Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

A Ana Maria Braga manja mais de internet do que você imagina

Não estou afirmando nada mas tenho para mim que a galera da TV se pudesse sumiria com a internet da face da Terra. Historicamente o meio anda perdendo território para a internet e também investimentos publicitários. Mas a internet chegou e veio para ficar.
E aí dias desses ligo a TV e vejo a apresentadora da rede Globo Ana Maria Braga vestida de unicórnio na TV. Num primeiro momento você pode pensar que é algo estranho, sem noção, “vergonha alheia” como eu vi num tuite mas estou aqui pra dizer para vocês que na verdade o lance é mais inteligente e estratégico do que você possa imaginar.
Existem apresentadores de TV (e que vão morrer assim) e existem comunicadores. Para esses últimos não há distinção de mídia. Não é o rádio, TV ou Internet que limitam eles, mas sua competência nata para falar com massas e principalmente entender o comportamento da audiência.

A Ana Maria não tá no negócio de comunicar desde ontem

Acho muita ingenuidade achar que trata-se de uma excentricidade ou loucura esse tipo de atitude da Ana Maria Braga. Muita gente não lembra ou sabe que a filha de São Joaquim da Barra (interior de SP) começou na Rede Tupi e teve passagens pela editora Abril até chegar na Record onde consagrou o formato que meio que é usado até hoje por ela com as devidas evoluções. O Louro José – uma boa sacada de interlocução para o programa – vem desses tempos.
Como apresentadora ela começou a carreira em 1977 quando eu tinha um ano de idade e muitos dos críticos nem tinham nascido ainda. Desde esse tempo muita coisa aconteceu.
Ana Maria já deixou vazar líquido do liquidificador, já caiu ao vivo na cadeira e já entrou em várias saias justas. Ao vivo bebê. É para poucos.

Por trás do unicórnio, a audiência

Anúncios

Eu já trabalhei muito tempo em TV e posso dizer uma coisa é um ambiente competitivo. Claro que a gente nunca sabe se é verdade quando dizem que os programas matutinos estão esmagando o Mais Você e que a apresentadora sofre pressões para mudança de comando do seu programa ou talvez até a extinção do mesmo. Você verá coisas recentes sobre isso na mídia, como por exemplo Globo define futuro de Ana Maria Braga ou Fátima Bernardes trava ‘briga forte’ com Ana Maria Braga na Globo.
Independente do sensacionalismo barato há uma máxima que ronda todo programa de TV de qualquer emissora: a queda da audiência. Os diretores de programas ao vivo tem uma máquina que indica minuto a minuto a audiência em tempo real e há um consolidado do mês. Quedas sucessivas nesse número podem ser sinal de guilhotina no pescoço.

Entra em ação a Comunicadora

No melhor estilo se não pode vencê-los junta-se a eles Ana Maria Braga sacou o poder da internet e faz o que praticamente nenhum outro apresentador da sua emissora faz. Usa e abusa do buzz que ela sabe que gera nas redes sociais ao seu favor e faz isso como ninguém. Só alguém com essa astúcia teria a inteligência de usar a camiseta abaixo:

Percebe? Ela sabe com quem tá falando e esse alguém também vive no digital.
É bom lembrar que por trás dos programas há um apoio muito forte da equipe de redes sociais da Globo que monitora em tempo real e dá feedbacks para os programas do que está quente no momento. Imagino eu que nem todo mundo aproveita tão bem esses insights como a Ana Maria e sua equipe.
E dai então vem o unicórnio, o programa com o Supla (tão bem captado o buzz pela apresentadora) e tantos outros acontecimentos no programa. Namaria sacou que parte da audiência dela está na internet e que mesmo quem não assiste o programa acaba sabendo das peripécias dela e tcharans aumenta a audiência do programa.
Ou o meu sagaz leitor acha que não é preciso ter peito, acreditar no que faz e manjar muito do paranauê para entrar ao vivo em rede nacional para todo o Brasil com uma roupa de unicórnio.

E saber que seria questão de tempo pra isso viralizar nas redes sociais.


Ana Maria Braga é uma sensação na internet possivelmente muito maior que seus colegas apresentadores e aposto que ela sabe o valor desse legado.
Pra mim esses são exemplos claros de uma comunicadora que como eu disse acima transcende o meio e entra no hall da fama de apresentadores geniais que o Brasil já teve como J. Silvestre e Hebe Camargo.
A internet te ama Ana Maria e dá pra saber que você também ama a grande rede. Que bom!
 
Imagens: reprodução da internet/Gshow/Divulgação

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar