Joguei em antecipado mais de 3 horas de Star Wars Outlaws: vale a pena jogar? É um bom jogo? Confira minhas impressões.
Qual seria a sensação de caminhar pelo universo de Star Wars? Essa é uma das grandes premissas do que seria um game realmente de mundo aberto de Star Wars Outlaws.
E eu pude jogar por mais de 3 horas em acesso antecipado essa novidade que a Ubisoft deve lançar no mercado até o final do mês.
O game foi rodado num servidor da própria Ubisoft em São Paulo e eu joguei do meu computador por um sistema remoto. Nessa gameplay eu tive uma companhia extra: uma especialista da Ubisoft no game que foi me acompanhando durante toda jornada, me dando dicas e tirando dúvidas para que eu pudesse contar para vocês tudo que achei.
Vamos falar primeiro do game e seus personagens.
“Star Wars Outlaws” nos apresenta Kay Vess, uma ladra habilidosa que busca realizar o maior roubo da Orla Exterior, tudo isso enquanto tenta escapar das garras do Império e de vários sindicatos criminosos. Acompanhada por Nix, Kay deve navegar pelas complexidades do submundo galáctico. A narrativa do jogo se passa entre os eventos de “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”, uma era em que o Império está em seu auge de poder.
O jogo promete uma experiência de mundo aberto com uma rica variedade de planetas e cidades para explorar. A jogabilidade inclui combates terrestres e espaciais, furtividade e um sistema de reputação que se assemelha a títulos como “GTA” e “Red Dead Redemption 2”. Suas ações impactarão como você é visto pelos diferentes sindicatos e pelo Império, com possíveis perseguições intensas pelo espaço.
“Star Wars Outlaws” vai permitir que você trabalhe com sua fama em facções distintas – suas decisões vão agradar alguns grupos e desagradar outros. Além disso, os jogadores poderão personalizar suas naves e speeders, acrescentando uma camada extra de imersão e estratégia.
“Star Wars Outlaws” promete ser uma adição emocionante e inovadora ao universo de Star Wars, oferecendo aos fãs a oportunidade de explorar o lado mais sombrio e menos conhecido da galáxia. Com uma narrativa envolvente e uma jogabilidade diversificada, este jogo tem tudo para se tornar um marco na franquia.
Como foi minha gameplay em “Star Wars Outlaws”.
Minha gameplay de teste começou com a Kay e o Nyx enfrentando ladrões de peças de aeronaves e aí pegamos um speeder rumo a uma cidade e para a minha primeira missão. Os gráficos do deserto me chamaram a atenção de cara e, além disso, há, sim, construções que podem ser exploradas no melhor do espírito do mapa aberto.
Ao chegar na cidade é tudo muito vivo. Há vários NPC’s de diversas origens e até idiomas. Também é possível achar alguns minigames e disparar diálogos com alguns personagens.
Assim que recebi a primeira missão já começo a ter contato com a movimentação da Kay: ela pode pular, agachar para andar em lugares apertados e/ou andar de forma furtiva. É possível ainda fazer alguns movimentos que lembram parkour. Também é possível usar o blaster (que pode ser trocado e ter diversas funções). Já o Nyx pode roubar itens, distrair ou atacar inimigos e acionar elementos tais como dispositivos para abrir a porta.
Há também alguns puzzles, tais como um esquema de abrir portas usando o ritmo da fechadura e o hacking de computadores usando códigos que precisam ser colocados em ordem.
Você pode adotar um estilo de jogo mais stealth ou mais no corpo-a-corpo deitando dezenas de inimigos que surgem aos montes.
Há ainda uma classificação por clãs e suas atitudes podem impactar sua reputação com elas. Agradar uma, pode desagradar a outra.
Cuidado com os NPCs, nem todos são amigáveis ou disparam secundárias. Alguns podem até aplicar golpes em você, afinal de contas esse é um universo em que todos estão batalhando para sobreviver, apesar dos desmandos dos governantes.
No segundo momento da gameplay saímos do deserto e fomos para um local coberto de neve. Um mapa bem complexo, cheio de atalhos necessários e itens para descobrir. Mais uma vez percebo uma cidade viva e cheia de personagens vindos de diversas partes da galáxia.
Tenho que entrar numa instalação, roubar uma relíquia, e entregar para uma rainha. A cutscene final é linda.
Minhas impressões gerais após as 3 horas de gameplay.
Eu gosto muito de games de mapa aberto, gosto de explorar com calma, coletar os itens, falar com as pessoas e ir descobrindo aos poucos a história que estamos inseridos. E também curto muito Star Wars que pese os últimos lançamentos que não funcionam todos para mim, é ainda um lore que eu respeito muito.
A primeira sensação que tive era de fato estar imerso nesse ambiente que facilmente reconhecemos e isso acontece não só pelo game design, mas também pela belíssima trilha. Também gostei dos desertos abertos e suas instalações misteriosas prontas para serem descobertas.
Não presenciei nenhum problema na jogabilidade ou glitch que prejudicasse minha experiência.
Só achei algumas dinâmicas complicadas, como, por exemplo, quando o speeder é atacada e também quando temos muitas possibilidades de ataque – em só 3 horas é difícil dominar toda dinâmica de ataque, defesa e estratégia. Também é difícil conhecer mais do macro da história, mas com certeza me deixou com um gostinho de quero mais.
De uma maneira geral, fiquei bem empolgado e surpreso positivamente com tudo que vi. Tudo caminha para ser um dos principais lançamentos de 2024 no universo dos games AAA.
Aproveito para agradecer a Ubisoft e seu time de comunicação pela oportunidade de jogar o título em antecipada numa sessão especial.