Ir para o conteúdo

0 %

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

A maioria dos leitores já deve saber que hoje comemoramos o Dia da Toalha/Dia do Orgulho Geek. Se você não conhece o motivo, aqui nesse vídeo eu te explico:

E chega uns 15 dias antes da data eu já começo a receber um monte de pedidos para eu falar sobre diversas marcas que de uma hora para outra “viram geeks” só para surfar no hype. Nos eventos da comunidade a mesma coisa, quem não lembra das empresas financeiras que fazem de conta que são geeks, mas na verdade nunca sequer tiverem o maior cuidado ou preocupação com o que realmente importa ao fã.

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

E claro que temos as marcas que são nativamente Geek, como é o caso da Piticas e da Fanlabs, por exemplo, que são 100% DNA geek e o que a gente espera é que elas sejam realmente geeks, então não fazem mais nada que a obrigação.

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

Mas no meio desse mar todo existe uma marca que conseguiu estabelecer um território no universo geek de uma forma orgânica e que conseguiu criar autoridade nesse segmento. É uma empresa que não vende só produtos dessa área, mas quando faz, consegue entender o fã em cada detalhe. Pode ser um símbolo na haste de óculos escuros, ou uma frase na parte traseira de um relógio. Para a maioria das pessoas isso seria algo imperceptível, pro fã é fundamental.

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

Na última CCXP eu estive visitando o estande da marca, que estava lotado, e com edições exclusivas e numeradas concorridas. Colecionar faz parte desse universo e a Chilli sacou isso. Mais um ponto a favor.

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

É só correr a matéria abaixo até o 27:40 para você conferir minha visita ao estande em matéria que eu fiz para o meu programa no SBT.

Mas qual é o segredo de tanto sucesso no universo geek?

Para saber mais sobre isso eu pude entrevistar o Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Conhecido pelo programa Shark Tank com um dos empreendedores de maior sucesso do país, gentilmente respondeu nossas perguntas sobre como a empresa lida com o território geek e deu detalhes de como consegue transitar tão bem entre as grandes marcas globais do entretenimento e criar peças que fazem a felicidade dos fãs brasileiros.

ESPECIAL DIA DA TOALHA: Chilli Beans é exemplo de marca que realmente merece usar uma toalha no Dia do Orgulho Geek

Como nascem as coleções Geeks da Chilli Beans?

O mundo Geek é um dos pilares da Chilli Beans, por isso estamos sempre antenados em novidades, datas especiais, novos personagens e lançamentos – esse universo é enorme e cheio de possibilidades criativas.

Como é o diálogo com essa comunidade? Vocês recebem feedbacks e eles de alguma forma ajudam no lançamento de novos produtos?

Nosso time fica de olho nas novidades e também nos clássicos. Nossa área de design é radical. Também nos atentamos ao lançamento de filmes, séries, jogos e datas importantes para a comunidade, como o Dia do Orgulho Nerd, por exemplo. Além disso, conversamos com a galera, fazemos pesquisas para saber o que todo mundo curte e quais universos e personagens são os mais queridos e estão bombando e sempre estamos nas feiras e eventos perto de todo mundo. Então o feedback é sim importante para o lançamento dos nossos próximos produtos.

Hoje o público Geek é um público importante para a marca?

Muito! O fã do universo Geek é, além de muito exigente, ligado nas novidades, curte exclusividade e está sempre focado nas boas histórias que contamos com nossos óculos e relógios. É um dos públicos mais engajados.

Licenciamento não é algo tão simples, as donas das IPs* tem muitas policies, dos e dont´s Como vocês lidam com isso e ainda conseguem criar produtos tão inovadores e diferenciados?

Ao longo dos anos, a gente se especializou em contar boas histórias com nossos produtos, sempre respeitando as diretrizes dos licenciados e as boas práticas com relação à produção e aplicação de logos e outras questões técnicas. Hoje, somos parceiros de marcas como Disney, Harry Potter, Coca Cola, Marvel, DC e muitas outras empresas de entretenimento e consumo. Temos uma relação de parceria
mesmo com todos e sabemos da responsabilidade que temos.

* Ip é como as marcas do entretenimento tratam suas propriedades, por exemplo, o Mickey é uma IP

Qual o segredo da Chilli Beans para se estabelecer de uma forma tão orgânica no território geek?

Respeitar e surpreender os fãs. A galera Geek é antenada demais, superexigente e ligada em todos os detalhes. Para agradar essa turma, botamos a nossa inspiração no grau máximo e damos o nosso melhor em termos de criatividade e inspiração. E tem funcionado muito bem.

Para agradar essa turma, botamos a nossa inspiração no grau máximo e damos o nosso melhor em termos de criatividade e inspiração. E tem funcionado muito bem.

Caito Maia

Podemos esperar novidades nesse segmento?

Sempre. A gente não cansa de surpreender. Esse ano ainda iremos lançar mais coleções especiais e, como sempre, teremos novidades na CCXP, maior evento Geek do Brasil e talvez do mundo!

http://blogdoarmindo.com.br