Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

A AMD expande o ecossistema de parceiros de telecomunicações e apresenta avanços em 5G e 6G, vRAN e OpenRAN na MWC 2024

A AMD expande o ecossistema de parceiros de telecomunicações e apresenta avanços em 5G e 6G, vRAN e OpenRAN na MWC 2024

A tendência em direção a redes abertas e virtualizadas no espaço da Rede de acesso aberta via rádio (RAN, Radio Access Network em inglês) 5G continua ganhando impulso para os provedores de serviços de comunicação (CSPs). Os benefícios são muitos, incluindo a capacidade de construir, personalizar e gerenciar facilmente a rede para diversos requisitos. Os sistemas baseados em vRAN e OpenRAN também fornecem um caminho em direção à tecnologia nativa em nuvem e flexibilidade de fornecedor quando comparados aos RANs tradicionais. Por isso, não é surpresa que um número crescente de líderes do setor, incluindo a AMD, estejam oferecendo soluções para suportar as redes abertas e virtualizadas 5G de hoje.

Anúncios

A AMD permanece focada no futuro das telecomunicações, com um retorno ao Mobile World Congress em Barcelona de 26 a 28 de fevereiro para mostrar inúmeras demonstrações, incluindo 5G Avançado e 6G com IA. Este ano, a AMD também terá parceiros adicionais de ecossistemas de software e soluções, demonstrando aplicações em conjunto no estande da AMD no Hall 2, Stand 2M61.

Liderança em vRAN com a Samsung
A AMD e a Samsung continuam sua colaboração em telecomunicações, desta vez trabalhando juntas em soluções de RAN virtualizadas impulsionadas pelos processadores AMD EPYC. Isso foi demonstrado recentemente quando a Samsung e a Vodafone realizaram uma chamada de ponta a ponta usando CPUs AMD EPYC para alimentar a tecnologia Open RAN da Samsung. Essa indústria representou o esforço conjunto entre as empresas para fornecer um ecossistema Open RAN aprimorado e soluções altamente performáticas para o espaço de telecomunicações. Leia mais sobre a colaboração da AMD, Samsung e Vodafone aqui.

Expandindo a adoção do Open RAN
A Parallel Wireless, uma líder inovadora na indústria de telecomunicações, anunciou recentemente que sua plataforma de software GreenRAN agora é totalmente agnóstica em relação à CPU, ou seja, opera da mesma forma em qualquer plataforma. No mesmo comunicado de imprensa, a empresa também anunciou uma colaboração com a AMD, utilizando processadores da série AMD EPYC 8004 para revolucionar suas soluções Open Ran, demonstrando as capacidades únicas de plataforma cruzada da Parallel Wireless junto com a liderança de desempenho por watt da AMD. A AMD tem uma longa história de habilitação de soluções baseadas em padrões abertos e continuará a apoiar, juntamente com parceiros-chave do ecossistema, a adoção de padrões Open RAN para um ambiente de telecomunicações mais diversificado.

Anúncios

Quebrando novos paradigmas em telecomunicações com inovação em 5G e computação
Os processadores AMD EPYC de 4ª geração estão sendo usados pela Ericsson e Telstra para fornecer eficiência energética e modernização para funções inovadoras do núcleo 5G. Ao alimentar a Solução de Infraestrutura Nativa em Nuvem (CNIS, Cloud Native Infrastructure Solution em inglês) da Ericsson, em combinação com as soluções de Gateway de Núcleo de Pacotes e Controlador de Núcleo de Pacotes da Ericsson, as CPUs AMD EPYC entregaram até 49% menos consumo de energia, de acordo com a Ericsson.

