Ir para o conteúdo

0 %

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

No marketing existe um termo que “é navegar no oceano azul”. Ele vem do livro “A Estratégia do Oceano Azul” dos professores Renée Mauborgne e W. Chan Kim. Grosso modo eles dizerm que existe um Oceano Vermelho onde diversas marcas se matam por atenção (e vendas) e um Oceano Azul, onde uma marca consegue nadar a vontade de uma forma livre e relativamente tranquila.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

E é justamente nesse oceano azul que a LG está conseguindo navegar ao fazer uma aposta muito forte em design e estilo. Enquanto algumas marcas se matam nos pontos de vendas para atrair a atenção dos consumidores, a companhia sul-coreana foca num mercado que aposta mais em valores agregados subjetivos, e acredite, vai muito bem com isso.

E verdade seja dita: a maioria dos eletrônicos não apresenta muitos diferenciais entre uma marca e outra. Se faramos em televisores, por exemplo, você verá diversos modelos no mercado (a maioria chinesas) que oferecem exatamente a mesma coisa. Muda uma coisinha ou outra: uma imagem é relativamente melhor que a outra, tem algum sistema operacional de TV Inteligente, e só.

Basta passar um olhar pelas TV’s da LG e notar as claras diferenças ali: o WebOS tem uma navegação fluída e intuitiva, tem um vasto conteúdo de fast channels gratuitos e uma integração muito interessante com o ecossistema da marca chamado LG ThinQ. Assim ao lavar roupas numa lava-e-seca da empresa você pode receber uma notificação no televisor. Mas os diferenciais não param aí. A tela fina e quase sem bordas, o controle mágico que desliza na tela com o movimento da mão, a instalação especializada… Tudo vai se somando nesse claro distanciamento das outras concorrentes.

A LG na CASACOR SP 2024

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

E esse distanciamento fica mais evidente ainda ao ver os passos da LG na CASACOR – trata-se de um evento realizado em São Paulo que reúne os principais arquitetos e designers de interiores para conhecer tendências que estarão em breve nas casas que ainda serão construídas ou reformadas.

São profissionais decisores nas tomadas de decisão e que estão preocupados com diversos atributos que encaixam perfeitamente nas soluções que a LG oferece. São sim projetos mais premium, para casas mais sofisticadas, mas que também, assim como acontece no mundo da moda, ir chegando em cascata em diversaos lares.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

Há mais de sete anos a empresa investe nessa estratégia claramente vencedora e nesse ano os passos são maiores e mais arrojados. Uma cozinha e uma lavanderia que são funcionais, um espaço maior de 377m², e uma assinatura que carrega ancestralidade. Sai de cena a Casa LG e entra a Casa Ñe’é LG. De acordo como o arquiteto Nildo José, o conceito de Ñeé representa o espírito vital que sustenta a vida e a essência de cada pessoa. Inspirada nessa filosofia, o espaço homenageia a alma humana e tudo o que nos torna vivos e autênticos, promovendo um ambiente de calma, positividade e minimalismo.

E se engana quem acha que é um lugar entulhado de produtos da LG, pelo contrário. A tecnologia aparece ali de forma orgânica, introduzida muitas vezes de forma sutil, como cassetes de ar-condicionado que somem em instalações no teto ou em quadros de obra de arte digital.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

A TV está no quarto como uma obra de arte que pode ser um quadro, uma janela para outra dimensão, ou ainda para assistir ao seu filme de streaming favorito. Na cozinha a geladeira integrada ao espaço garante sustentabilidade. Não é preciso abrir a porta para beber uma água gelada e com dois toques dá pra ver o interior para descobrir se falta algo. O Micro-ondas é conectado com o celular que pode ler o código de barras de produtos e se configurar de forma automática.

O sueco Simon Stålenhag e o retrofuturismo.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

Um projeto arquitetônico que traz uma paleta naturalmente leve, com tons rosados e terrosos, contrastados por um verde exuberante, criando uma atmosfera quase lúdica. A arquitetura orgânica, marcada pela expressão espontânea do pensamento, é revestida com um painel de MDF usinado que remete aos caules de bambus, criando a sensação de um caminho sinuoso pela floresta. O piso de cerâmica artesanal, da Keramica, que se estende por todo o ambiente, foi pensado nos trançados das cestarias brasileiras, proporcionando um visual elegante e acolhedor como um grande tapete entrelaçado.

Curiosamente ao ver o espaço me lembrei muito do artista plástico sueco Simon Stålenhag e suas obras retrofuturistas. Ele cresceu numa área rural e começou a ilustrar as paisagens de onde morava. Aos poucos ele começou a introduzir robôs gigantes e instalações futuristas inseridas na natureza, muitas vezes de forma bucólica ou buscando a contemplação em áreas rurais.

Um pouco dessa obra pode ser vista na série “Tales from the Loop”, disponível em Amazon Prime Video.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

E é justamente nessa simbiose da tecnologia com elementos da natureza e ancestralidade que reside a proposta da Casa Ñe’é LG. Logo na entrada podemos ver as mais modernas telas transparantes da LG exibindo imagens de tapeçarias artesanais que surgem como se fossem holografias.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

O Home Office tem o mais moderno monitor da marca: o Smart LG MyView Full HD. Ele foi reconhecido com o Prêmio de Inovação CES de 2024 por seu design premium, com linhas minimalistas para enriquecer a experiência de uso e otimizar espaço, sendo reconhecido também pela Red Dot Design de 2023 e pelo iF Design Awards de 2023. No projeto da CASACOR essa peça de última geração foi instalada numa mesa rodeada de manuscritos e inserida em um nicho com prateleiras cheias de livros e fotos antigas em preto e branco.

LG se consolida na CASACOR SP 2024 em espaço maior e ditando tendências no design de interiores.

A vida sendo boa com a LG.

Em sua fala, a head de marketing da LG, Sonah Lee, fez questão de reforçar como a marca pensa de forma intensa o conceito de “Life is Good”. Mas qual é exatamente a visão da marca para essa “vida boa”?

Ao visitar a Casa Ñe’é LG podemos perceber que é uma casa que tem a tecnologia ao seu favor funcionando de forma integrada com a casa e focada em garantir uma qualidade de vida superior aos moradores daquele lar. Casas climatizadas e com o ar puro, eletrônicos que são peças de design superior e que agradam os olhos e a alma. Mas que também são eficientes, lavando roupas de forma mais rápida e preparando comida no micro-ondas enquanto assiste seu esporte favorito.

E por incrível que pareça, tudo isso, sem perder nossa conexão com a natureza, com as produções artesanais e com a nossa ancestralidade. Tudo isso envolto numa atmosfera retrofuturista.

Parece impossível juntar todos esses elementos. Mas a LG nesse ano, prova que não.

http://blogdoarmindo.com.br