação de corridas).

99Pay: inclusão financeira, benefícios e vantagens

Lançada em julho de 2020 para promover maior inclusão financeira, a 99Pay é a primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade no Brasil. Somando-se aos serviços já oferecidos, que incluem pagamentos diversos e recargas de celulares pré-pagos, a 99Pay anuncia as novas funcionalidades Recarga na Corrida, Troco na Carteira, Transferência Peer-to-Peer e Lucro na Carteira, que estarão disponíveis na primeira semana de dezembro em todas as praças onde opera: Campinas (SP), Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Uberlândia (MG).

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a lucratividade na carteira, que oferece 220% do CDI, a maior taxa do mercado para carteiras digitais, e a função peer-to-peer, que permite a transferência imediata de dinheiro entre usuários por meio da carteira, sem cobrança de taxas.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.