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League of Legends: novo Ato da Temporada traz campeã Yunara, mapas temáticos no ARAM e metajogo beat-em-up

League of Legends: novo Ato da Temporada traz campeã Yunara, mapas temáticos no ARAM e metajogo beat-em-up

A Riot Games revelou uma série de novidades que chegam ao League of Legends no Ato 2 da Temporada 2, com estreia marcada para a atualização 25.13, no dia 25 de junho. Em vídeo da série Atualização Dev, desenvolvedores detalharam mudanças importantes no modo ARAM, apresentaram a nova campeã Yunara e anunciaram um metajogo no estilo beat-em-up com jogabilidade lateral, além de melhorias no sistema de comportamento e punições.

A principal novidade é a chegada de Yunara, uma ADC tradicional focada em ataques básicos. A campeã também será protagonista de um metajogo 2,5D separado do LoL principal, com jogabilidade inspirada em beat-em-ups clássicos e estrelando também Xin Zhao. Segundo a equipe, esse conteúdo poderá ser jogado à parte, sem necessidade de participar de partidas normais.

No ARAM, a Riot prepara uma grande atualização com a introdução de rotação de mapas, incluindo o inédito Travessia de Koeshin, com temática do Florescer Espiritual, e o retorno da popular Ponte da Carnificina. Esses mapas se somam ao clássico Howling Abyss, e a escolha será feita aleatoriamente a cada partida. Pequenas mudanças visuais e de gameplay foram aplicadas em cada um, com o objetivo de renovar a experiência sem descaracterizar o modo.

“Queremos que o ARAM continue sendo… bem, o ARAM”, afirmou Eduardo Cortejoso, líder da equipe de produto de modos. “Recebemos feedbacks importantes no passado sobre mudanças muito drásticas, e agora buscamos um meio termo entre renovação e familiaridade.”

As mudanças foram pensadas principalmente para os fãs atuais do ARAM, e podem se tornar permanentes no futuro, dependendo da recepção da comunidade.

Outra novidade é a implementação das Cartas de Campeão: na seleção de personagens, cada jogador receberá duas opções aleatórias para escolher, sendo que a carta não utilizada ficará disponível para os companheiros de equipe. A ideia é trazer mais diversidade e controle, mantendo a aleatoriedade típica do ARAM.

Além disso, o cliente do jogo ganhará um novo sistema de metajogo para interações com espíritos, em um sucessor espiritual dos Laços Espirituais. Ao mesmo tempo, a Riot continua investindo na melhoria dos sistemas de detecção de comportamento tóxico, que agora contam com uma taxa de precisão de 99,95%. Com isso, punições mais severas serão aplicadas, incluindo colocação de infratores reincidentes em filas agressivas de ranqueadas e a possível introdução de um mecanismo que encerra automaticamente partidas com comportamento extremamente prejudicial.

Também foi confirmado que o MSI 2025 começa em 27 de junho, com bolões integrados ao cliente do LoL. As skins usadas pela equipe vencedora entrarão em promoção na semana seguinte à final.

Para fechar, a Riot atendeu aos pedidos da comunidade e revelou que uma skin nostálgica para Viktor está em desenvolvimento e será lançada nos próximos meses.

Confira entrevista com perguntas frequentes feitas para Eduardo Cortejoso – Líder da Equipe de Produto de Modos

  1. Você poderia falar um pouco do processo de desenvolvimento por trás das mudanças que chegarão ao ARAM na Atualização 25.13 em 25 de junho? Quais eram os objetivos de vocês com essas mudanças e novidades?

Nosso objetivo principal era explorar como deveria ser uma mudança saudável no ARAM. No passado, acho que fomos um pouco agressivos demais ao alterar a experiência no ARAM (como em Ponte do Progresso), e os jogadores nos deram feedback sobre isso. Os jogadores acharam que estávamos transformando o ARAM em outra coisa. Então, desta vez nós focamos em fazer mudanças que mantivessem a sensação de familiaridade que os jogadores tanto amam e esperam do ARAM, em vez de fazer algo muito drástico.

Queremos que o ARAM continue sendo… bem, o ARAM! Ao mesmo tempo, também estamos buscando formas de renovar a experiência. Estamos ansiosos para ver se conseguimos alcançar um meio termo nisso!

  1. Essas novas mudanças foram pensadas para os fãs atuais do ARAM, para jogadores de LoL que normalmente não jogam ARAM ou para quem nunca jogou antes?

Focamos totalmente nos fãs do ARAM. Embora estejamos animados para que todos conheçam o novo conteúdo, sentimos que esta é uma oportunidade para investir nos jogadores que veem o ARAM como a principal forma de curtir o LoL.

  1. Essas mudanças/mapas serão permanentes?

Nossa intenção é que todas as mudanças sigam um caminho até se tornarem permanentes, mas, por enquanto, queremos garantir que a experiência seja positiva para os jogadores antes de batermos o martelo. Para muita gente, entrar na fila do Howling Abyss é como voltar pra casa, então queremos garantir que qualquer mudança na experiência do ARAM seja vista como algo positivo em relação ao que temos hoje.

  1. O que vocês estão mais ansiosos para ver os jogadores experimentarem nessa atualização?

O ARAM já é uma experiência cheia de variedade, mas a nova rotação de mapas, junto com o retorno da Ponte da Carnificina, me deixa em êxtase enquanto jogador. Estou muito animado para ver os jogadores curtindo os vários ambientes que o LoL tem a oferecer, mas sem perder a essência do que torna o ARAM incrível!

  1. Houve algum desafio inesperado ou alguma história interessante ao longo do desenvolvimento dessas mudanças?

No início, para o novo mapa Travessia de Koeshin, nós exploramos algumas ideias legais de mecânica para quando os jogadores estivessem mortos. À primeira vista, interagir com o reino espiritual com novas mecânicas (como coletar espíritos ou ter um sistema de último suspiro) parecia legal na teoria, mas no fim das contas acabava distorcendo demais a experiência do ARAM ou sendo estressante justamente no único momento em que você não está lutando o tempo todo.

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