A Napatech e a A5G anunciaram uma plataforma de computação de borda de alta performance e eficiente em termos de energia para redes 5G. A plataforma A5G-Napatech é alimentada por CPUs da série AMD EPYC 8004, projetadas para atender às demandas das implantações modernas de borda de telecomunicações com alta taxa de transferência e eficiência energética impressionante. Além disso, o SmartNIC da Napatech, baseado em um FPGA AMD Virtex UltraScale+ VU9P, descarrega o tráfego de dados da CPU AMD EPYC e permite que o núcleo de pacotes A5G ofereça liderança em eficiência energética e desempenho de custo para aplicativos de computação de borda. Além disso, a A5G Networks acaba de anunciar uma taxa de transferência líder do setor de 1,5 Tbps para UPF de núcleo 5G, aproveitando CPUs AMD EPYC de 4ª geração. Essa conquista significativa oferece um desempenho impressionante em um momento de demanda cada vez maior por largura de banda em redes 5G.

A Dell Technologies recentemente introduziu suporte para os CPUs AMD EPYC 9654P e EPYC 9754 no PowerEdge R7615, que contará com Certificação NEBS Nível 3 para implantações em ambientes de telecomunicações exigentes. De acordo com a Dell, o PowerEdge R7615 simplifica as implantações de serviços principais na nuvem, fornecendo a solução de núcleo de nuvem de telecomunicações mais densa disponível no mercado atualmente; alcançando tudo isso com uma única CPU AMD EPYC por servidor.

Anúncios

Enquanto a AMD se prepara para a MWC 2024, também marca o 2° aniversário desde o fechamento de sua aquisição da Xilinx. A combinação continua a revelar grande sinergia à medida que a AMD avança em sua posição de liderança em telecomunicações e redes, expandindo seu portfólio de produtos de processadores para redes 5G, aceleradores de telecomunicações e SoCs de computação adaptativa para infraestrutura sem fio.

Demonstrações da AMD na MWC 2024 – Hall 2, Stand 2M61

5G avançado e 6G AI Integrados no mesmo dispositivo
Os sistemas de comunicação sem fio 5G avançado e 6G requerem processamento de sinal intensivo e novos algoritmos de inteligência artificial (IA) para serem implementados no mesmo dispositivo e motor de IA para atender aos requisitos de latência e taxa de transferência. Esta demonstração mostra a baixa PHY de um rádio 8T8R de 400 MHz sendo executado lado a lado com um classificador de imagem baseado em ResNet.

Anúncios

AMD 5G adaptativo vRAN
A AMD, juntamente com SRS, VIAVI Solutions, SuperMicro e iCana, apresentará uma demonstração O-RAN de ponta a ponta, usando silício AMD tanto para rádio quanto para vRAN. A SRS implementou uma solução vRAN de software completo em um servidor SuperMicro IoT A+ AMD EPYC 8004 otimizado para aplicações de telecomunicações. O rádio (O-RU) é baseado em Zynq RFSoC DFE e usa a placa de avaliação ZCU670 junto com um Front End de RF da iCana. Os testes E2E são fornecidos pela VIAVI usando o testador de rede TM500 para emulação UE e o Emulador Core TeraVM.

Parallel Wireless GreenRAN 5G em processadores da Série EPYC 8004
A Parallel Wireless implantou o software GreenRAN 5G DU em um processador da série AMD EPYC 8004. A implantação da Parallel Wireless oferece facilidade de integração com o uso da série AMD EPYC 8004 para toda a pilha RAN, bem como o Cartão Acelerador Telco AMD T2 como acelerador FEC. A demonstração da solução inclui eficiência energética da série AMD EPYC 8004 prevista com até 20-50% de melhoria de desempenho em relação às soluções incumbentes.

Monetizando IA por meio de Operadoras
As operadoras precisam acelerar suas redes públicas e privadas 5G para monetização. A IA oferece uma maneira de fazer isso por meio da implantação de serviços e aplicativos ricos e de valor agregado. Esta demonstração mostra detecção e classificação de ação e objeto em tempo real e de vários canais para aplicativos de consumo, varejo e cidades inteligentes.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar