Beco do Batman exibe painel de grafite para cegos e desbrava novos horizontes na arte urbana
Ainda dá tempo de conferir uma das iniciativas mais inclusivas e emocionantes da arte urbana: o projeto Graffiti Pra Cego Ver, em cartaz no Beco do Batman só até 29 de abril.
A proposta vai além do visual e convida todos — especialmente pessoas com deficiência visual — a sentir a arte com as mãos, com o corpo e com o coração.
Com inscrições em braille, texturas tridimensionais e QR codes com áudios descritivos, a exposição transforma murais de grafite em experiências sensoriais completas. “É uma forma de democratizar o acesso à arte de rua”, resume o curador Roberto Parisi.
A obra é assinada pelo artista Fernando Berg, que traz à tona o tatu-canastra — o maior tatu do mundo, hoje ameaçado de extinção. Símbolo de força, resiliência e equilíbrio ecológico, o animal é retratado em meio à exuberância das flores de Alpínia Rosa, nos levando a refletir sobre a conexão entre diferentes biomas e nossa relação com a natureza.
A exposição é uma verdadeira celebração da inclusão e do direito de todos à arte. Uma vivência sensorial, educativa e transformadora – imperdível para quem busca novas formas de se conectar com a cidade, com a arte e com o outro.
Onde? Beco do Batman – Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena
Até quando? Só até 29 de abril!